Linux Deepin 2014.3

Linux Deepin é uma distro de origem chinesa baseado no Ubuntu que traz uma elegante customização do Gnome 3

3.347 downloads
1,91 GB
Atualizado em

Download Linux Deepin

A distribuição Linux Deepin é uma alternativa linda, rápida e estável ao famosa distro Ubuntu. Desenvolvida para ser fácil de usar, possui também características únicas e feramentas próprias que a distingue das demais. Além disso, possui uma profunda customização do Gnome 3, acrescentando funcionalidades práticas, além de bem-acabadas no sistema.

Análise de Ricardo

O Ubuntu foi e continua sendo uma inovação para o universo Linux. E dado a sua popularidade, que chama a atenção dos desenvolvedores que se voltam para essa plataforma. Somado o seu controle de qualidade, muitas distribuições nasceram tendo por base o Ubuntu, mas adaptado à necessidades específicas de cada grupo de usuários.

Linux Deepin é uma distribuição chinesa baseado no Ubuntu. Se você gosta do Ubuntu mas não conseguiu se adaptar bem ao Unity ainda, essa distribuição pode sanar esse problema. Usando o Gnome 3 como interface gráfica padrão, o Deepin tem um visual todo próprio, bastante elegante com os recursos modernos da versão mais recente do Gnome, além de ser uma distribuição focada em estabilidade.

Características

Deepin para seres humanos

O Linux Deepin conta com uma ativa comunidade de desenvolvedores e empresas envolvido no seu desenvolvimento. Toda a ideia por trás dessa distro se baseia em criar um ambiente de extrema estabilidade e eficiência, mas que leva junto uma filosofia de ser simples para o usuário e eficiênte para especialistas.

Não há motivo para perder tempo nos dias de hoje com as constantes mudanças e inovações no mundo da tecnologia. Os administradores precisam de agilidade. E unir dois extremos é o que se propõe essa distribuição. Simples para qualquer um usar, mas mantendo intacto todo o poder das ferramentas e programas que compõe as tecnologias necessárias aos mais experientes.

Uma experiência Gnome 3 renovada

Os desenvolvedores optaram por manter o Gnome como interface padrão, justamente pela carência de distros baseadas em Ubuntu. A equipe responsável também teve o cuidado de criar uma identidade visual bem equilibrada e moderna para o Deepin, com tons claros em transparências e detalhes em verde, além de adotar os ícones Faenza, muito admirado por usuários Linux para personalização.

O Gnome 3 customizado pela equipe traz por padrão 3 plugins que expandem a experiência do sistema como um todo. São toques simples que fazem bastante diferença pela praticidade. O plugin Hide Message Tray permite a você desativar ítens de notificações, como mensagens de programas ou mensageiros instantâneos rapidamente, para que não perca o foco em alguma tarefa que esteja executando.

Kimpanel, permite ao Gnome Shell fazer uma busca por programas, arquivos ou contatos. É como ter um Google no desktop. Panel Settings, permite escolher a posição do painel, como acima ou abaixo, ou configurar auto-ocultação. Além disso tem outros mimos na interface, como miniaturas das janelas abertas, visualizadas quando se passa o mouse sobre a tarefa no painel destacam o Deepin.

Sim, também tem sua própria lojinha!

Assim como o Ubuntu, a distro conta com uma loja de programas customizada. O acervo é o mesmo provido pela Canonical, mas com melhorias para prover um ambiente rico e fácil de achar programas para diferentes necessidades. Tudo é bastante organizado em categorias bem posicionadas na interface do programa.

Na Home da loja, você tem indicação dos últimos programas que sofreram atualizações além dos que possuem maiores recomendações. Abaixo vem grupos de categorias, divididos em "caixas". Em Repository as categorias são mais evidentes, localizadas no lado esquerdo. Dá para filtrar a lista dos programas por número de downloads, popularidade ou recomendados para aparecerem primeiro.

Pela loja você também verifica se há atualizações dos programas, em Upgrades, o que facilita em muito o gerenciamento. Também tem uma área destinada especificamente a desinstalação, em Uninstall. Tudo o que tem instalado na máquina aparece listado e basta clicar num botão para o processo de desinstalação iniciar

Em Download você acompanha os programas marcados para a instalação, com informações do restante do download, processos em fila. Por lá também é possível aceder ao diretório de downloads, e, facilmente liberar espaço no HD limpando o cache de aplicativos baixados e já instalados. Os downloads também podem ser pausados e continuados posteriormente, recurso muito útil quando a conexão cai.

Como não poderia deixar de ser numa distro que dá muita importância as aparências, a loja permite alternar entre diferentes skins, ou temas para adequar ao seu "humor". É muito interessante essa abordagem pois dá possibilidades maiores de personalizações no sistema, exatamente numa área que o usuário vai fazer muito uso para atualizar o sistema e gerenciar programas.

A loja é bastante simplificada no processo de instalação. Ao abrí-la, por executar processos que requerem poderes administrativos, é necessário digitar a sua senha para autorizar o uso. A senha é pedida uma única vez enquanto o gerenciador estiver aberto. Isso facilita a instalação de programas que exigem apenas um clique para o sistema baixar e instalar automaticamente.

Um toque especial para músicas e vídeos

Se você gosta de ouvir uma música enquanto faz uso do PC, ou eventualmente um vídeo, a equipe responsável pelo Deepin criou um player específico para a distro, o Deepin Music Player, seguinto toda a temática do sistema. O player se integra a interface muito bem, proporcionando uma experiência mais consistente e integrada.

O player oferece tudo que outros nomes mais conhecidos fazem. Suporte a playlists, equalizador, download de imagens de arte de capa e artistas, dois tipos de interface (normal e mínima), busca de letras de músicas em vários locais, atalhos, ícone no system tray e muitas outras pequenas coisas legais.

Para vídeos, a distro também criou uma interface gráfica, ou front-end para o MPlayer2, muito semelhante ao player de áudio, com botões e barras de tempo idênticos. Também oferece seus recursos diferenciais, como screenshots, videos preview, playback de vídeos online, bastando colar a URL, busca e download além do seletor de temas, tal qual o player de áudio.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa maravilhosa distro? Assista ao vídeo abaixo.

*Créditos das imagens e vídeo: Webupd8

early pregnancy termination options dilation and suction curettage consequences of abortion
i cheat on my husband how do i tell my husband i cheated i want my husband to cheat

Roda em X11/Gnome

Download Linux Deepin
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Leve e estável
  • Customização profunda do Gnome 3
  • Possui belo design e interface nos mínimos detalhes
  • Uma distro facilitada ao extremo

Relacionados

Ubuntu 15.04

Gratuito

Sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores

Kurumin 7.0r3

Gratuito

Distribuição desenvolvida pelo guia do Hardware com base no Knoppix

Pear OS 9.3

Gratuito

Pear OS é uma distro que possui características visuais que lembram o MAC OSX e traz alguns componentes únicos

BRLix 2.0

Gratuito

Distribuição amigável semelhante ao Windows XP

Debian 7.1.0

Gratuito

O Linux mais estável, completo e customizável de todos, que é base de inúmeras outras distribuições populares


}