Comprou sem querer? Saiba como prevenir compras acidentais no Android e iOS

Tem medo de comprar jogos e aplicativos acidentalmente? Veja nesta matéria o que você pode fazer para se prevenir destes inconvenientes

Por Vinicius Schroeder Munhoz em 25/06/2015


Se você utiliza smartphones com Android ou iOS, sabe que a tela pode ficar desbloqueada sem querer, ocasionando em diversos comandos desnecessários. A mesma coisa acontece quando o aparelho trava e você aperta botões por acidente, gerando ações não solicitadas.

Você já imaginou se um desses problemas acontece e você acidentalmente compra um aplicativo? Neste caso, pode não parecer algo tão ruim, mas há exemplos piores. Como por exemplo: uma criança pegou o seu smartphone ou tablet para brincar e começou a fuçar onde não deve. Resultado? Centenas de reais em compras de jogos que você nem gosta.

E é por esse motivo que, tanto a Apple quanto a Google, criaram mecanismos de segurança para evitar compras acidentais em suas respectivas lojas virtuais. Veja como se prevenir no tutorial abaixo.

Prevenção de compras no Android

Resumidamente, a melhor alternativa para evitar os gastos desnecessários e acidentais é a de colocar uma senha obrigatória para cada compra. Confira o passo a passo:

A primeira etapa é entrar no aplicativo Google Play Store e selecionar a aba de opções no canto superior esquerdo.

No menu lateral, procure pela aba “Configurações”.

Você será redirecionada a uma outra tela. Busque pelo campo “Autenticação necessária para fazer compras” e o selecione.

Entre as opções, escolha “Para todas as compras feitas no Google Play neste dispositivo”.

Caso algum espertinho queira desabilitar essa função do seu celular, ele será impedido, pois será necessário reinserir a senha da sua conta do Gmail.

A partir deste momento, qualquer tentativa de compra será bloqueada com uma notificação que exige a sua senha.

Prevenção de compras no iOS

Os usuários de iPhone, iPad e iPods não estão desprovidos de uma solução. A Apple utiliza um recurso bem semelhante, mas com algumas funcionalidades a mais.

O primeiro passo é ir nas configurações do aparelho e buscar pela aba “Geral” e selecionar a opção “Ativar Restrições”. Após selecioná-la, uma tela aparecerá, solicitando que você crie uma senha quatro dígitos de bloqueio às configurações. Vale ressaltar que essa senha não é a mesma da tela de bloqueio e nem da sua conta da AppStore.

 

Desça um pouco a tela e procure pela aba “Compras dentro do app” e a desative. Isso evitará que você compre sem querer qualquer item adicional de jogo e apps que não precisam ser direcionados para a App Store. 

 

Entretanto, isso não basta para garantir a segurança total. O próximo passo é ativar a solicitação de senha para todas as compras da App Store. Desça um pouco mais a tela – ainda na aba “Geral” das configurações – e encontre o campo “Ajustes de Senha” e o selecione.

Na tela em que você será direcionado, ative a opção “Sempre Exigir” para evitar que as compras sejam feitas automaticamente. Outra vantagem dessa funcionalidade é que até mesmo aplicativos gratuitos necessitarão de senhas, evitando que outras pessoas instalem conteúdo sem a sua autorização.

Pronto! Agora você pode se sentir seguro toda vez que alguém pegar o seu tablet ou smartphone ou até mesmo durante o seu dia a dia, sem ficar receoso do aparelho ficar desbloqueado no bolso e comprar algo por acidente.

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}