Windows 8 Enterprise

Versão demo do Windows 8 com ferramentas de desenvolvimento para usuários fãs do sistema operacional

311.030 downloads
3,19 GB
Atualizado em
Em português

Download Windows 8 Enterprise Clique para fazer o Download

O Windows 8 veio para unir PCs, tablets e smartphones. Mas infelizmente acabou ficando complicado para quem ainda usa mouse

Análise de Felipe Augusto Cavalcante

Diferente do que aconteceu com as últimas mudanças de versões. A equipe da Microsoft deixou de lado as grandes alterações no núcleo do sistema (como ocorreu na passagem do XP para o Vista). Construído sobre a base do Windows 7, o 8 consegue inovar sem deixar de lado o carisma e a confiabilidade do sistema anterior.

Não deixe de conferir o especial Windows 8 do Superdownloads!

Novo menu de boot

Novo menu de boot

Até a instalação mudou!

Abaixo o teclado para digitação visual

Em detalhe, um teclado para a digitação visual

Na avaliação do Superdownloads, a instalação foi rápida, levando aproximadamente 8 minutos. Para tanto, uma das exigências foi a criação de uma conta na Live. Se você já usa uma para se conectar ao MSN, por exemplo, pode utilizá-la. E é na instalação que percebemos que o Windows 8 adotou um novo menu de boot (com opções de restauração e acesso para os outros sistemas operacionais já instalados). Aliás, esse menu é totalmente visual e vem com botões de navegação.

O Windows 8 foi completamente adaptado (ou projetado) para as telas de toque. No momento de colocar o número serial, por exemplo, surge um vistoso campo para digitação, semelhante ao teclado virtual de smartphones. Quando entramos no sistema pela primeira vez, temos essa certeza.

Um novo menu Iniciar

Adeus velho menu Iniciar! O menu Iniciar agora tem botões enormes e dados obtidos dos Apps

Com a interface gráfica Metro, o velho menu ganhou o aspecto das telas iniciais de smartphones. Nela, os botões têm muito mais espaço e podem ser redimensionados. Eles representam um app (aplicativo pequeno de uso específico) ou programa instalado.

O menu responde bem aos cliques, mas fica evidente que é voltado para telas de toque. Então, quando usamos o mouse, sente-se o desconforto. Os olhos percorrem muito mais a tela, até que um atalho seja localizado. Depois, ainda precisamos levar o cursor do mouse até lá. Algo que fica mais natural com uma tela sensível ao toque.

Curiosamente, existe um grande botão com acesso para uma nova Área de Trabalho, que não apresenta mais o botão com o logotipo do sistema. Apesar da mudança, a manipulação da área continua a mesma. Para chamar o menu Iniciar, basta levar o ponteiro do mouse até o canto direito da tela. Em seguida, é só clicar no botão Start da aba lateral, que aparece com efeito.

Do Office para o Windows

O menu Ribbon simplifica a aplicação de opções

 

O menu Ribbon simplifica a aplicação de opções 

A adoção do menu Ribbon (usado a partir do Microsoft Office 2007) caiu bem no Windows Explorer, principalmente para manipular opções de arquivos e pastas. Para fazer uma mudança simples, não é mais preciso navegar entre os vários menus e clicar em botões de Ok. Com dois cliques está tudo configurado.

Um exemplo disto é quando clicamos em uma partição extra. O menu já traz diretamente as opções para desfragmentar ou formatar o disco.

Navegação

A barra de endereço e as abas só aparece quando você precisaA barra de endereço e as abas só aparecem quando você precisa

Ao acionar o Internet Explorer pelo menu Iniciar, ele exibe os sites totalmente em tela inteira. Para colocar um endereço ou mudar as configurações, é só clicar com o botão direito na parte superior ou inferior de sua tela. Isso incomoda no começo, mas ajuda a aproveitar o conteúdo dos sites de forma mais confortável.

Mas se você tiver dificuldade em se acostumar ao novo visual, não tem problema. Basta seguir até o menu Iniciar, abrir a Área de Trabalho e abrir o Internet Explorer pelo botão localizado na barra do sistema. Desta forma, o navegador abre com o visual comum. Mas vale a pena fazer um esforço para se acostumar com o novo formato de navegação.

