Root Explorer

Esse gerenciador de arquivos foi pensado para quem possui aparelho com root, permitindo livre acesso aos arquivos do sistema

10.912 downloads
1,56 MB
Atualizado em

Download Root Explorer
QR Code

Use o QR code e faça o download direto do seu aparelho Android

Acesse a página pelo Google Play

Como utilizar o QR Code

O Root Explorer, como um gerenciador de arquivos para Android, não fica devendo em nada a outras opções existentes na Google Play para esse fim, possuindo a vantagem de ser pequeno no tamanho e leve para ser executado, e como uma ferramenta avançada para root com recursos que poucos apps possuem, além de sua segurança e estabilidade que o tornaram tão popular entre os usuários do Android.

Análise de Ricardo

Ter um aparelho rooteado te garante muito mais opções do que normalmente é encontrada no Android sem root. E há muitos aplicativos na loja da Google para inúmeros fins que permitem realizar funções avançadas no sistema, geralmente impossíveis de serem feitas sem poderes de administrador, porque exigem modificações em arquivos do SO que a máquina Dalvik impede.

O Roor Explorer é um pequeno gerenciador de arquivos para aparelhos com root e funciona aos moldes do Explorer no Windows, o Finder do Mac OS ou o Dolphin e Nautilus (só para citar os mais conhecidos) para Linux. Com ele você explora os arquivos que você possui no gadget, geralmente no cartão SD. Mas esse aplicativo vai além, e permite tanto navegar pelos arquivos do sistema, que são protegidos, quanto realizar modificações neles.

Características

Desenvolvido especialmente para aparelhos rooteados, o Root Explorer possui inúmeras ferramentas para lidar com os arquivos do sistema operacional do smartphone ou tablet Android. Inicialmente voltado a desenvolvedores, esse aplicativo se popularizou entre os usuários comuns conforme o processo de realizar o root do aparelho foi ficando mais fácil.

Inúmeros tutoriais na internet com objetivo de realizar modificações no sistema, exigem que você tenha um gerenciador de arquivos para isso, mas que funcione em modo root e navegue pela área protegida do SO, o que limita bastante os candidatos. Root Explorer é especialmente desenhado para essa tarefa, com opção de navegação na raiz do sistema tal qual um gerenciador simples consegue fazer no cartão de memória do aparelho.

O aplicativo, contudo, incorporou inúmeros recursos dos gerenciadores de arquivos simples, ficando ainda melhor e mais prático usá-lo. Agora você conta com guias e pode rapidamente alternar entre locais diferentes. Por exemplo, copiar um script do cartão SD para dentro do sistema não é mais uma tarefa tortuosa, que antes exigia navegar por inúmeras pastas e subpastas até encontrar o destino correto para colar. Com as guias, basta deixar os caminhos prontos em cada uma delas, e alternar rapidamente.

Também ganhou recursos na nuvem, permitindo a você tanto acessar arquivos que tenha em serviços como o DropBox, Google Drive ou Box.net, como a sua rede interna, através de compartilhamentos SMB  (Windows e Linux). Você pode guardar scripts ou arquivos de configuração e recuperá-los para seu dispositivo para acrescentar ao sistema através do aplicativo, resolvendo tudo por um app só.

Outra coisa importante é possibilidade de criar ou descompactar arquivos ZIP ou TAR/GZIP, que normalmente é a forma de distribuição de patchs para o sistema do robozinho criado por desenvolvedores independentes. Além disso, trabalha com arquivos RAR, descompactando-o, também outro formato muito usado para a distribuição de arquivos para serem usados nas modificações do Android.

Você continua contando com recursos que haviam na versão dois, como a seleção múltipla, que facilita muito na tarefa de realizar várias operações em arquivos de uma só vez; a pesquisa por arquivos, que continua a mesma mas sofreu algumas correções e os marcadores personalizados, que ficaram mais simples de gerenciar. E claro, correções no recurso de miniaturas em imagens, compartilhamento de dados através do "enviar arquivos" e o "Abrir com", onde você seleciona um app externo para visualizar um documento.

