Micropolis 1.0

Monte sua cidade nesse game que lembra o clássico Sim City, tente ficar rico e tome cuidado para não ficar no vermelho

662 downloads
8 KB
Atualizado em

Micropolis é um ótimo jogo para passar o tempo e para quem gosta de games de administração e construção, principalmente para quem é fã dos primeiros e clássicos jogos de Sim City. Seu maior defeito é não possuir muitas ferramentas de construção e nem interação com outros jogadores online.

Análise de Bruno Iacona de Bello

No mundo dos jogos de videogame, existem muitas categorias para se encaixar em um jogo: ação, aventura, puzzle etc. Porém, existe uma delas que causa grande discordância entre os especialistas em jogos: os games de simulação. Jogos como "The Sims" e "Sim City" possuem uma estrutura diferente de game, com objetivos pouco claros (ou simplesmente sem objetivos) e que simulam alguma coisa (a sua vida, a sua cidade etc.), por isso muitos não os consideram como jogos.

Desses games de simulação, "Sim City" é um jogo que tem uma longa história. O objetivo do game, se você ainda não sabe, é administrar uma cidade. Você é uma espécie de prefeito eterno da cidade, que pode viver quantos anos forem necessários, e pode desenvolver a sua cidade aumentando a quantidade de casas, comércio, fábricas, ruas e muitas outras coisas. Seu objetivo é sempre ficar no azul e não falir a cidade, ao mesmo tempo em que cresce e a torna em um lugar bom, limpo, seguro, saudável e desenvolvido. Hoje, os jogos dessa franquia são muito desenvolvidos, com gráficos de última geração e muitas opções para gerenciar a cidade. Isso é divertido, mas infelizmente muitos fãs das primeiras versões do jogo sentem falta da simplicidade que eles possuíam e os jogadores não acostumados com esse tipo de simulação podem encontrar dificuldades em administrar tantas opções de game.

Pensando nisso, foi lançado Micropolis, um game de simulação de cidades e que é muito parecido com o primeiro Sim City. É uma ótima forma de fazer com que os jogadores das antigas gerações possam sentir uma ótima nostalgia com esse tipo de jogo. E os novos usuários podem saber como eram os primeiros joguinhos de simulação de cidades.

Iniciando seu jogo

Esse jogo não requer instalação. Basta extrair o arquivo da pasta que você baixou e começar a jogar. Logo de início, aparecerá um quadro com o desenho de um mapa. É preciso ficar atento, pois esse é o desenho da sua cidade. A parte marrom indica os terrenos simples, a verde são as árvores (se derrubadas, você pode construir por cima da região onde elas estavam com a opção "Auto Bulldoze") e a parte azul são as águas, que não podem ser aterradas. Por isso, escolha com atenção e cuidado para não jogar em um mapa com muita água e que atrapalhe o desenvolvimento da sua cidade.

Caso goste do mapa, basta apertar o botão "Play This Map". Se não gostar, clique em "Next Map" para ver outro mapa. O botão "Previous Map" mostra locais que já apareceram, mas não foram escolhidas (o que permite que você volte, caso se arrependa). Junto com essa tela, também há a opção de início de jogo. Selecione se quer jogar no modo fácil, médio ou difícil ("Easy", "Medium" ou "Hard"). E, caso você tenha um jogo salvo, clique em "Load City" para escolher o seu arquivo anterior do game.

Parece simples, mas só parece

Esse jogo pode possuir gráficos simples, mas sua complexidade é grande. Existem muitas opções de administração do jogo, por isso vamos listar o básico aqui. Assim que você começar o seu game, verá seis opções na barra de menu. A última ("Help") não serve para nada durante o jogo, mas as outras cinco barras são importantes para que você possa se divertir como achar melhor. Veja a seguir um pouco mais sobre cada uma delas:

A primeira opção é "Game". Ele serve para você criar uma nova cidade ("New City"), carregar um jogo salvo ("Load City"), salvar o game atual ("Save City") e salvar o jogo atual com outro nome ("Save City as..."). Além disso, é aqui que você encontra a opção "Exit", usada para sair do jogo. Tirando as opções para salvar o jogo, todas as outras quando solicitadas, serão executadas somente após você responder se deseja salvar o status atual da sua cidade. Assim você não corre o risco de perder a sua cidade antes de mudar de jogo.

Na barra "Options" você encontrará algumas opções básicas para o jogo, além de definir a dificuldade do game atual. Caso queira dificultar ou facilitar o jogo, é aqui que será feita essa mudança. A primeira opção é "Difficulty" e, como o nome já diz, altera a dificuldade entre Fácil (Easy), Médio (Medium) e Difícil (Hard). Os outros botões servem apenas para habilitar ou desabilitar algumas funções do game. Eles são os botões de orçamento automático (Auto Budget), utilizar a ferramenta de escavadeira automaticamente sempre que precisar ("Auto Bulldoze"), permitir desastres naturais ("Disasters") e rodar som ("Sound"). É aconselhável deixar a ferramenta "Auto Bulldoze" sempre habilitada, para você não perder tempo derrubando árvores antes de construir algo na cidade. E aconselhamos também a nunca deixar o orçamento automático (Auto Budget) habilitado, para que você possa administrar a cidade em caso de uma necessidade maior.

A barra "Disasters" controla os desastres do game. Ela funciona mesmo que a opção "Disasters" esteja desabilitada da aba "Options". Isso porque, nessa aba própria, o desastre acontece automaticamente após a sua escolha. E você decide o que vai acontecer. Por que fazer isso? Bom, porque pode ser divertido para alguns jogadores e o resultado catastrófico pode ser um desafio para quem queira reconstruir a cidade.

As opções de desastre são: colocar um monstro da cidade ("Monster"), jogar fogo ("Fire"), causar enchentes ("Flood"), explosão da usina nuclear ("Meltdown"), criar um tornado arrasador ("Tornado") ou causar um enorme terremoto ("Earthquake"). Veja abaixo o rastro de destruição deixado pelo monstro (que parece uma lagartixa laranja):

Aqui, os efeitos de um terremoto (enquanto o monstro continua sua destruição básica):

A quarta opção importante da barra de menu é a velocidade do jogo, marcada como "Speed". Nela, você vai controlar o tempo todo se deseja jogar em uma velocidade Muito Rápida ("Super Fast"), Rápida ("Fast"), Normal ("Normal"), Lenta ("Slow") ou Pausada ("Paused"). É importante ter esse controle para que você não perca algumas oportunidades do jogo. Por exemplo: caso você faça uma grande mudança na cidade, é aconselhável parar o jogo (Paused) até que você arrume tudo.

Depois de feitas as mudanças, você pode deixar em "Slow" caso queira acompanhar o desdobramento de suas decisões com cautela ou em "Normal" para deixar o jogo correr sem problemas. Colocar em `Modo Rápido` só é aconselhável, caso você deseje ficar um bom tempo sem mexer em sua cidade. O `Modo Mais Rápido` (Super Fast) faz passar um ano na cidade em cerca de três segundos, por isso só aconselhamos você a usar esse modo se desejar pular um ano do jogo sem alteração alguma no orçamento.

A última opção é "Windows". Ela possui três opções: "Budget", "Evaluation" e "Graph". Cada uma delas abre uma área na parte inferior do game que mostra informações sobre o andamento da sua cidade.

A primeira das janelas, "Budget", revela o orçamento que você possui. Ela é cheia de informações que vamos detalhar a seguir:

A primeira área, "Tax Revenue", é a sua receita anual em cima das taxas cobradas. Você pode não cobrar nada (deixar em 0) e chegar até 20. Lembre-se: quanto maior for o valor das taxas, mais você ganha, porém menos pessoas vão querer morar na sua cidade.

A segunda área da janela possui três janelinhas que podem ser alteradas. São os fundos de investimento em transporte (primeira janela), polícia (segunda janela) e bombeiros (terceira janela). É preciso deixar o suficiente para que os serviços funcionem bem, porém baixo o suficiente para que não lhe dê prejuízo. Zerar a taxa de transportes, por exemplo, acarreta na destruição das vias de transporte. Mas deixá-las no máximo pode ser desnecessário e você perderá dinheiro.

A terceira área mostra as suas despesas diversas no final do ano atual e quanto foram no final do ano anterior (não se assuste, o game começa em 1900). O mais importante nessa parte é a última linha, "Cash, end of year". Ela vai mostrar quanto dinheiro você terá para o ano seguinte. Se for mais do que no ano anterior, significa que a cidade está progredindo financeiramente. Se estiver menor, cuidado, pois ela pode falir se continuar seguindo esse rumo.

Por fim, você pode selecionar a opção "Auto Budget" para que as taxas do jogo e a administração financeira ocorram de forma automática (não recomendado) e "Pause Game", para que você possa alterar a cidade o quanto quiser antes de iniciar o novo ano. O botão "Continue With These Figures" é como um grande "OK" para a sua situação financeira atual e o botão "Reset to Original Figures" anula qualquer mudança que você tenha feito na janela, uma espécie de "Cancelar".

As outras duas janelas são mais simples. "Evaluation" mostra a avaliação que os cidadãos da cidade estão fazendo a respeito de você e algumas estatísticas da cidade:

Do lado esquerdo, é possível ler a opinião pública da cidade. São duas perguntas. A primeira é "O prefeito está fazendo um bom trabalho?" e você pode ver se a porcentagem de pessoas que responderam "Sim" é maior do que as que disseram "Não". A outra pergunta é "Qual é o maior problema da cidade?" e as opções são: Impostos ("Taxes"), Custo de Moradia ("Housing Costs"), Poluição ("Pollution") e Tráfego ("Traffic"). Mais uma vez, veja a porcentagem das respostas para ver onde será o seu foco nas melhorias da cidade.

A parte da direita da janela mostra estatísticas simples da cidade (população, quantas pessoas foram para a cidade no último ano, nível do jogo etc.). Para fechar a janela, clique em "Dismiss Evaluation".

Por fim, a opção "Graph" mostra um gráfico sobre a sua cidade com o passar dos anos. Você pode ver o quanto cresceu a poluição, dinheiro em caixa, criminalidade, indústria e comércio. Clique em cada um dos ícones para filtrar os gráficos ou mudar a tabela para ver os últimos 10 anos ou os últimos 120 anos.

Que comecem as obras!

Chegou a hora de usar as ferramentas de construção do jogo para criar a sua cidade. Nesse ponto podemos fazer uma crítica: infelizmente há pouca variedade de construção. Mesmo assim, nada impede que você faça uma cidade extremamente bonita e bem feita! Veja abaixo a imagem das ferramentas e a utilidade de cada uma, na ordem horizontal, da esquerda para a direita.

  • Escavadeira: derruba árvores para liberar a região para construção e também é responsável por demolir prédios, asfalto e qualquer outro item que você não queira mais. Ao habiltar a opção "Auto Bulldoze", você não precisa selecionar a escavadeira para destruir árvores ou lixo, basta construir por cima deles. A demolição não é gratuita, por isso não abuse;
  • Poste de luz: leva energia das usinas para outros locais. É preciso sempre ligar um poste de luz a um local para levar energia a ele para que comece a funcionar. A energia funciona como uma grande linha: basta ligar em um objeto para que ele funcione. Se você ligar um objeto a um outro que já está com energia, este último também fica energizado. O poste de luz não precisa sair da usina, basta que esteja ligado a uma zona com energia;
  • Parques: enfeitam a cidade e dão mais qualidade de vida aos moradores. São úteis para combater a poluição;
  • Asfalto: os carros só vão andar onde houver asfalto, por isso crie ruas ao redor de tudo o que puder. Deixe também uma verba para o asfalto, caso contrário, ele vai começar a ser destruído e você precisará repor a parte quebrada;
  • Trilhos: passam trens. Eles são um meio de transporte alternativo e lhe ajudam em cidades com muitas pessoas e carros;
  • Residências: nas áreas onde você construir residências, poderão ser erguidas casas. Não se confunda: você não constrói casas, apenas permite que elas sejam construídas ali;
  • Comércio: funciona da mesma forma que a residência: são zonas para a criação de uma área comercial. Muito útil para aumentar a verba da sua cidade e deixar o dinheiro em circulação;
  • Indústria: da mesma forma que os dois anteriores, essa ferramenta permite que sejam construídas indústrias nas áreas selecionadas. Elas trazem muito dinheiro para a cidade, mas poluem muito, desvalorizam a área ao redor e aumentam a criminalidade;
  • Bombeiros: previnem incêndios na cidade. Coloque-os em posições estratégicas (espaçadas entre si) para que cubram a área toda e não deixem uma zona de perigo;
  • Dúvida: uma ferramenta que funciona como indicador. Clique nele e depois na área selecionada para ver se ali há criminalidade alta, valor das casas etc;
  • Polícia: protege a cidade e evita crimes. Coloque-os em áreas estratégicas do jogo para diminuir a criminalidade e deixar os cidadãos mais felizes;
  • Usina Elétrica: produz toda a energia para a cidade. É mais barata que a nuclear e também polui menos, mas tem menos potência. É preciso criar várias quando a cidade ficar maior;
  • Usina Nuclear: produz energia para a cidade. É mais cara e faz mais poluição que a usina elétrica, porém é mais potente. Você precisará de poucas para dar conta de toda a cidade;
  • Estádio: área de diversão da cidade, com a função parecida com a dos parques, só que em maior escala;
  • Marina: permite que você tenha navios na sua cidade para turismo e comércio. É preciso colocar a marina perto de uma região com muita água, de preferência em rios ou oceanos;
  • Aeroporto: permite que sua cidade tenha aviões para o turismo e comércio.

