Mozilla Firefox 35.0.1

Confira a nova versão do navegador Mozilla Firefox, que conta com novos recursos para chats sociais e segurança ao plugin Java

10.308.694 downloads
37,11 MB
Atualizado em

Download Mozilla Firefox Clique para fazer o Download

Ou clique aqui para fazer o download sem o instalador

O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais usados no mundo. A sua interface conta com um padrão minimalista, seguindo a maioria das alternativas do mercado, centralizando todos os recursos em um único menu com ícones grandes e intuitivos. Nesta nova versão do Mozilla Firefox possui suporte ao GStreamer 1.0 e os plugins desconhecidos não podem mais ser ativados automaticamente.

Análise de Rodrigo Lima

Há algum tempo, a Mozilla mudou a estratégia de lançamento de novas versões do seu navegador Mozilla Firefox. Agora, a empresa disponibiliza novas versões do browser em períodos mais curtos do que o habitual.

O Mozilla Firefox continua com uma interface minimalista, certamente inspirada no Google Chrome. Seu sistema de abas permite que o usuário navegue em diversos sites sem a necessidade de abrir várias instâncias do programa. A função de navegação privativa é muito útil, pois com ela, o Mozilla Firefox não memoriza histórico, dados fornecidos a páginas e ao campo de pesquisa, lista de downloads, cookies e arquivos temporários. Serão preservados apenas arquivos salvos por downloads e novos favoritos. Além dessas opções, o navegador continua com as funções básicas de qualquer outro aplicativo semelhante: gerenciador de favoritos, suporte a complementos e sincronização de dados na nuvem.

Limpe rapidamente seu histórico

Para simplificar o processo de limpar os históricos de navegação, a última versão do Firefox permite adicionar um ícone na barra de ferramentas que realiza essa tarefa. Ao clicar nele, você vai limpar todo o histórico e cookies dos últimos 5 minutos, 2 horas ou 24 horas, além de fechar todas as páginas atuais.

Vale ressaltar que a ação não pode ser revertida após finalizada. Então, certifique-se de salvar todos os links importantes em um bloco de notas, sistema de favoritos ou de qualquer outra maneira de sua preferência.

Novo sistema de busca

Para ampliar o leque de variedades oferecidas pela Mozilla, agora o DuckDuckGo está disponível. Diferente de outras ferramentas de pesquisa, ele impede o rastreamento de suas preferências, além de não ter propagandas. Assim, os sites e as ferramentas de propagandas não vão exibir propagandas específicas de acordo com assuas buscas.

O leitor de PDF

O visualizador de PDF integrado de maneira nativa ao navegador. Isto significa que agora não é mais necessário ter que instalar um plugin externo no Mozilla Firefox para fazê-lo visualizar um documento neste formato. Este visualizador, inclusive, funciona da mesma forma como ocorre no Google Chrome, que também suporta a visualização de arquivos PDF nativamente.

Agora, sempre que você clicar em um documento PDF no navegador, ele será aberto diretamente na tela. Os controles são exibidos na parte superior, com os quais você pode salvar ou imprimir o documento, bem como usar recursos como zoom, ou ir diretamente para uma página específica. Também é possível alternar para o modo de apresentação e exibir o PDF em tela cheia.

Durante os testes realizados, conseguimos abrir vários PDFs em diversas abas sem nenhum problema, já que não houve travamentos. O segredo por trás do leitor é que ele converte os PDFs para o HTML 5.

Controle de memória

Muitos usuários reclamam da quantidade de memória RAM exigida pelo Mozilla Firefox, sobretudo quando são instaladas algumas extensões. Segundo a Mozilla, algumas melhorias no programa resolveram esse problema, ou seja, agora você pode instalar quantos complementos desejar, sem que a sua máquina sofra com os recursos direcionados ao navegador. Todas as vezes que uma nova extensão for adicionada, o Mozilla Firefox ajusta a memória utilizada automaticamente.

Segurança

A segurança do browser é definida por quatro níveis. Nessa nova versão tivemos 12 falhas de segurança crítica que foram arrumadas. Para que você entenda os níveis, eles são três:

Crítico: Vulnerabilidade alta que permite ataques ao computador, que podem começar a executar códigos ou até mesmo instalar softwares sem a interação do usuário, diferentemente da navegação comum que estamos acostumados. Como podemos notar, é a falha mais grave do browser e também a que foi mais arrumada nessa nova atualização. Isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, afinal o navegador continha muitas falhas de segurança, porém os desenvolvedores se preocuparam em achar todas, acabar com elas e lançar o seu produto de maneira mais segura. Todo navegador possui falhas de segurança e de tempos em tempos os desenvolvedores tentam consertá-las, ou seja, não é uma exclusividade do Mozila;

Alta: Vulnerabilidade que permite a injeção de códigos com intenções maliciosas a sites que estão online. Isso não é muito difícil de acontecer, visto a tamanha conectabilidade dos usuários com os sistemas. Para que esses registros e dados sejam transferidos, basta apenas um acesso comum como estamos acostumados a fazer;

Moderada: Essa vulnerabilidade pode ocasionar os mesmo efeitos das últimas anteriores, a diferença fica no uso de quem está no computador. Ele precisa que o usuário esteja fazendo passos complicados e mexendo com códigos da internet para poder funcionar;

Baixa: Vulnerabilidades baixas que permitem ataques a DNS ou até mesmo quebra de dados em algum site.