Aproveite os Apps

O Windows 8 já traz uma série de apps: para verificar o clima, manipular calendário, armazenar arquivos online, entre outras tarefas. Mas o usuário já tem à disposição a nova Windows Store, onde é possível obter novos apps e jogos. Cada aplicativo possui uma descrição, que informa se é ele é grátis ou pago (aos moldes da App Store e do Android Market).

Ao visitar a Windows Store, já é possível encontrar diversos jogos e pequenos aplicativos, todos prontos para instalação. Infelizmente, fechar os apps nem sempre é fácil, porque não há um botão para fechá-lo.

A Windows Store já está funcionando com exemplos!
A Windows Store já está funcionando com exemplos!

 

Novo Gerenciador de Tarefas

Descubra qual programa está deixando sua conexão lenta

Descubra qual programa está deixando sua conexão lenta

Uma mudança muito bem-vinda, o aplicativo exibe quanto de conexão cada programa está consumindo; além de mostrar a porcentagem do processador e a quantidade de memória. Além disso, também é possível obter detalhes técnicos do processador. Ótima opção para quem gostava do Cpu-Z.

Uma visão do futuro

Se ficar com saudades do bom e velho Windows. Acesse a Área de trabalho

Se ficar com saudades do bom e velho Windows. Acesse a Área de trabalho

A nova versão do Windows 8 impressionou pela leveza dos movimentos, das janelas e demais objetos visuais. Porém, o novo menu Iniciar e as ações do sistema ficaram desconfortáveis para usar com o mouse. Alternar entre as abas do novo visual Internet, por exemplo, acaba sendo um grande martírio, porque é algo que só pode ser feito pelo teclado.

Essas são grandes barreiras para o sucesso do sistema. A menos que a Microsoft convença seus usuários a comprarem dispositivos com telas sensíveis ao toque para o PC. Ou se a fornecedora criar alternativas, atendendo quem ainda tem um PC convencional.

Apesar dos problemas, testar o Windows 8 é uma experiência única. Depois de usar arquivos ou chamar a Área de Trabalho, percebemos que ainda estamos num Windows. Mas ao usar apps ou o menu Iniciar; parece ser um sistema totalmente diferente - e que tem futuro.

Roda em XP/Vista/7

Download Windows 8 Enterprise Clique para fazer o Download
| URL curta

Comentários ()

Grátis para testar

Você pode testar o Windows 8 na versão Enterprise por 90 dias

Telas

Prós

  • Mudanças de tela ocorrem com mais naturalidade
  • O Internet Explorer ocupa a tela inteira, deixando-a totalmente dedicada para o conteúdo do site
  • Gerenciador de tarefas informa a conexão consumida pelos programas
  • É mais fácil jogar, se comunicar e obter aplicativos
  • Compatível com aplicativos do Windows 7
  • Detecta drivers de rede sem fio durante a instalação

Contras

  • Não há mais o menu Iniciar convencional
  • Alguns Apps só fecham com Alt + F4
  • A troca de abas precisa de atalhos do teclado. Não pode ser feita pelo mouse
  • Desconfortável para usar com o mouse
  • Exige uma conta da Live para entrar no Windows

Relacionados

Steam

Gratuito

Compre seus games preferidos, organize sua biblioteca e conheça mais pessoas com esse serviço completo para gamers

Windows 7 SP1

Grátis para testar

O Windows 7 para download Use o serial de testes da versão full para usá-lo por 30 dias e ver o que ele tem de bom

VNC Source Win32 4.0

Gratuito

Código fonte do VNC

USB Xtaf Xplorer 31

Gratuito

Instale novos conteúdos e jogos de demonstração em seu XBOX 360 utilizando um pen drive configurado

Q.I. 2002 IBM 2.2 0711

Gratuito

Teste seu QI, feito pela IBM, para testar o raciocínio lógico de seu pessoal e novos candidatos, veja se você é um gênio


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato