ABBYY FineReader Professional Edition 12.0.101.264

Aplicativo de OCR inteligente que converte documentos impressos, PDFs e imagens de documentos em arquivos para edição

102.737 downloads
360,93 MB
Atualizado em
Em português

Download ABBYY FineReader Professional Edition Clique para fazer o Download

Ou clique aqui para fazer o download sem o instalador

Software que transforma arquivos escaneados, PDFs e fotografias digitais em documentos possíveis de serem pesquisados e editados

Análise de Cristine Gleria Vecchi

ABBYY FineReaderé um aplicativo de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) que converte documentos impressos, em PDF e imagens em arquivos para edição em computador. O software de OCR analisa o documento como um todo e reconhece todos os elementos de sua estrutura, tais como texto, colunas, tabelas, cabeçalhos, rodapés, notas de rodapé, numeração de páginas e imagens. Em seguida, compara os dados com um conjunto de imagens padrão e apresenta o texto reconhecido.

Imagine que você tem um documento em papel e precisa editá-lo. Apenas escanear esse arquivo não fará com que ele se torne editável - será apenas criada uma imagem do documento. É ai que entram os programas de OCR, que destacam as letras na imagem, permitindo que você acesse e edite o conteúdo do documento original.

Principais ferramentas

Tela de opções iniciais do ABBYY FineReader

A interface do programa é bem organizada e permite a localização rápida das principais ferramentas do programa que estão divididas por abas localizadas à esquerda da tela.

  • Comum: como o próprio nome indica, neste menu estão localizadas as tarefas mais comuns que o programa desenvolve como a digitalização para arquivos do Microsoft Word, arquivar uma imagem ou PDF para Microsoft Word (envia a imagem para o Word, sendo possível escrever por cima da imagem, por exemplo), Digitalizar e salvar uma imagem ou um arquivo PDF pesquisável ou, ainda, enviar uma foto para o Word (que funciona, basicamente, como a segunda ferramenta).
  • Microsoft Word: nesta aba estão reunidas somente as ferramentas que criam documentos para serem editáveis no Microsoft Word.
  • Adobe PDF: ferramentas que permitem a criação de arquivos PDF pesquisáveis e editáveis (mesmo que o arquivo original, em PDF, esteja protegido).
  • Livro eletrônico: essa opção é muito interessante, principalmente com a popularização dos tablets. Você poderá digitalizar seus livros e arquivos e convertê-los para o formato EPUB, um padrão internacional para e-books.
  • Outro: nesta opção, é possível digitalizar arquivos (imagens, PDF) para outros formatos como XLS, PPT, RTF, entre outros.

Três funcionalidades muito úteis

Durante os testes, identificamos três ferramentas muito úteis para os usuários e que funcionaram perfeitamente: "Digitalizar para o Microsoft Word", "Arquivar PDF/Imagem para o Microsoft Word" e "Digitaliza para Searchable PDF".

A primeira permite que você escaneie um livro, por exemplo, e possa editá-lo sem precisar ficar digitando (e, nos testes, o programa reconheceu perfeitamente os caracteres - pelo menos no idioma português, o que muitos softwares semelhantes não fazem). A segunda é muito útil para quando você recebe um documento já em PDF e quer editá-lo: o programa transforma o arquivo em Word, mesmo que ele esteja protegido contra alterações.

Já a última opção é muito interessante, por exemplo, para quando você vai inserir um arquivo PDF na internet. Quando um arquivo PDF é criado, ele é convertido para como se fosse uma imagem da página. Dessa forma, quando o usuário faz uma pesquisa por uma palavra no arquivo, o programa leitor de PDF não consegue localizar, pois é um bloco integrado de texto. Ao utilizar essa ferramenta, você faz com que o leitor de PDF reconheça palavra por palavra, transformando seu arquivo em pesquisável.

Digitalize conteúdo de livros com a ferramenta

Uma alternativa ao scanner

Se você não tem um scanner para utilizar todas as funções que o programa possui, pode usar sua câmera digital. Como a tecnologia OCR permite a conversão de imagens para documentos editáveis e pesquisáveis, não há a necessidade que essa imagem seja gerada a partir de um scanner.

Imagine que você esteja, por exemplo, em uma biblioteca e que só haja um exemplar de um livro que você gostaria de ler em casa. Muitas bibliotecas não permitem a retirada de exemplares únicos, eles ficam somente no local para consulta. É ai que você pode tirar proveito do programa. Basta tirar fotos das páginas que gostaria de ler e, quando chegar em casa, transformar as imagens em arquivos do Word ou PDF! Simples assim.

Mas atenção, nos testes realizados tiramos fotos com e sem flash e a segunda opção funcionou melhor.

Roda em XP/Vista/7

Download ABBYY FineReader Professional Edition Clique para fazer o Download

Ou clique aqui para fazer o download sem o instalador

| URL curta

Comentários ()

Grátis para testar

Você poderá escanear 50 página no prazo de 15 dias. A licença pode ser adquirida por R$269,00. Mais informações no link de compra

Telas

Prós

  • Fornece suporte para 189 idiomas, o que garante reconhecimento mais preciso das palavras
  • Trabalha com arquivos PDF protegidos
  • O processo de conversão de dados é rápido

Contras

  • Versão de teste só salvar apenas uma página por vez
  • Há muitas etapas para ativar a versão completa do programa
  • Só tem acesso à ferramenta que reconhece texto em capturas de tela os usuários que registrarem o produto

Relacionados

SimpleOCR 3.5

Gratuito

Transforme textos escaneados e imagens em documentos editáveis no Microsoft Word com esta ferramenta OCR gratuita

Cuneiform OCR 12.0

Grátis para testar

Excelente solução para OCR

VueScan 9.4.49

Grátis para testar

Ferramenta que promete reviver até mesmo os scanners já não suportados pelos sistemas operacionais mais modernos

VueScan 9.4.49

Grátis para testar

Aproveite melhor o scanner em seu Linux, escaneando textos e imagens com alta qualidade, preservando a fidelidade das cores

Miraplacid Form Professional 2.3.1

Grátis para testar

Permite preencher formulários escaneados


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato