Nero DiscSpeed

Analise o seu driver de CD ou de DVD e verifique a integridade das mídias

724 downloads
30,96 MB
Atualizado em
Em português

Nero DiscSpeed é um aplicativo que serve para realizar um teste de benchmark no driver de CD ou de DVD do seu computador.

Com ele, você pode avaliar o desempenho do dispositivo por meio de uma série de testes, obtendo dados como o uso do processador e da taxa de transferência, por exemplo.

Da mesma forma, o aplicativo também é capaz de fazer uma verificação em um disco inserido no driver, permitindo que você possa visualizar a integridade da mídia. O programa não consome muitos recursos do computador, por isso, a máquina pode ser utilizada normalmente enquanto você realiza o teste, sem lentidões ou travamentos.

Analisando o desempenho

Nem sempre é fácil saber se o seu driver de mídia está entregando todo o desempenho prometido pelas suas especificações. Porém, a realização de testes nem sempre é um processo simples, especialmente para quem não possui muita afinidade com a parte técnica relacionada ao hardware e não é habituado aos comandos por terminal.

Fazendo o teste

Assim, o uso do Nero DiscSpeed pode ser uma ótima maneira para você realizar a tarefa de forma automática, escolhendo quais são os testes que deseja realizar e recebendo os resultados em campos organizados. O programa opera a partir de uma única tela bem simples, porém com uma ótima organização visual das funções.

O programa já vem pronto para o uso, mas você pode entrar nas opções do aplicativo para visualizar as configurações disponíveis. Por meio do menu “Arquivo”, na alternativa “Opções”, é possível entrar nos setores de testes e escolher o que deve ser executado (ou não). Para facilitar a identificação, eles estão separados em “padrão”, “de transferência” e “de acesso/pesquisa”.

Opções

Por meio das configurações também é possível fazer personalizações de aparência, caso desejado. Quando tudo estiver conforme o desejado, não se esqueça de salvar as modificações realizadas.

Executando os testes

Já com os testes devidamente selecionados, você deve inserir um disco no leitor. Além disso, também é preciso selecionar o driver a ser analisado (caso haja mais do que um no computador), entrar na guia “Teste” e clicar no botão “Início”. Feito isso, a operação é inicializada e você pode acompanhar o seu andamento na tela.

O processo pode demorar uma fatia de tempo considerável e, ao final, você tem os dados do disco e do driver, incluindo a velocidade, o tempo de acesso a qualidade da EDA, o uso do processador e a taxa de burst. Em “informações sobre o disco”, você pode ver dados básicos e camadas, entre outras.

Verificando a integridade do disco

Se você quiser fazer uma verificação do estado físico da mídia, pode entrar na guia “Analisar disco” e solicitar o teste, clicando em “Início”. Uma vez concluída a operação você pode ver os setores bons, danificados e ruins. Além disso, também há informações sobre o conteúdo gravado no CD ou no DVD verificado.

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

| URL curta

Comentários ()