Wifislax 4.10.1

O Wifislax é uma compilação baseada na conhecida minidistro Slax, mas com foco em segurança e testes de penetração em redes WiFi

4.198 downloads
792,97 MB
Atualizado em

Download Wifislax

Desenvolvido para auditoria de segurança em redes WiFi para profissionais da área, essa é uma distro que possui várias ferramentas fáceis de entender e prontas para uso, sem necessidade de configurações complexas. Foi construído com intuito de funcionar no modo Live CD, poupando o profissional de instalações demoradas. Devido à facilidade de uso, também pode ser usado por usuários com perfis diversos, para teste da própria rede WiFi, por exemplo.

Análise de Ricardo

Para aumentar a segurança de qualquer sistema, você deve submetê-lo a testes de invasão para definir justamente os pontos fracos a serem corrigidos. Assim, tem-se real noção do quanto o sistema é seguro conhecendo suas vulnerabilidades. Mas não só os sistemas precisam passar por testes de tentativas de invasão. As redes, sobretudo WiFi, precisam ser testadas da mesma forma que os sistemas, verificando com isso os pontos fracos que devem ser consertados.

O que difere uma rede segura de outra sem segurança é a aplicação de regras e padrões, bem como de comportamento. Para garantir a segurança de uma rede WiFi, devem ser adotados o uso de protocolos seguros, senhas fortes e, principalmente, definir uma "validade" para as senhas, renovando-as num determinado intervalo de tempo, e essa é a parte comportamental.

As redes WiFi são vulneráveis justamente por estarem expostas, ou seja, não há cabos ou conexões físicas, apenas dados trafegados pelo ar através de ondas de rádio. O Wifislax é uma distro com foco em testes de segurança, com ferramentas pré-instaladas que permitem invadir redes WiFi com intuito de testar a segurança e apontar falhas. E tudo isso é feito via Live CD, sem necessidade de instalação.

Características

O Wifislax é uma customização baseada no Slackware, trazendo junto consigo uma coleção de utilitários projetados para executar várias tarefas de segurança e ligadas à área forense. Usando o kernel Linux 3.10.18 e baseado na versão 14.1 do SlackWare, ele possui uma base bastante atualizada de aplicações de pentest para uso imediato.

A palavra "pentest" deriva do inglês “Penetration Test” ou “Teste de penetração”, em tradução livre, e é o objetivo dessa distribuição. Voltada para profissionais que atuam na área de segurança e redes, possui as ferramentas necessárias para se efetuar um levantamento das vulnerabilidades existentes nas configurações malfeitas em ambientes ligados entre si.

A distro oferece suporte a diversos tipos de placa wireless atualmente no mercado, compatíveis através de módulos que permitem colocar o periférico em modo escuta (ou promíscuo) para eventual captura e quebra de senha. Também oferece drivers para adaptadores USB com chipset ralink e outros dongles comuns hoje em dia.

Como seu foco está em uso para testes, ele possui uma coleção considerável de ferramentas próprias desenvolvidas para isso, como a suíte aircrack, além de outros programas que facilitam o uso ou automatizam tarefas. O Wifislax é basicamente uma versão Slackware para o BlackTrack, embora esse último seja voltado a outros tipos de homologação de segurança.

Apesar do objetivo de uso da distro, ela também acompanha programas que não fazem parte do conjunto de ferramentas para segurança de redes, mas sim para uso cotidiano, como players de áudio e vídeo, navegador web, além de outros softwares que acompanham o Slax em sua versão original. E também é possível estender as funções do Wifislax através de pacotes XZM ou módulos pré-compilados que são fácies de instalar.

Pacotes XZM normalmente são construídos por usuários ou desenvolvedores do projeto que carregam vários softwares de uma vez, permitindo instalar conjuntos grandes de programas rapidamente. São vários os pacotes que podem ser obtidos através do fórum do Wifislax e distribuídos livremente. Para acessar o fórum, clique aqui.

Para aqueles que não estão muito familiarizados com ferramentas de auditoria, o site do projeto oferece um guia básico para dar os primeiros passos. No entanto, ele está em espanhol, o que também pode ser um impedimento para alguns. O guia pode ser acessado aqui, e possui uma versão portátil em PDF para download gratuitamente.

Se você estava procurando uma distribuição voltada exclusivamente para auditoria de redes WiFi, essa distro é para você. Com ambiente gráfico KDE, se torna fácil de usar mesmo por quem não está habituado a usar distribuições Linux. O vídeo abaixo mostra a versão 4.7, incluindo extras que podem ser instalados separadamente.

 

I cheated on my wife how many women cheat on husbands all wife cheat

Roda em X11/KDE

Download Wifislax
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Prós

  • Interface KDE, que facilita o uso por usuários não habituados a distros Linux
  • Possui diversas ferramentas prontas para uso forense
  • Permite a instalação de módulos independentes
  • Compatível com pacotes XZM, que instala vários programas de uma só vez

Contras

  • Se você encontrou um ponto negativo, nos avise, por favor, nos comentários

Relacionados

Vidalia 0.2.2.35

Gratuito

Navegue pela internet sem que detectem qual é o seu número de IP através do sistema de navegação Tor

Clean Disk Security 8.04

Grátis para testar

Tenha a certeza de que seus dados confidenciais foram apagados para sempre

Hide My Ass! Free Proxy

Gratuito

Navegação com privacidade, que não deixa rastros nem permite que sites ou administradores de rede detectem o seu IP

Invisible Browsing 7.5

Grátis para testar

Invisible Browsing mascara e esconde seu endereço IP, impedindo que qualquer computador possa te rastrear

GetPrivate 1.0.0.1

Gratuito

Garanta mais privacidade e segurança no acesso à internet e acesse sites que bloqueiam certas regiões com GetPrivate


}