Apache OpenOffice 4.1.0

Faça seus textos, apresentações, planilhas e muito mais com esse software totalmente gratuito

447.646 downloads
120,12 MB
Atualizado em
Em português

Download Apache OpenOffice Clique para fazer o Download

Ou clique aqui para fazer o download sem o instalador

Programas bons e gratuitos devem ser guardados com todo o carinho do mundo. Este software apresenta uma premissa muito interessante, trazendo gratuitamente todas as ferramentas que você pode ter no Office, software oficial da Microsoft. Ele apresenta um banco de dados que permite a você buscar as informações necessárias de uma maneira bem simples e rápida. Ele possui também possui ferramentas que vão permitir a criação de algumas coisas diferentes, como o caso de um produtor de etiquetas ou até mesmo de cartões pessoais para visita. Aprovei o programa ao seu máximo e lembre que ele pode ser tão bom quando o Office, não apresentando nenhuma lentidão em nossos testes. 

Análise de Rubens Haruo Eishima

Escrever ficou uma ação muito mais fácil. Você não precisa ficar se debruçando por horas na frente de uma mesa e em cima de uma cadeira desconfortável. O computador também mudou essa realidade e, com softwares de edição de textos, traz a facilidade que todo mundo quer para a vida. O Office, pacote oficial da Microsoft, é o exemplo mais usado no dia a dia. Com ferramentas que permitem até mesmo a criação de planilhas, é quase obrigatório para todo computador possui essa ferramenta.

Porém, estamos falando de um programa da Microsoft, ou seja, o seu valor nas lojas não é nada confortável. Além de ser extremamente caro ele é atualizado depois de um certo ciclo de anos, fazendo com que você gaste mais dinheiro ainda. Pois bem, se assim como muitas pessoas você não gosta de gastar o seu rico dinheirinho, então venha para os nossos braços e baixe o Apache OpenOffice. Além de te dar um pacote de ferramentas totalmente gratuito, o programa também abre um banco de dados onde você pode acessar todos os arquivos que foram salvos para a extensão ODT.

A instalação do software foi bem simples, apenas algumas configurações tiveram que ser feitas e nós explicaremos sobre elas mais para frente, não se preocupe. O funcionamento das ferramentas também está aprovado, se mostrou muito rápido para abrir novos arquivos e não travou o computador em nenhum dos testes que realizamos. Abrir os documentos pela central de dados facilita e muito a sua vida, colocando em uma tela só toda a informação que será necessária para que você trabalhe.

O banco de dados

Antes de mexermos nas opções do programa nós temos que trabalhar no seu banco de dados para que você entenda como ele funciona direito. Ao fazer a instalação você deve selecionar em que pasta no seu computador o BD será alocado. Lembre-se de fazer essa configuração em lugares que você não esquecerá, pois não adianta ter um banco de dados em que você não sabe onde as coisas são armazenadas.

Quando a instalação estiver completa a primeira página a ser aberta é a tela principal do banco de dados. Note que ela é separada em três partes diferentes, sendo: a primeira, que é chamada “Banco de Dados” e você pode fazer uma consulta sobre todos os arquivos que foram salvos; a segunda são as tarefas, elas podem criar tabelas no editor ou até mesmo uma exibição dos documentos; a terceira e última parte são as tabelas.

Abrindo um documento para edição

Agora que você sabe o que será apresentado no banco de dados, vamos aprender a abrir um novo documento. Olhe na parte superior da tela principal do programa, note que existe uma opção chamada “Ferramentas”, clique nela e depois deixe o mouse sobre a opção “Novo”. Veja que uma lista de possíveis documentos apareceu, cada um deles possuindo um tipo de tarefa diferente para o seu computador. Podemos falar sobre eles da seguinte maneira:

Documento de texto – Permite a edição de textos com um número bem grande de ferramentas. Também deixa com que você formate o texto de acordo com a fonte de tamanho de letra que quiser. É possível achar fontes diferentes na internet para serem inseridas dentro das opções;

Planilha – Cria planilhas como o Excel faz. Com essa ferramenta você pode colocar todos os gastos da sua casa ou do seu trabalho dentro do seu computador, facilitando o acesso de informações e também deixando com que elas fiquem bem mais organizadas. É possível criar gráficos e colocar fórmulas para cálculos automáticos, caso você use a planilha para colocar números;

Apresentação – Sabe o Power Point? Temido por colegiais e amado por trabalhadores? Pois é, essa opção funciona igualzinha à ferramenta da Microsoft, mas só o fato de o nome já ser bem mais intuitivo dá inúmeros pontos positivos para ele. As apresentações podem ser criadas de várias maneiras, a dica que nós damos nessa opção — e na maioria das outras — é fuçar tudo que ver pela frente, assim você pode criar um trabalho melhor;

Desenho – Sim, essa opção é a maior novidade que vimos até aqui. Funcionando como um paint, você pode usar o “desenho” para criar novas artes e usá-las diretamente nos documentos que foram criados no Open Office. Também é muito interessante ter esse tipo de funcionalidade que diferencia o programa do Office.

Crie etiquetas e cartões de visita

Além das opções comuns de qualquer pacote desse gênero, você vai ganhar algumas ferramentas interessantes. A primeira delas permite que você crie etiquetas no seu computador, assim poderá usar papel de adesivo para imprimi-las e colar onde quiser. Também é possível criar cartões de visita, afinal, se você trabalha por conta própria não existe melhor maneira de fazer as pessoas entrarem em contato com você do que usar este cartão.

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

Download Apache OpenOffice Clique para fazer o Download

Ou clique aqui para fazer o download sem o instalador

| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Opção grátis para um pacote de programas que custa no mínimo 200 reais
  • Oferece os principais recursos necessários no ambiente doméstico
  • Está disponível para os três principais sistemas operacionais
  • Tradução para português do Brasil razoável
  • Atualizado constantemente
  • Não depende de Service Packs
  • Salva documentos em formato PDF

Contras

  • O tempo de abertura do programa ainda é longo no Windows
  • A compatibilidade com os arquivos gerados pelo Microsoft Office apresenta alguns problemas
  • Ferramentas com nomes estranhos (na tradução para Português do Brasil)
  • Alguns ícones estão em baixa qualidade na interface

Relacionados

Microsoft Office 2010 14.0.4763.1000

Grátis para testar

Versão 2010 da famosa suíte de aplicativos para escritório Microsoft Office,com Microsoft Word, PowerPoint, Excel e Outlook

LibreOffice 4.2.5

Gratuito

Suíte completa com programas de edição de texto, planilhas, apresentação de slides etc. compatível com o Microsoft Office

LibreOffice 4.2.5

Gratuito

Nova versão do antigo OpenOffice, com a qualidade e eficiência de sempre, mas agora totalmente livre e independente

Microsoft Office Starter 2010

Gratuito

Com ele, você tem acesso a versões limitadas de Word e o Excel que podem ser utilizadas em qualquer computador

OpenOffice.org Portable 3.2.0

Gratuito

Use o OpenOfficeorg em qualquer micro sem necessitar de instalação


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato