T-RackS Custom Shop (CS) 4.1.0

Masterizador de áudio profissional com diversos filtros, processadores e presets de regulagem para seus arquivos de áudio WAV

24.429 downloads
172,85 MB
Atualizado em

Download T-RackS Custom Shop (CS) Clique para fazer o Download

Um dos melhores programas para masterização existentes no mercado. Possui muitos filtros, efeitos e regulagens pré-definidas que são perfeitas para novos usuários. A suíte de medição é ótima para os mais experientes, melhora o aúdio de forma muito significativa.

Análise de Diogo (Moura)

Se você trabalha com áudio, seja para qualquer segmento, tais como gravações de bandas, jingles para supermercados, propagandas ou qualquer outro, com certeza sabe que deve ter muita atenção na hora de masterizar. Para quem nunca ouviu falar nisso, masterização é uma forma de pós-produção de áudio, sendo o processo de preparar e transferir o que foi gravado de uma fonte contendo a mixagem final para um dispositivo de armazenamento chamado master, que é a fonte a partir da qual todas as cópias serão produzidas.

Até alguns anos atrás, era necessário levar as gravações para algum estúdio específico para sair de lá com suas músicas masterizadas, ou seja, na mesma qualidade profissional dos discos que você ouve em casa ou no celular.

O que é?

T-Racks trata-se de um conjunto dedicado de efeitos de masterização, organizados em um aplicativo que pode funcionar em modo independente ou como um plug-in para outros programas do gênero. Ultimamente ele se encontra em quatro tipos diferentes (Classic, Deluxe, Grand e Custom Shop), sendo que está versão é referente ao último mencionado, contendo apenas um efeito e um conjunto de medição.


Um dos programas para masterização mais utilizados do mundo!

 

Porém, esta versão é gratuita e você adquirir os pacotes com efeitos e processadores na “Custom Shop” (clicando no botão do mesmo nome na interface do aplicativo), a menos que tenha comprado à versão “Grand”, pois esta já é totalmente carregada com todas as ferramentas existentes.

Instalação

Na hora de instalar aparece uma sugestão para o QuickTime, dizendo que não será possível abrir alguns tipos de arquivos de áudio caso não seja instalado. Nos testes realizados, uma vez foi instalado o QuickTime, outra não. Não teve nenhuma diferença na utilização do programa, funcionando perfeitamente nos dois casos.

Após isso, no seguinte passo do processo de instalação surge a opção do “Authorization Manager” e “Custom Shop”, ambos devem ser instalados para funcionamento correto do T-Racks, não demora em instalar e também não ocupam muito espaço no disco. Servem apenas para você autorizar o uso gratuito do programa e ter acesso aos diversos efeitos adicionais que podem ser adquiridos no próprio programa.

Validando

Depois de tudo instalado, o próximo passo é validar o uso permanente, caso contrário você poderá utilizar o aplicativo por apenas 10 dias. Para isso, no site desenvolvedor (logo após o download ser completado) é informado um código, qual é necessário copiar e colar ao abrir o programa na primeira vez, após ter informado seu login (nome de usuário e e-mail cadastrado).


Registre o programa de forma gratuita com o código informado pelo desenvolvedor!

Se não tem cadastro feito, vá em “New User” para criar sua conta, caso contrário vá em “Registered User” e acesse com seu login. Em nossos testes foi fornecido o código “TRF40-69IIZZ7I-70309”.

Interface

Depois de todo processo de instalação feito, abra o T-Racks. A primeira coisa a notar é sua interface, composta apenas de uma única janela na qual todos os seus elementos são exibidos. Não é ajustável em tamanho, nem é possível personalizar o layout devido ao seu funcionamento como um plug-in, mais voltado para os experts de plantão.

A cadeia de sinal do programa permite até 12 efeitos para serem usados simultaneamente, o primeiro de oito organizados em dois conjuntos paralelos de quatro em série, seguido por mais quatro efeitos em série. Estes efeitos são trabalhados na parte superior da tela, onde você pode escolher diversos “presets”, que são combinações de masterização pré-definidas de acordo com dicas de muitos produtores e gravações ao longo do tempo, indo de regulagens para sons antigos, até efeitos para quem trabalha com música eletrônica, assim como comerciais de rádio ou televisão.

Masterizando

Para começar, não há opção de menu comum ou botão para abrir o manual. Sendo assim, clique em “Load” no canto inferior esquerdo e carregue algum arquivo de música WAV para começar as melhorias. Feito isso, você pode utilizar os bancos de efeitos de forma manual ou então clicar em “Click to load a preset”, onde é possível escolher entre diversas regulagens nos bancos Classic, Deluxe ou Grand.


Ótimos presets para masterização rápida!

Com isso, na parte central preta da tela irão surgir os efeitos já pré-definidos e fica mais fácil para você perceber a melhora significativa e imediata no som carregado. Os presets acabam sendo a melhor opção para novatos ou aqueles que apenas querem o som com um aspecto profissional em poucos cliques. Existem regulagens para sons dos anos 60, timbre vintage, para TV e rádio, Bass (para exaltar o grave, comum nas baladas americanas e rap também), entre muitos outros.

Suíte de medição

Voltada para os mais experientes com esse tipo de tarefa e localizada no centro da interface, esta ferramenta consiste em três conjuntos de volume: um estéreo de pico (como os encontrados na maioria dos DAWs), um medidor de intensidade percebida, e um medidor de RMS. Os dois últimos são úteis em situação de dominar a qualidade final da master, especialmente quando se comparam as suas decisões com o material disponível no mercado.

Também é fornecido um goniômetro, um medidor de correlação de fase e, finalmente, um analisador de espectro. Você pode alterar a configuração de cada um e o analisador de espectro tem uma variedade de configurações.

Se você é novato e não tem conhecimento com este tipo de atividade, então pode ir em “Settings / Loudness Suggestion” e escolher algum ajuste disponibilizado pelo programa. É possível escolher entre diversos tipos, dependendo do estilo musical desejado na masterização, tais como para pop rock, baladas, jazz, blues, R&B, soul, hip hop, metal, punk, funk, dance, trance, folk e mais.

Processando o áudio

Depois de adicionar os efeitos e regulagens desejadas, chega a hora de processar o áudio e salvar a música no formato que você queira. Para isso clique em “Process”, botão situado no canto inferior direito da interface. Defina onde o arquivo será salvo e avance em “next”, agora é só ouvir o resultado!


Clique em "Process" para salvar o arquivo e ouvir! 

Atenção!

Caso você não saiba, programas para masterização requerem uma interface externa de áudio, em sua maioria custam um pouco caro. Para utilizar o programa sem uma dessas, instale o ASIO4All e no T-Racks vá em “Audio > Hardware Settings” para ativar o recurso, que simula uma interface de áudio, assim você masteriza sem nenhum problema. 

Roda em XP/Vista/7/8

Download T-RackS Custom Shop (CS) Clique para fazer o Download
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Esta versão é gratuita, mas precisa de registro para não limitar o uso em apenas 10 dias. Mais informações no site do desenvolvedor

Telas

Prós

  • Muitos filtros, efeitos e pré-regulagens
  • Qualidade final da master impecável

Contras

  • Um pouco complicado para novos usuários
  • Em inglês

Relacionados

Acid Pro 7.0e

Grátis para testar

Acid Pro é um programa elaborado para a criação de loops, gravações em pistas múltiplas e possui sequenciador MIDI embutido

Drumsite 1.7

Grátis para testar

Com o Drumsite você pode criar sequências de bateria e baixo de forma fácil, tudo com qualidade de CD

Acid Xpress 7.0e Build 713

Gratuito

Programa para criação de loops e gravações em pistas múltiplas Possui um sequenciador MIDI embutido

HammerHead Rhythm Station 1.0

Gratuito

Similar ao Roland TR-909, perfeito para DJs principiantes que procuram criar batidas em tempo real, ajustar tempo e etc

DrumStation DT-010 1.09

Gratuito

Crie batidas techno-dance para bateria com este software baseado no conceito das lendárias baterias eletrônicas


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato