Android Partition Tool

Com essa ferramenta você poderá criar, excluir e formatar partições do SD card sem precisar recorrer ao computador de mesa

1.192 downloads
1,37 MB
Atualizado em

Download Android Partition Tool
QR Code

Use o QR code e faça o download direto do seu aparelho Android

Acesse a página pelo Google Play

Como utilizar o QR Code

O Android Partition Tool ou simplesmente AParted é uma ótima ferramenta e daquelas que poderia perguntar: porque não inventaram isso antes? É bastante prático poder formatar o SD card diretamente pelo Android ao invés de usar um computador. Serve tanto para usuários avançados, ou para quem precisa criar uma partição mas não tem muito conhecimento.

Análise de Ricardo

Muitos tutoriais da internet requerem que você use o computador de mesa, ou o famigerado PC para efetuar tarefas referentes ao smartphone ou tablet. Geralmente são recursos avançados que possibilitam inserir ou modificar funções no sistema Android que vem junto com esses dispositivos. Desnecessário que para essas funções avançadas, requer que o aparelho tenha acesso root, ou administrador.

O Android Partition Tool ou simplesmente AParted, é uma ferramenta dessas. Ele serve para realizar pelo Android o que antes dava para fazer somente pelo PC. O aplicativo permite realizar a criação e exclusão de partições, formatação para diferentes tipo de sistemas de arquivos e redimensionamento, sem precisar realizar isso pelo computador. Assim fica fácil seguir esse tutorial.

Características e recursos

Recursos avançados na sua mão

Android Partition Tool ou AParted é uma ferramenta avançada para usuários avançados ou que estão começando a se aventurar em novas fronteiras do universo do Android. O aplicativo permite realizar operações no cartão SD que só é possível fazer isso com porgramas muito específicos no computador desktop.

Trata-se de um aplicativo para particionamento, assim como é definido os programas de computador para o mesmo fim. É claro que ele não se limita a particionar, mas vai além. Com esse pequeno aplicativo, você vai gerir seu SD card com total controle como você o faria no seu desktop em um HD usando um programa pesado e muitas vezes complicado de usar.

O Android, baseado em Linux é um sistema operacional. E, talvez o seu criadr tenha feito a mesma pergunta: Porque usar o computador se o Android é um sistema operacional que poderia fazer a mesma coisa? Independente do que ele tenha pensado, fato é que a ferramenta é muito útil para quem costuma testar ROMs customizadas ou em algum momento poderá ser útil para você também.

Conhecendo o programa

O programa é bem simples e conta com os os mesmos recursos dos programas para desktop maiores, contudo, tudo "resumido" para caber na telinha do smartphone. Os tipos de partições são listadas em cores diferentes, bem como as partições são mostradas em um gráfico em barra com o posicionamento visual das mesmas existentes.

Depois de obter permissão de root, o aplicativo tem poderes suficientes para "ver" todas as partiçẽos encontradas no cartão SD. Qualquer modificação que você fizer, realize um backup dos dados do cartão em local seguro. O processo normalmente apaga todos os arquivos, tal qual os programas para desktop. Também é necessário "desmontar" o cartão nas opções do Android.

O programa é dividido em abas, cada qual específica. Na primeira aba, em Create, você irá criar as partições. Ao todo, são possíveis de criar 4 partições por uma limitação própria da tabela de partições MSDOS. Mas normalmente, isso é suficiente, dado que o Android só vai enxergar a primeira, assim como o Windows.

No Linux, conectando o cartão SD diretamente, é possível enxergar todas as partições. No entanto, pode ser útil para algum recurso como o dessa matéria aqui, ou em tablets que exigem às vezes inúmeras partições diferentes para armazenar informações específicas, como cache-dalvik. Continuando, ao criar você necessita reservar o espaço da nova partição.

E claro, a escolha do tipo de sistema de arquivos. Lembre-se de manter sempre a primeira partição em FAT32, que é a partição usada pelo Android para salvar seus dados como fotos e vídeos, e a única que o Windows consegue enxergar (a primeira e em formato FATx). Mesmo após criadas as partições, você pode redimensionar as existentes sem nenhum problema pelo programa.

Isso é útil para poupar tempo porque você não necessita ficar recriando toda a estrutura de partições a cada vez que queira mudar o tamanho. Na segunda aba, em Tools, você seleciona a partição na lista e conta com três opções: Repair, que prepara partições danificadas. É como um chkdsk ou scandisk do Windows. Create, para criar e Delete para excluir a partição.

O aplicativo permite checar e reparar erros em partições com formato FAT32, ext2, ext3, ext4, sendo essas três últimas citadas partições largamente usadas em sistemas operacionais Linux. O software se utiliza do BusyBox, necessário a esas funções de checagem, e usa recursos de checagem encontradas em programas desktop de particionamento ou sistemas *Nix.

Na aba Configuration, normalmente não é necessário mudar nada, e é indicada a usuários avançados. Trata-se do caminho que o programa usa dado a estrutura do Android para encontrar o cartão SD. Mudar sem conhecimento técnico pode provocar o fechamento do aplicativo, ou até a exclusão de partições internas usadas pelo Android e consequentemente a quebra do sistema, sendo necessário reinstalá-lo.

Acessando a área de download, você pode acompanhar um vídeo de uso do aplicativo em diversas situações, como a criação, exclusão ou redimensionamento de partições no SD Card. Em caso de dúvida, o desenvolvedor também disponibiliza um tutorial (em inglês) do software e pode ser obtido aqui. E claro, para o perfeito funcionamento, o aplicativo deve ficar instalado na memória interna.

why do men cheat on their girlfriends prashanthiblog.com find me a girlfriend
i cheat on my husband blog.itracsigns.com i want my husband to cheat
how do you get a girlfriend my girlfriend wants me to cheat on her my girlfriend cheated on me what do i do

Roda em 1.5 ou superior

Download Android Partition Tool
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • O aplicativo é simples de usar, com gráficos que mostram o estado das partições
  • Permite reparar partições dando erros ao copiar arquivos

Contras

  • Requer cuidado e um conhecimento intermediário para entender as vantagens

Relacionados

MV Defrag 1.9

Gratuito

Software brasileiro, desfragmentador e otimizador de discos para partições NTFS, FAT16 e FAT32

Partition Magic 8.0 build 1242

Grátis para testar

Adicione, delete, redimensione e outras opções para manuseio de partições em HDs Fácil de mexer e confiável

Harddisk Partitioner PartitionStar 3.0 Beta 3c5

Grátis para testar

Faça as partições com PartitionStar, com diversas opções, podendo utilizar interface gráfica ou linha de comando

EASEUS Partition Master 12

Gratuito

EASEUS Partition Manager permite criar, deletar e formatar partições sem destruir os dados existentes

HP USB Disk Storage Format Tool 2.2.3

Gratuito

Melhore o desempenho dos seus pendrives e cartões de memória usando esta ferramenta da HP para formatação


}