PyCharm Community Edition 3.0

Desenvolva aplicativos em seu Linux utilizando uma IDE amigável e repleta de funções

132 downloads
82,10 MB
Atualizado em

Download PyCharm Community Edition

Os softwares de IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) são essenciais para programação. Sem elas, os desenvolvedores não conseguem construir softwares ou montar aplicações, pois elas proporcionam um ambiente para desenvolvimento, teste e execução dos softwares.

Jetbrains é uma desenvolvedora bastante conhecida por suas IDEs eficientes, todavia suas ferramentas custam caro. Entretanto, essa versão do PyCharm Community Edition é totalmente gratuita. Criada com o intuito de ajudar os programadores a criar scripts e aplicativos utilizando a linguagem de programação Python.

Atenção

Caso tenha uma versão antiga do PyCharm instalada na máquina, é possível importar os documentos e utilizá-los no novo programa. Assegure-se também que você tenha disponível no PC o Python 2.4 ou mais novo, caso contrário não será possível trabalhar com o software.

Assistente de código

A ferramenta sabe sobre tudo o que você faz no código, fornecendo assim um sistema inteligente de autocomplementação, checagem de erro em tempo real, consertos rápidos de código, projeção de navegação etc.

Ela mantém seu código sob controle utilizando o PEP8, assistente de teste, ferramentas de inspeção e manutenção do código. Com o sistema customizável de destaque de sintaxe, o software permite destacar cores para identificar o código Python e templates Django, contando com uma série de esquemas de cores pré-definidas.

No quesito documentação, a ferramenta permite visualizar definições ou documentações, sem perder o contexto. Caso queira, é possível utilizar o visualizador externo e ver no navegador a biblioteca padrão do Python, Django e Google App.

Sistema Customizável

Como a ferramenta visa trabalhar com diferentes linguagens, sua interface é altamente customizável. O primeiro passo para começar a desenvolver é escolher um esquema de Keymap (IntelliJ Classic, Emacs, Visual Studio, Eclipse, NetBeans), o tema da IDE (IDEA 4.5, Darcula, Nimbus, Windows e Windows Classic) e Cores (Darcula, Monokai, Twilight, WarmNeon). Acione a opção “Click to preview” para ver uma prévia de como vai ficar a aparência da IDE.

Na próxima etapa, você deve escolher se deseja criar um novo projeto, abrir um já existente, checar a partir da Versão de Controle e alterar as configurações do software. Clique na primeira opção para começar seu projeto.

Assim como nas outras IDEs disponíveis no mercado, no PyCharm o código é mostrado na parte central do software. Na parte inferior fica o inspetor do programa e as ferramentas para teste. Todos os projetos são abertos em abas, logo você pode trabalhar com diversos programas simultaneamente.

Componentes IDE

Há diversas maneiras de navegar na IDE, por exemplo, via Switcher. Pressione “Ctrl+Tab” para mostrar o switcher, o qual exibe uma lista com as ferramentas disponíveis no software e os arquivos abertos nele. Mantenha pressionada a tecla “Ctrl” e utilize a “Tab” ou setas do teclado para navegar entre os componentes que deseja ativar.

Se você selecionar um arquivos em um componente IDE e deseja visualizá-lo em outro (editor, visualizador de projeto, barra de navegação etc.), então utilize a função “Select Target” (Alt+F1). Para voltar ao editor, independente da onde esteja, basta pressionar a tecla “Esc”.

Dezenas de Plug-ins e complementos

Com intuito de aumentar a produtividade e auxiliar no desenvolvimento, a ferramenta conta com mais de 50 plug-ins para IDEs de diferentes naturezas, incluindo suporte adicional a VCS, integração com diferentes ferramentas, frameworks e emulação Vim. Os Plugin podem ser visualizados e gerenciados a partir da opção “Plugin Manager” nas configurações do IDE.

Utilizando o Terminal Local, incluso na ferramenta, você nunca mais precisará deixar a IDE enquanto está desenvolvendo. O Terminal Local está disponível em todos os sistemas operacionais compatíveis. Não pense que por ser um software gratuito ele seja incompleto. Na verdade, uma série novas ferramentas e sistemas foram adicionados a ele, por exemplo:

  • Inversor Booleano: inverte os valores booleanos em todo o projeto e atualiza os locais contendo as variáveis relacionadas.

  • Substitui duplicados: busca por códigos duplicados quando realiza a extração de método de refatoração.

Codificação inteligente

Usando atalhos do teclado, a ferramenta possibilita montar códigos de maneira rápida e intuitiva. Em qualquer estágio de desenvolvimento, use o preenchimento automático do código (Ctrl + Space) e o software levará em conta o contexto do código antes de efetuar o complemenento. Por exemplo, dependendo do local em que acionar o autocomplemento, é possível completar keywords, blocos de código, métodos completos e propriedades.

 

A ferramenta também dá uma série de dicas para ajudar a evitar erros ou corrigi-los, caso ocorram.  Primeiramente, conforme digita você verá todos os erros de sintaxe sublinhados com uma linha ondulada. Caso coloque o cursor sobre ele, uma breve descrição do problema será mostrada no lado esquerdo da barra de status.

O próximo nível é a análise estática de código ou inspeção de código: seu programa é analisado sem ao menos ser executado. Utilizando o sistema de cores, é possível identificar erros e aprimorar o desenvolvimento.

Execute e faça debug de aplicativos

Quando quiser executar ou debugar um aplicativo, um script ou um teste, é necessário um perfil especifico, sendo que cada um desses elementos possui propriedades diferentes.  É possível executá-los (já com as propriedades compatíveis) através do menu de contexto, ou com um atalho prático: “Ctrl + Shift + F10”. Agora, caso queira alguma configuração de debug/execução diferente, você terá que selecionar uma a partir do menu principal, e então pressionar “Shift+F10”.

Configurações especializadas

Clique no ícone em forma de chave de boca para acessar as configurações do software. Nelas, você encontra opções para mudar a estrutura do projeto, estabelecer o controle de versão e customizar o ambiente de desenvolvimento para tornar o processo mais prático. Algumas das configurações pertencem a o projeto em particular, por exemplo: estrutura do projeto, configuração do controle de versão ou cores do arquivo. As outras, tais como o Editor de configurações, keymaps ou live templates estão ligados ao ambiente de trabalho completo, e podem ser alteradas mesmo sem ter um projeto aberto.

Provavelmente você usa suas fontes de código sob um Controle de Versão, seja ele Git ou SVN. Com o PyCharm é fácil configurá-lo, sendo que a própria ferramenta detecta automaticamente o VCS que você já tenha utilizado em um projeto existente.

abortion clinics in atlanta family guy abortion episode side effects of an abortion
tween girls tribb sex stories prashanthiblog.com sex education stories

Roda em X11/KDE/Gnome

Download PyCharm Community Edition
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Relacionados

Free Pascal 2.6.2

Gratuito

Free Pascal é um compilador Pascal, disponível para diversos processadores (Intel 80386 compatíveis e Motorola 680x0)

Dev-Pascal 1.9.2

Gratuito

Ambiente integrado de desenvolvimento para a criação e edição de aplicações confeccionadas em Pascal

Eclipse SDK 4.6

Gratuito

IDE bem completo para diversas tarefas, oferece estrutura flexível, pois utiliza linguagem Java

GCC 5.1.0

Gratuito

Esta coleção de compiladores suporta várias linguagens como C++, Objective C, Chill, Fortran e Java

Force 2.0.9

Gratuito

Ambiente de desenvolvimento (IDE) e compilador para Fortran 77(G77)


}