Também houve modificações quanto ao visual, que agora conta com quatro temas diferentes que são: dark (tema escuro, padrão), light (tema claro), light with dark action bar (tema claro, com as barras de comandos escuras) e home wallpaper (tema com fundo translúcido que mostra o papel de parede atual ou mesmo imagens dinâmicas, como os Live Wallpapers). Esses recursos por sí só já o tornam um ótimo gerenciador de arquivos comum.

Também é possível escolher diferentes temas de ícones que representam os diretórios -- são 5 cores diferentes e mais o mesmo conjunto existente na versão dois. E mesmo assim, se não ficar satisfeito, pode personalizar os elementos do jeito que quiser. Basta criar seu conjunto de ícones e colocar no diretório SpeedSoftare/icons, em tamanhos que variam de 32x32 à 96x96 de acordo com a densidade da tela do seu aparelho.

Fora todas estas modificações no visual e melhorias em vários recursos, o foco dele continua sendo o acesso avançado através de root ao sistema de arquivos protegido do Android. O Root Explorer permite navegar sem possibilidade de alterações ao sistema no modo leitura apenas (r/o) ou montar o sistema de arquivos em modo leitura e escrita (r/w). Essa escolha é útil para evitar acedentes que causariam a quebra do SO.

A forma de "setar" permissões nele continua inalterada -- o que é bom, visto que isso permitiu sua popularização. Basicamente você define as permissões que deseja tocando nas caixas de seleção organizada em uma grade 3x3. Também é possível definir permissões especiais, como UID, GID ou Fixo. Além das permissões, outro recurso que o destaca é a possibilidade de alterar o proprietário e o grupo de um arquivo ou diretório, usado para limitar a ação de um app, por exemplo.

O Root Explorer também ganhou, nessa nova versão, ferramentas muito bem-vindas que facilitam muito a tarefa de executar operações avançadas, como um visualizador de XML de binários APK, criação facilitada de link simbólico e atalhos comuns. Agora também, na opção "Prorpiedades" de qualquer arquivo, é mostrado a soma MD5, muito útil para verificar se o arquivo está em estado integral ou se foi  corrompido, o que é perigoso caso você tente aplicar um patch através do recovery com um arquivo assim.

Novas permissões da versão 3

  • Acesso total à internet, necessário para uso dos serviços da nuvem e rede. Nenhuma informação pessoal sua é encaminhada para o desenvolvedor ou qualquer outra empresa;
  • Adicionar ou remover contas, usado pelo SDK do Google Drive para adicionar uma nova conta se desejado. Nenhuma alteração é feita às contas existentes e nenhum detalhe é acessado além do nome do login;
  • Encontrar contas no dispositivo, usado para listar contas disponíveis para se conectar ao Google Drive;
  • Evitar modo de descanso, usado para impedir que dispositivos entrem em modo de descanso durante operações demoradas para não ocorrer interrupções.
free manufacturer coupons vueminder.com walgreens prints coupon codes
rx coupon prescription drug cards free viagra samples coupon

Roda em 2.1 ou superior

Download Root Explorer
| URL curta

Comentários ()

Pago

Telas

Prós

  • Apesar de ganhar recursos novos, continua sendo pequeno e leve
  • Permite alterar as permissões e também proprietário e grupo de um arquivo
  • Agora está com um visual renovado, e suporta alguns temas
  • Permite a execução de scripts como root

Contras

  • Se você encontrou um ponto negativo, nos avise, por favor, nos comentários

Relacionados

Mobogenie 3.0

Gratuito

Gerencie seu celular a partir do Desktop e economize tempo com backup de contatos, imagens, vídeos e fotos

xplorer² (xplorer2) Lite 2.5.0.4

Gratuito

Manipule de forma mais prática os arquivos de seu computador com esta ferramenta que surgiu como um Windows Explorer melhorado

Windows Mobile Device Center 6.1.6965

Gratuito

Sincronize os dados e as músicas de seu PDA com o Windows Vista, 2008 e 7 sem maiores problemas com esta ferramenta gratuita

PDF Split and Merge 2.2.1

Gratuito

PDF Split and Merge, antigamente conhecido por PDFSam, é uma ferramenta para divisão, extração e junção de páginas e arquivos

Super Explorer 1.5

Grátis para testar

Um Windows Explorer com mais recursos


}