f.lux 3.1

Adapte automaticamente o brilho de seu monitor conforme o horário do dia e aproveite melhor seu tempo em frente ao micro

3.195 downloads
547 KB
Atualizado em
Em português

Download f.lux

Está se sentido cansado? Os olhos pesam durante o dia e ficam ligados durante a noite?  Essa é uma ferramenta ideal para proporcionar uma boa noite de sono. Diminuindo as cores brilhantes do monitor, a ferramenta ameniza os danos na vista e tira um pouco do peso nas pálpebras

Análise de Rubens Haruo Eishima

Qual a relação entre passar horas na frente do computador e qualidade de vida? Muitos de nós temos que passar um bom tempo sentado na frente da máquina durante o trabalho, depois ao chegar em casa pegamos o Notebook e vamos conferir as atualizações dos amigos no Facebook, assistir um vídeo no YouTube, fazer algum trabalho importante da faculdade etc. Já parou para pensar quanto mal isso faz para sua saúde?

Tirando os clássicos problemas de postura e coluna, as vistas também sofrem muito com o uso excessivo do computador. É comum hoje em dia problemas de vista cansada, perturbações no sono e miopia. Para tentar amenizar os danos causados pelo computador existe o F.lux. A ferramenta visa melhorar a luz do computador e evitar assim o esforço excessivo das vistas.

Como funciona?

O conceito principal do software é “Luz melhor para seu computador”, mas não se engane: ao invés de apenas ajustar o brilho do monitor, o aplicativo funciona discretamente no background do sistema, ajustando automaticamente a temperatura da cor da sua tela. Parece complicado, mas é simples.  A ferramenta tenta ajustar a luz do computador com a luz natural do ambiente em que ele está incluso.

Morno a noite, e como a luz do sol durante o dia

Durante o dia a luminosidade é mais intensa, porém não incide de dentro para fora. Logo, a tela dos monitores precisam ser mais claras, possibilitando enxergar facilmente todo o conteúdo apresentado, sejam vídeos, textos ou ferramentas de edição. Já à noite, quando o sol se põe as luzes florescentes e incandescentes da casa são acesas, ajudando a iluminar o monitor, por isso ele pode se permitir emitir menos luz.

Como um computador comum não é capaz de identificar essas nuances de temperatura e luz, é o trabalho do F.lux fazê-lo.

Entendendo o processo

Para tirar total proveito da ferramenta é útil aprender alguns conceitos científicos.  A luz visível é feita de ondas de comprimentos diferentes, as quais os nossos olhos percebem como cor. Essas por sua vez podem ser representadas em uma escala de “temperatura” medida em Kelvin (K). Com o passar do dia, as temperaturas das cores mudam, basta pensar na diferença entre uma manhã limpa e brilhante, em comparação com o dourado do por do sol.

Os seres humanos evoluíram acompanhando os padrões da luz do dia, desenvolvendo assim um mecanismo biológico que aciona o sono e o despertar. Quando a luz começa a baixar durante a noite nossos corpos começam a produzir melatonina, também conhecida como “hormônio do sono”.

Quando a manhã se aproxima a luz do dia se torna um sinal para interromper a produção de melatonina, o que nos faz sentir-se alerta e despertos. Tudo funciona como um relógio ajustado com a natureza. O problema é que o estilo de vida do século 21 atrapalha essa relação.

A tela do computador (incluindo a de smartphones e tablets) emitem luzes na parte azul do espectro de luz. Isso não causa nenhum problema durante o dia, mas a noite, essa luz azul limita a produção de melatonina. Em termos leigos, a luz brilhante de seu laptop/iPhone/iPad estraga o ciclo de sono.

Instalação

Uma das vantagens do software é que ele é extremamente pequeno. Para baixa-lo, clique no botão de “Download” incluso nessa página. Como ele pesa menos de 1 MB o processo deve ser rápido. Assim que terminar dê um duplo clique no executável do programa e prossiga a instalação confirmando as permissões e clicando no botão “Agree”.

Não precisa se incomodar

A ferramenta é tão independente que só será necessário configurá-la uma única vez, feito isso ele funciona independentemente do usuário. Ao iniciar o software ele será automaticamente alojado na barra de sistema. Para ajustar as cores do monitor o software se integra ao Google Maps e utiliza suas coordenadas para identificar a hora em que o sol nasce e se põe.

O primeiro passo para utilizar a ferramenta é configurá-la. Para isso, clique no botão “Change Settings/Change”. Será exibida a janela “Where am I?”. Provavelmente o programa estará pré-configurado para um valor correspondente a América do Norte, logo é necessário reconfigurá-lo. Clique em “Locate...” e a ferramenta vai abrir uma nova janela do navegador já localizada no Google Maps.

No campo “Where are you now?” digite o nome do local em que se encontra e clique em “GO!”. Quando o local for encontrado ele vai dar as coordenadas corretas da onde você está. Copie os dados de latitude e longitude, em seguida cole-os no campo “Where am I?” na ferramenta e clique em “Ok”.

Agora, a cor do monitor vai ser alterada de acordo com a posição do sol. Com o cair da noite, as cores do monitor vão sendo alteradas, ficando semelhante a uma fotografia em tons de sépia. Desta maneira, a luz utilizada para iluminar o monitor será a ambiente e você não precisará forçar as vistas com as luzes azuis do monitor.

Um sossego para os olhos

Se você está se sentindo fatigado e com as vistas cansadas, vale a pena testar o aplicativo. Ao trocar as cores brilhantes, ele ameniza os danos causados pelo monitor e faz com que você possa descansar as vistas.

Outra vantagem do aplicativo é que ele é fácil de ser configurado, e uma vez que ele esteja pronto você nunca mais precisará alterar nenhuma propriedade.

abortion clinics in atlanta family guy abortion episode side effects of an abortion
free manufacturer coupons vueminder.com walgreens prints coupon codes

Roda em XP/Vista

Download f.lux
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Fácil de configurar
  • Sistema automático
  • Pesa pouco no sistema
  • Fica alocado na barra de sistema e não atrapalha o desempenho do computador
  • Integrado ao Google Maps

Contras

  • Não possui tradução

Relacionados

Image Resizer

Gratuito

Redimensiona vários arquivos ao mesmo tempo

Alky Windows Sidebar for XP

Gratuito

Possua a barra lateral do Vista no seu Windows XP ou Windows Server 2003

StandAlone Gadgets Pack

Gratuito

Adicione dez gadgets para sua área de trabalho com tema do Aero, contendo notícias do Google, data, hora e muito mais

Xirrus WiFi Monitor Gadget 1.2

Gratuito

Gadget para a barra lateral do Windows que monitora, encontra e mostra informações de pontos de rede wireless disponíveis

TrueTransparency 1.4.1

Gratuito

Deixe as janelas de seus programas com um visual mais moderno aplicando uma skin transparente como no Windows Vista


}