Puddletag 1.0.1-1

Use o Puddletag para adicionar tags aos seus arquivos digitais de música e adicione informação para ser lida pelos players

158 downloads
1,27 MB
Atualizado em

Download Puddletag

O programa oferece uma ferramenta para taguear arquivos de áudio de forma rápida por trabalhar em lote, ou seja, múltiplos arquivos de uma só vez automatizando tarefas que seriam de outra forma repetitiva e cansativa. O programa possui bastante variação de formas de tagueamento e, para quem já usou, se sentirá satisfeito. Mas é um pouco confuso para usuários novatos, embora tenha um funcionamento simples.

Análise de Ricardo

Não é difícil hoje em dia ter uma cópia dos CDs que você comprou e armazena no computador. Até aparelhos de som, TVs e DVD players fazem isso. E é mais vantajoso guardar em arquivos digitais no HD do que usar a mídia física que, devido ao formato, se limita somente a poucos aparelhos. Os arquivos digitais são pequenos, podem ser transportados em uma vasta gama de dispositivos e são compatíveis também com muitos aparelhos.

Mas ripar um CD nem sempre traz informações relevantes, nem mesmo o nome que, às vezes, fica num formato esquisito. Para corrigir isso, nada como uma ferramenta para edição de arquivos em lote, ou batch. Puddletag permite a você realizar operações em grupos de arquivos, como todas as músicas de um álbum, por exemplo. É possível renomear, adicionar TAGs com informações da música, álbum e artista, compatível com a grande maioria dos gadgets tocadores ou players de desktop.

Características

Na tentativa de preservar os CDs, que não possuem um tempo de vida tão grande, sujeitos a arranhões ou quebras, você pode salvá-los em formato digital para uso próprio. Isso garante que você nunca irá perder nem as músicas daquele álbum favorito, nem o CD. Guarde seus CDs e mantenha-os como novos.

Apesar de os CDs estarem caminhando a uma inevitável extinção, ainda assim, é possível que você tenha músicas baixadas de sites de bandas indie, ou até obras criadas por você com programas de mixagem, entre outros. No entanto, a maioria dos formatos digitais, suporta muito mais do que só o som armazenado. Há espaço para mais.

Conhecidos como TAGs, elas são informações armazenadas no próprio arquivo. Essas informações compreendem nome da banda, data do álbum, artistas envolvidos, número da faixa, título da canção, gênero musical e mais algumas informações extras, como comentários, letra completa da música ou nome do programa usado para a gravação da TAG.

Nas versões mais recentes de TAGs, como a ID3v2, você consegue até armazenar dentro do arquivo de áudio a capinha ou uma imagem da banda! Todas essas informações aparecem quando o arquivo é executado por um player compatível. No entanto, a maioria dos programas para reprodução de arquivos de áudio digitais são compatíveis com as TAGs.

Preencher esses dados em cada arquivo pode ser bastante trabalhoso. O Puddletag permite que se trabalhe com conjuntos de arquivos de uma só vez, replicando certas informações que se repetem. Por exemplo, todas as faixas de um mesmo álbum, ano, banda, são informações repetitivas. Basta selecionar os arquivos e reproduzir em todos essas informações.

O programa também permite renomeação em lote. O que significa que aquelas músicas ripadas de um CD, que ganharam uma data em vez de o nome da canção, podem ser corrigidas facilmente. O programa permite que se use as informações das TAGs para renomear os arquivos. O oposto também é verdadeiro, se precisa usar o nome da canção para preencher como informação de TAG.

Editar TAGs e arrumar todas as canções fica muito fácil com esse aplicativo. Adicione uma imagem de capa para faixas de um mesmo álbum. Os tocadores de smartphones, por exemplo, separam as canções por essas informações. Então, você pode deixar as informações iguais sobre álbum e artistas para elas serem apresentadas em uma mesma pasta.

As TAGs também são importantes para você encontrar canções do mesmo gênero, mesmo artista, independente de onde estejam, randomizar por discografias de um determinado ano, álbum etc. As opções são muitas e é comum encontrar essa função nos players atuais. Até mesmo para a capa das canções, o programa o ajuda a ser mais produtivo. Nada de ir no Google Imagens.

O programa pode fazer pesquisas usando Amazon Web (incluindo capa), Discogs (faz capa também!), MusicBrainz e FreeDB também é suportado. Esse recurso permite preencher as tags automaticamente, desde que os nomes dos arquivos correspondam aos originais dos álbuns. Todo o resto é preenchido, inclusive a capa com frente e verso, e tudo em lote para lhe poupar o máximo de tempo.

Apesar de ser óbvio para alguns, nem todos entendem que você também pode usar o programa para substituir informações que já existiam. Substitua informações incorretas e converta entre tipos diferentes de TAGs. Os formatos suportados: ID3v1, ID3v2 (mp3), MP4 (mp4, m4a etc.), VorbisComments (ogg, flac), Musepack (mpc), Monkey`s áudio (ape), e WavPack (wv).

Para traduzir o programa para o pt-BR, você pode obter o arquivo aqui. Se o arquivo abrir no navegador, não se assuste. Basta copiar e salvar num editor de texto simples, com o nome puddletag_pt_BR.qm. Depois, abra o gerenciador de arquivos no seu diretório pessoal (Home), selecione para mostrar arquivos ocultos e coloque o arquivo de tradução no diretório /.puddletag/translations.

Se a pasta translations não existir, crie. Reinicie o programa. A tradução não fica perfeita, com alguns termos em inglês, mas nada que impeça o entendimento e uso do programa.

married looking to cheat My wife cheated on me why do women cheat with married men
how to cheat on wife click cheater

Roda em X11/KDE/Gnome

Download Puddletag
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

O desenvolvedor aceita doações via PayPal

Telas

Prós

  • O programa possui muitos formatos para tagueamento rápido
  • Suporta os formatos de áudio mais usados e compatíveis com TAG`s
  • Trabalha em formato "planilha" para uma visualização facilitada

Contras

  • Não possui tradução para o idioma português do Brasil embutido no programa
  • Os ícones para as formas de tagueamento são um pouco confusos

Relacionados

TagScanner 6.0.5

Gratuito

Ferramenta multifunção para renomear arquivos MP3, OGG e MP+ utilizando as informações das TAGS ou vice-versa

Mp3tag 2.82

Gratuito

Mp3tag é um renomeador de arquivos baseados em informações de tag com suporte a banco de dados online

ID3 Intelligent Tagger 2.3

Gratuito

Edite ID3 Tags de arquivos MP3 Você poderá renomear arquivos de uma só vez escolhendo um diretório com seus MP3

Alter Tag 1.0

Gratuito

Visualizador e editor de tags ID3 de arquivos MP3, fácil de usar Altere e adicione dados como nome da música, artista e álbum

Audio MP3 ID3 Tag Editor 1.0

Grátis para testar

Editor de tags ID3 de arquivos MP3 bem completo que suporta as versões 1 e 2 da especificação ID3


}