KolibriOS 0.7.7.0

KolibriOS é um sistema operacional escrito em assembly que recria um SO completo com apenas 6 MB de tamanho

1.492 downloads
5,76 MB
Atualizado em

O KolibriOS vai na contramão de todos os sistemas operacionais atuais. Em vez de incorporar cada vez mais recursos e exigir maior poder de hardware, os desenvolvedores focaram no inverso a isso. O objetivo é fazer um sistema operacional completo, dotado de ferramentas e interface gráfica; reduzido a meros 6 MB de tamanho. E conseguiram!

Análise de Ricardo

Se você está pesquisando uma distribuição pequena ou tiny OS, já deve ter se deparado com a Puppy Linux ou a Damn Small Linux. Realmente são distros pequenas comparadas aos padrões atuais, com menos de 200 MB – existindo outras menores ainda com menos de 50 MB, como a SliTaz. Geralmente, a utilidade de uma minidistro está na possibilidade de ser usada para ressuscitar uma máquina antiga abandonada na garagem.

Mas se você tem uma relíquia de museu e não conseguiu um bom preço por ela no Mercado Livre ou eBay, pode ao menos colocá-la pra funcionar novamente com uma distribuição verdadeiramente pequena. O KolibriOS é um sistema operacional completo (de verdade!) com apenas 6 MB de tamanho. Essa pequena distribuição é capaz de substituir um SO numa situação de emergência e efetua seu boot em incríveis 2 segundos!

Visão geral

Alguma vez você já sonhou com um sistema que inicializa em menos de 3 segundos, desde o ligar do PC até o ambiente gráfico pronto para uso? Que funciona em um hardware barato? E com aplicativos que iniciam de imediato, logo após você clicar em um ícone e sem ponteiros de ampulheta irritantes?

Pois é isso o que propõem os desenvolvedores do KolibriOS. Esta velocidade é alcançada devido às partes centrais do SO (kernel e drivers) e ele é inteiramente escrito em linguagem assembly FASM! Pois teste o Kolibri e compare-o com outros pesos-pesados como o Windows e Linux. Assista ao vídeo abaixo do sistema em ação.

Características

O KolibriOS é um pequeno e incrivelmente poderoso e rápido sistema operacional. Ele requer alguns meros megabytes de espaço em disco e selvagens 8 megabytes de RAM para ser executado. Além disso, apresenta um rico conjunto de aplicações que incluem processador de texto (até mesmo documento RTF), visualizador de imagens, editor gráfico, navegador web e mais de 30 jogos clássicos.

Ele possui suporte completo para sistema de arquivo FAT12 (formato-padrão dos quase extintos disquetes), FAT16 e FAT32 e pode ser usado para reparos em seções MS-DOS. Além disso, ele permite a leitura para discos em formato NTFS e ISO9660, além de Ext2, Ext3 e Ext4, usado em distribuições Linux.

O sistema possui drivers para o som, rede e gráficos para os hardwares mais populares. Em outras palavras, você poderá ouvir até os arquivos de áudio residentes no seu HD com essa “superminidistribuição”. Esse sistema operacional completo consegue funcionar muito bem em qualquer equipamento barato de hoje em dia.

O KolibriOS é baseado no MenuetOS, um projeto que tinha como pretensão obter um SO completo escrito em assembly, lá pelos idos de 2004. Essa linguagem na qual foi escrito o SO é basicamente uma notação legível a humanos para o código de máquina – significa que ela é altamente complexa e poderosa.

Todo o código-fonte é aberto em sua maioria e distribuído sob licença GPLv2. Com isso, os desenvolvedores esperam obter contribuições cada vez maiores conforme o sistema operacional ganhe destaque.

Recursos

  • Possui um kernel preemptivo monolítico com tamanho inferior a 100 kilobytes de tamanho, além de contar com execução paralela de chamadas de sistema e uma pilha TCP/IP;
  • Por ter sido escrito em assembly, ele é rápido em todos os aspectos, desde a inicialização até a execução de programas;
  • O KolibriOS é muito pequeno. O kernel e a maioria dos programas cabem em um disquete de 1,44 MB;
  • Ele tem suporte para leitura e escrita nos sistemas de arquivos para FAT12, FAT16 e FAT32 (permitindo nomes longos em arquivos), e Ext2, Ext3 e Ext4. Além disso, pode ler em discos com formato NTFS, CDFS e XFS;
  • É leve, podendo funcionar com folga em máquinas i586 e processador compatível com Pentium, e pelo menos oito megabytes de memória RAM;
  • O SO é compatível com uma grande quantidade de hardwares para som, rede e gráfico populares. Você pode consultar a lista de dispositivos suportados aqui;
  • Ele também vem com um kit de desenvolvimento (editor de código integrado, com FASM macro-assembler).
my husband is a cheat link how to tell my husband i cheated
how do you get a girlfriend blog.perecruit.com my girlfriend cheated on me what do i do

Roda em X11/Console

| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Sistema operacional completo em menos de 6 MB
  • Sua inicialização até a interface gráfica pronta para uso é de dois segundos.
  • Requer apenas 8 MB de memória RAM para funcionar plenamente

Contras

  • Faltam programas mais complexos ou mesmo aplicativos melhores

Relacionados

Ubuntu 15.04

Gratuito

Sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores

Kurumin 7.0r3

Gratuito

Distribuição desenvolvida pelo guia do Hardware com base no Knoppix

Pear OS 9.3

Gratuito

Pear OS é uma distro que possui características visuais que lembram o MAC OSX e traz alguns componentes únicos

BRLix 2.0

Gratuito

Distribuição amigável semelhante ao Windows XP

Linuxfx 7.4.2

Gratuito

Sistema operacional da Linuxfx, com uma interface moderna, detecção de hardware e outros detalhes que facilitarão seu dia a dia