Social

Se você estiver usando a funcionalidade social do Mozilla Firefox, notará que toda a informação disponibilizada está ligada à janela do navegador de maneira fixa. Isso nem sempre é o que você deseja, especialmente quando se trata de bate-papo.

A partir do Firefox 24 é possível arrastar e soltar as janelas de bate-papo a partir do navegador principal em sua própria janela para que elas sejam usadas de forma independente a partir dele. Para isso, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse sobre a interface do chat, arraste e solte para outro local antes de soltar o botão do mouse. Você também pode controlar a janela como qualquer outra e redimensioná-la, por exemplo.

Java

O Java é considerado inseguro pela Mozilla, por isso a empresa tomou a decisão de retirar a opção sempre ativo do plugin. Como você deve saber, os plugins possuem três estados no Firefox:

  • Ativo sempre: significa que está habilitado em todos os sites por padrão;
  • Nunca ativar: ele é desativado por padrão;
  • Perguntar antes de ativar: significa que o usuário é questionado antes do plugin ser ativado na página ativada.

Novidades

A versão 35 do navegador está trazendo uma série de novidades, sendo duas mantidas como principais. A seguir, você pode conferir mais detalhes de cada uma:

Firefox Hello

A ferramenta é, em resumo, um sistema de teleconferências comum, se não fosse por um único detalhe: não é preciso ter o navegador, um plugin ou qualquer coisa parecida instalado nos dois computadores para usá-lo.

Basta que você tenha o Firefox em seu PC e, usando o Hello, envie o link gerado para aquele com quem deseja conversar. A conversa tem início assim que a pessoa abrir a página, seja qual for o sistema ou navegador usado por ele. Para ter uma ideia do funcionamento, basta ver o vídeo abaixo:

Outras melhorias

  • Nova interface de busca;
  • Acesso ao Firefox Marketplace a partir do menu de ferramentas e do botão opcional da toolbar;
  • Melhoria na performance ao redimensionar imagens de alta qualidade;
  • Melhor controle das mudanças de estilização dinâmica para uma melhor resposta;
  • Implementada extensão HTTP Public Key Pinning para uma melhor autenticação de conexões encriptadas.

HTML5

  • Adicionado suporte para API CSS do carregamento de fontes;
  • Implementado API de Resource Timing;
  • Filtros CSS agora estão ativados por padrão;
  • Semântica do JavaScript “let” modificada para se encaixar com as especificações ES6.

Para desenvolvedores

  • Suporte para a inspeção de pseudo-elementos ::before e ::after;
  • Nódulos que correspondem ao seletor selecionado agora são destacados, no modo de Visão Computada;
  • Monitor de rede: adicionada visão de requisições/respostas;
  • Adicionado suporte para a extensão WebGL EXT_blend_minmax WebGL.

Correções

  • Propriedades DOM agora é exibida no menu de contexto do inspetor;
  • Diminuídos os recursos usados para imagens escaladas;
  • PDF.js atualizado para a versão 1.0.907;
  • XHRs não-HTTP(S) agora voltaram a ter o código de status correto;
  • Várias correções de segurança.

Deseja instalar a versão portátil?

Caso você ainda não saiba, a Mozilla possui uma versão portable do Firefox, em que você utiliza os mesmos recursos da versão desktop, mas não precisa instala-lo em sua máquina. Gostou? Clique aqui e confira.

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

Download Mozilla Firefox Clique para fazer o Download

Ou clique aqui para fazer o download sem o instalador

| URL curta

Comentários ()

Gratuito

O software é totalmente gratuito e oferece seu código fonte para ser editado por qualquer programador

Telas

Relacionados

Internet Explorer 8

Gratuito

Internet Explorer 8 em português, com visual mais atraente que o das versões anteriores e a promessa de ser mais seguro

Google Chrome 40.0.2214.93

Gratuito

Nesta versão o navegador chega com o recurso de notificações aprimorado, que funciona inclusive quando o browser está fechado

Internet Explorer 9 9.0.8112.16421

Gratuito

O Internet Explorer 9 chega à sua versão final com uma série de ajustes para voltar com tudo na batalha dos navegadores

Opera 27.0.1689.54

Gratuito

O Opera voltou repleto de melhorias e se transformou em um navegador compatível com os principais concorrentes

Mozilla Firefox 4 4.0.1

Gratuito

O Mozilla Firefox 4 traz um visual mais limpo, maior velocidade durante a navegação e suporte aos padrões atuais da Web


© Copyright 1998-2015 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato