Opera 20.0.1387.91

Opera é um navegador alternativo rápido e compatível com as principais tecnologias, cliente de e-mail, chats, torrent e mais

886.191 downloads
32,32 MB
Atualizado em
Em português

Download Opera Clique para fazer o Download

Pacote completo para navegar na Internet, abas agrupadas, copiar arquivos via torrent, enviar e receber e-mails, bater papo e muito mais, sem transformar o PC em uma carroça

Análise de Rafael Florindo Weiss

Você sabia que existe outro navegador que não seja o Google Chrome ou o Mozilla? Nem mesmo o Internet Explorer que vem com o seu Windows? Pois é, se você é usuário do Windows não deve saber muito bem da existência do Opera, mas ao menos quem usa computadores da grande empresa da maça mordida conhece muito bem esse navegador. Bom, para completar a informação, esse navegador já está na sua décima quinta atualização e com ela veio mostrar que tem muita força e pode sim entrar de vez no mercado para usuários de Windows, basta entender um pouco o seu funcionamento. O navegador em sí, possui um design gráfico muito interessante porém semelhante ao Google Chrome com uns leves toques de Mozzila, mas de qualquer forma, vamos analisar um pouco ele?

Mais abaixo vamos falar um pouco mais sobre a sua nova atualização e o que ele trouxe para seu mecanismo, mas no momento vamos nos ater as suas configurações simples e maneira de navegação. Já para começar eu sinto um grande prazer em ficar abrindo abas no navegador, acredite, se você usa algum outro vai sentir a diferença de demora para que as abas sejam abertas, basta clicar no “+” que fica em cima da barra de endereços e você vai ver que é bem rápido.

Downloads

Dentro de um navegador você começa todos os downloads possíveis do computador e claro que esses downloads devem muito bem organizados para que consultas posteriores sejam facilitadas e pensando nesse lado do conforto do usuário eu tive uma grande felicidade em abrir o controle de downloads do navegador. Além de mostrar todos os downloads que eu fiz, de uma forma simples a página que se abre traz consigo uma interface muito intuitiva, mudando um o conceito meio “quadrado” que os navegadores possuem. Você se sente em um aplicativo de última geração em que a parte gráfica está seguindo uma tendência minimalista e simplista, deixando de cara todas as opções necessárias e sem muitas explicações, beirando a objetividade. Eu usei a palavra beirando porque sempre vai ter uma coisa ou outra que vai deixar o usuário perdidinho no meio do caminho, mas de qualquer maneira, bons pontos para o Opera.

Histórico

O controle de história do navegador é igual o que citamos acima, do download, apresentando todo o conteúdo na parte central da página e logo ao lado mostrando que tipo de busca de histórico pode ser feita. Uma diferença importante desse estilo mostrado pelo navegador é a maneira de deixar as opções únicas, permitindo que o usuário possa fazer apenas a ação permitida da opção selecionada. Isso parece lógico, mas por exemplo, no Google Chrome, se você abre a aba de histórico da sua navegação, nas opções ao lado pode acessar outras partes importantes do navegador, como as extensões instaladas.

 

Intuitivo

Uma coisa não pode ser deixada para trás, o navegador é sim mais intuitivo do que os outros que temos no mercado. Ao entrar em cada opção e cada detalhes o usuário pode ver logo de cara se o lugar que está acessando é o certo para a operação desejada e se for, já pode executá-la facilmente. A interface que me deixou mais confortável para navegação foi a das extensões que podem ser instaladas no navegador, nela, você tem uma lista no estilo “metro”, lembram? Onde as coisas estão dentro de caixas quadradas e com informações diretas para informação da sua utilização. Depois que selecionou uma extensão para uso, nada de caixas para download ou boxes explicando o funcionamento dela, você é direcionado para uma página com as características completas da extensão e após começar a baixar uma barra de carregamento aparece para que você se mantenha informado do tempo que vai demorar.

Versão 15 e as suas atualizações

No intuito de ajudar mais ainda o usuário a encontrar as informações desejadas o Opera adicionou alguns pontos muito importantes dentro do seu navegador. O primeiro deles que podemos comentar de boca cheia é a opção “Stash” que fica marcada por um coração na hora que você abrir uma nova aba. Ela funciona como um histórico, mas muito mais configurável e também com deixas de multimídia, onde você pode executar acessos enquanto vê shots das páginas. A parte da configurações fica pelo que o usuário pode fazer, afinal, é você que vai adicionar as páginas nessa sessão, basta clicar no coração que fica no final da barra de endereços.

Depois que isso for feito, o navegador tira uma Shot do exato momento em que o “Stash” foi selecionado e manda para a página de “Stashs” que já foram salvos. Entre na sua lista de Stash e faça algumas seleções para você ver como fica. As janelas de apresentação para as páginas amadas ficam em um retângulo e preenchem o espaço do jeito que você quiser, basta ir descendo o “Scrool lock” do seu mouse para verificar tudo que foi adicionado.

A busca também foi melhorada com a nova versão, agora, você pode executar buscas diretamente da barra de endereços, mas tudo bem, sabemos que isso não é uma grande novidade para o mundo dos navegadores.

O Stash é uma ótima novidade, mas para os usuários antigos, o que vai mais assustar como diferença gritante é a interface do navegador, que como citado acima, ela está mais simplista e deixa com que o usuário se sinta muito a vontade para a navegação nos seus sites favoritos.

Brincando com o Mouse

Uma das opções mais legais do navegador é o comando da página por gestos feitos pelo mouse, isso mesmo, você vai brincar de Minority Report no seu Mouse Pad. Entre nas configurações e habilite a opção de gestos de mouse, depois disso, basta clicar com o botão direito, segurar, arrasta para um lado e solta, a ação está feita e a reação vai aparecer na tela. Se você quer saber sobre todos os gestos que podem ser feitos com o mouse, basta clicar em "Saiba mais" ao lado da caixa de marcação da opção dos gestos.

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

Download Opera Clique para fazer o Download
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Integra diversos serviços ao navegador
  • Apesar dos recursos visuais, não exige um computador de última geração
  • A barra de abas pode exibir miniaturas e recarregar páginas fechadas
  • Agrupamento de abas
  • Botão para acesso rápido de guias fechadas

Contras

  • Apresenta incompatibilidade com algumas páginas
  • Visual do programa não se integra com o do sistema operacional
  • A variedade de complementos é menor que a do Firefox e do Chrome

Relacionados

Internet Explorer 8

Gratuito

Internet Explorer 8 em português, com visual mais atraente que o das versões anteriores e a promessa de ser mais seguro

Mozilla Firefox 28 28.0

Gratuito

Confira a nova versão do navegador Mozilla Firefox, que conta com novos recursos para chats sociais e segurança ao plugin Java

Google Chrome 34 34.0.1847.116

Gratuito

Nesta versão o navegador chega com o recurso de notificações aprimorado, que funciona inclusive quando o browser está fechado

Internet Explorer 9 9.0.8112.16421

Gratuito

O Internet Explorer 9 chega à sua versão final com uma série de ajustes para voltar com tudo na batalha dos navegadores

Mozilla Firefox 4 4.0.1

Gratuito

O Mozilla Firefox 4 traz um visual mais limpo, maior velocidade durante a navegação e suporte aos padrões atuais da Web

© Copyright 1998-2014 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato