CoverGloobus 1.7-3

Incremente o seu desktop com esse adicional que mostra informações da música que está ouvindo e arte da capa, com suporte a temas

108 downloads
2,93 MB
Atualizado em

Download CoverGloobus

CoverGloobus é pequeno e leve, e sua utilidade vai além da estética e complemento ao seu reprodutor de música predileto e as persoanlizações que faz no desktop. Serve também como um atalho, dependendo do tema, aos controles básicos do player, além de mostrar várias informações úteis sobre os arquivos executados.

 

Análise de Ricardo

Todos já conhecem as vantagens em relação à personalização das interfaces existentes para Linux. Praticamente você pode personalizar tudo. Mas além da personalização, você pode usar alguns softwares para deixar sua área de trabalho ainda mais a sua cara, o conky, por exemplo.

E se você é um amante de música e gosta de ouvir algo enquanto trabalha em seu sistema operacional Linux, que tal deixar as coisas ainda melhores? CoverGloobus é um pequeno software altamente customizável através de temas que permite deixar sua área de trabalho ainda mais caprichada.

O programa mostra a arte de capa do disco e o nome da música, além de permitir que se controle as opções de reprodução do player de áudio, dependendo do tema. CoverGloobus é compatível com 25 reprodutores de música disponíveis no Linux e pelo menos um deles está presente na distro que está usando atualmente.

Características

CoverGloobus é um widget que fica na área de trabalho que você pode posicionar onde for conveniente. É bastante útil por permitir, além do visual aprimorado, controles para o player de música que estiver ouvindo diretamente pela área de trabalho sem necessidade de abrir o reprodutor.

Dependendo do tema, você tem acesso ao controle de posição da música, ranking e tempo estimado e decorrido. Além do belo widget, que é o CoverGloobus para seu player de música, ainda oferece uma busca pela letra, mostrada num quadro que pode ser posicionado em qualquer lugar independente da posição do widget.

Também é possível visualizar informação de tablatura, quando encontrado, já que ele faz uma busca em diversos serviços na web para este fim. O software já traz 18 temas variados para encaixar no visual do seu desktop. Mas se não estiver satisfeito, basta fazer uma pequena busca no google com o termo "temas CoverGloobus".

Muitos são feitos por artistas e disponibilizados no DeviantArt. Para facilitar sua vida, colocamos a busca aqui. São muitos temas diferentes e com certeza achará um, ou vários, que se encaixam no seu gosto. Para acessar essas opções, basta procurar por CoverGloobus Configuration no Dash do Ubuntu ou menu da sua distro ou clicar com o botão direito no widget.

O software traz várias opções nas quais você seleciona o reprodutor que funcionará com ele, tudo provido por plugins que já fazem parte do programa. Alguns plugins oferecem opção de configurar ajustes. Pelas configurações você tem acesso a outras opções, como inicialização com o sistema, escondê-lo ao fechar o reprodutor, aparecer ou não no dock etc.

Se você está em dúvida para saber se o software funcionará com o seu player, segue a lista dos reprodutores compatíveis: Amarok, Audacious, Banshee, BeatBox, Clementine, DeaDBeeF, Decibel, Exaile, Exaile3, Exaile3MPRIS, gmusicbrowser, Grooveshark, Guayadeque, Listen, MOC, MPD, Puthos, Pogo, QuodLibet, Rhythmbox, Songbird, Spotify, Totem, VLC, Xmms2client.

Instalando o CoverGloobus

Para instalar o CoverGloobus em sua distro baseada em Debian, como o Ubuntu por exemplo, é bem simples. Faça o download do pacote de acordo com a arquitetura de sua máquina e sistema, que são 32 ou 64 bits. É comum ter o Gdeb instalado, assim, basta dar dois cliques em cima do pacote para iniciar a instalação.

Você pode também instalar via terminal. Basta abrir o terminal, navegar até o diretório onde baixou o pacote e entrar com o comando: sudo dpkg -i covergloobus_1.7.3_i386.deb (para 32 bits), ou sudo dpkg -i covergloobus_1.7.3_amd64.deb (para 64 bits). Espere terminar a instalação e procure no menu por CoverGloobus.

Não usa distro Debian ou baseado? Não tem problema! Procure no repositório de sua distro o programa "alien". Ele permite converter o pacote de uma distribuição para outra. Após instalá-lo, execute um "alien --help" (sem aspas) no terminal para conhecer os comandos. Por exemplo, se quiser converter para RPM usado no Fedora Linux, proceda no terminal da seguinte forma (comando em negrito):

alien -rv covergloobus*.deb (como usuário comum, somente conversão e geração do pacote RPM);

sudo alien -riv covergloobus*.deb (use `sudo` ou `su` para converter e instalar logo em seguida)

Instalando temas novos no CoverGloobus

Para instalar temas, não há segredos. Abra as configurações, clique na aba Theme e depois no botão Install New Theme. Selecione o diretório em que baixou o arquivo ZIP do tema para efetuar a instalação. Se tudo ocorrer bem, um preview do tema aparecerá na caixa de seleção. Após instalar o tema, caso ele não apareça na lista, tente fechar e reabrir as configurações.

Caso você pegue um tema em outra extensão diferente de ZIP, é bem provável que por esse método não consiga efetuar a instalação. Nesse caso, deverá realizar a instalação manual do tema. Para isso, proceda da seguinte forma:

  1. No seu diretório pessoal (/home/seu_usuário), use Ctrl+H (Gnome) ou Alt+ (KDE). Para visualizar os arquivos ocultos ou procure essa opção nas configurações do navegador de arquivos de sua distro.
  2. Procure o diretório “.Co­ver­Glo­obus” e dentro dele o diretório "themes". Se não existir nenhum desses diretórios, crie exatamente com os nomes mostrados aqui, sem aspas. O caminho será /home/seu_usuário/.CoverGloobus/themes.
  3. Certifique-se de que o pacote descompactado resulta num diretório com o nome do tema. Dentro desse diretório vão ter as imagens que constituem o tema e um arquivo nomeado "skin.xml". É esse diretório que deverá ser copiado para a pasta themes, dentro de CoverGloobus. Depois é só abrir as configurações, na aba Themes, e selecionar o novo tema instalado.

Roda em X11/KDE/Gnome

Download CoverGloobus
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Pequeno, leve e com visual agradável
  • Compatível com 25 reprodutores de música disponíveis para Linux
  • Vem com 18 temas e permite instalar outros
  • Muitas opções de configuração

Contras

  • Se você encontrou um ponto negativo, nos avise, por favor, nos comentários

Relacionados

PowerDVD 7 Skinpack Black Edition

Gratuito

Pacote completo para mudar o visual do PowerDVD 7

Darkstar Windows Media Player Skin

Gratuito

Skin Darkstar da linha Alienware para Windows Media Player

Windows Media Player Plus! 2.8

Gratuito

Instale esse plugin para Windows Media Player 11 e tenha acesso a várias melhorias e novas ferramentas no seu player

X-Fi skin para PowerDVD 7

Gratuito

PowerDVD é um dos mais famosos players de visualização de DVD, assim como outros players

Psychedelia Visualization Pack

Gratuito

Pacote com novas visualizações para o Windows Media Player


}