Famoso editor gráfico para Linux em versão Windows, ótima alternativa para quem usa o famoso Photoshop
Quem já está acostumado e possui o Photoshop, não terá muitos motivos para usar o GIMP, aqueles que procuram uma opção poderosa, expansível e grátis (ou usam Linux) dificilmente vão encontrar algo melhor.
Análise de Diogo (Moura)
Apesar de sua popularidade e recursos avançados, o Adobe Photoshop CS6 Extended possui uma característica que limita o seu uso por um número maior de pessoas, seu preço, a partir de US$699. Como opção para editar fotos e outros tipos de imagens existe o GIMP, programa de código aberto que, apesar de não ter como objetivo ser um clone do programa da Adobe, substitui bem a maioria de seus usos.
Entre os usuários do Photoshop que usam o GIMP pela primeira vez, a impressão que se tem de cara é o visual diferente, com as barras de ferramentas, camadas, pincéis espalhadas pela tela, ao invés de contidas na janela do programa. No GIMP, a tela principal contém apenas a imagem em uso, cada nova imagem possui sua própria barra de menus.
Além disso, a disposição dos janelas e menus é diferente, mas, como já foi dito, o objetivo do programa não é esse e existem ferramentas para torná-lo mais familiar a quem veio do Photoshop, caso do GIMPshop.
Quem não estiver muito interessado nas comparações com o Photoshop - em se tratando da referência na categoria, é quase inevitável - encontrará no GIMP um programa poderoso, com as principais ferramentas para edição de imagens, suporte a camadas, barras de ferramentas personalizáveis e suporte a mesas digitalizadoras com detecção de níveis de pressão.
Aqueles que sentirem falta de algum recurso podem contribuir com o programa criando um plugin ou script ou então procurando por eles na Internet, exemplos de plugins e scripts incluem suporte a novos formatos de arquivos e disponibilizam novos pincéis. No final das contas, essa capacidade de expansão é o que separa o GIMP das outras opções gratuitas da categoria como o Paint.NET.
Em sua mais recente versão, o Gimp foi aprimorado, ganhou suporte a modo de janela única para criação, novas propriedades de cor e recurso para trabalhar em grupos de camadas. Agora, você pode subdividir o trabalho em layers e alterar somente o objeto em destaque.
A ferramenta de transformação em gaiola permite que você deforme parte da imagem com mais precisão e realismo. Outros recursos que vale destaque é a possibilidade de cálculos básicos para tamanho da imagem.
Roda em XP/Vista/7/8/8.1
Gratuito
Telas
Prós
Contras
Relacionados
Grátis para testar
O editor de imagens da Adobe agora está com ferramentas que facilitam a edição, está mais rápido e com cara nova
Gratuito
Excelente editor de imagens que oferece ao usuário diversas ferramentas para tornar suas fotos com um aspecto mais profissional
Grátis para testar
Focado na simplicidade de uso e com suporte a filtros, PF Studio é uma boa alternativa aos programas de edição de imagens
Gratuito
Editor de imagens bastante completo no estilo do Photoshop Possui ferramentas para importação e criação de imagens e animações
Grátis para testar
Se você pensa que só Photoshop e Corel PhotoPaint são bons, tente o Photo-Brush