Você é o administrador

Depois de iniciar a sua cidade (lembre-se de começar pequeno e construir aos poucos), chegou o momento de gerenciar a sua obra de arte urbana ou ela poderá afundar mais cedo do que imagina. Para começar, dê uma olhada abaixo e veja como é a tela do jogo. Repare que a cidade toda está em um quadrado menor do lado esquerdo e o foco maior da construção aparece em grande escala do lado direito. Entre os dois, há diversas ferramentas de construção, já mencionadas anteriormente.

Vamos primeiro dar uma olhada na parte que fica em cima da janela menor, de toda a cidade:

Essa é a área de informações básicas e rápidas do jogo. Do lado esquerdo, é possível ver a taxa de crescimento da sua população residencial ("R", em verde), comercial ("C", em azul) e industrial ("I", em amarelo). É importante manter o crescimento sempre positivo. Já do lado direito, podemos ver a data ("Date") em que você está (o jogo começa em 1900), a quantidade de dinheiro que você possui ("Founds") e a quantidade de população ("Population"). A informação mais à direita é referente ao nome da ferramenta que você está usando e o custo dela.

Um pouco abaixo dessa área, na tela que mostra o mapa ampliado, existem dois botões: "Zones" e "Overlays". Eles servem para você ter informações sobre as diferentes áreas da sua cidade. Clicando em "Zones", você poderá escolher se deseja ver nesse minimapa todas as zonas da cidade ("All"), somente as áreas residenciais ("Residential"), comerciais ("Commercial"), industriais ("Industrial") ou apenas os meios de transporte ("Transportation").

Já o outro botão, "Overlays", mostra informações importantes sobre a cidade. Para cada opção, você verá o que funciona bem na sua cidade e onde. Por exemplo: se você clicar em "Fire Coverage", verá a área de cobertura dos bombeiros e onde está em falta, que merece maior atenção. Já "Pollution" mostrará as áreas com o maior índice de poluição. Assim, você pode trabalhar para dar a cada região o que ela mais precisa.

As ferramentas de indicação dessa janela são:

  • Densidade da população ("Population Density");
  • Taxa de crescimento ("Rate of Growth");
  • Valor da terra ("Land Value");
  • Taxa de criminalidade ("Crime Rate");
  • Poluição ("Pollution");
  • Densidade do tráfego ("Traffic Density");
  • Energia ("Power Grid");
  • Cobertura dos bombeiros ("Fire Coverage");
  • Cobertura da polícia ("Police Coverage").

Agora vamos dar uma olhada em outro ponto da tela. Abaixo, podemos ver a imagem de um quadrado pequeno que fica no canto inferior esquerdo:

Essa pequena janela mostra uma área da cidade e fornece informações sobre a cidade. A imagem acima, por exemplo, mostra a área indicada após a ferramenta de dúvida ter sido usada e clicada nessa área. Assim, podemos ver qual é o tipo de zona ("Zone") para saber se é residencial, comercial ou industrial. Também vemos a densidade ("Density"), valor do terreno ("Value"), criminalidade ("Crime"), poluição ("Pollution") e velocidade de crescimento ("Growth"). Tendo essas informações, você pode melhorar a área, criando parques, investindo em segurança etc.

A imagem abaixo é outro exemplo que pode aparecer nessa janela de informações:

Na imagem acima, ela mostra que um acidente (no caso, um terremoto) destruiu a cidade e colocou fogo na região. Ele alerta para o que você deve fazer. Então funciona não somente como uma janela de alerta, mas de dicas também.

facts about hiv and aids hiv and aids treatment early signs of hiv in women

Roda em XP/Vista/7/8

| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Simples, porém com variedade de opções de administração

Contras

  • Poucas ferramentas de construção

Relacionados

Simutrans 111.3.1

Gratuito

Gerencie a economia e o transporte de uma cidade, ao melhor estilo SimCity

Mobility 3.00

Grátis para testar

Gosta de SimCity 4000? Então você vai gostar deste

SimCity Sociedades

Grátis para testar

A referência em games de sociedade está de volta, com mais diversão e mais complexo e divertido para você

City Life 2008

Grátis para testar

Criador de cidades estilo Simcity que chega à versão 2008 com várias novidades na construção e gerenciamento de cidades

Open City 0.0.6.2

Gratuito

Projeto de jogo de simulação de cidade tridimensional escrito em C++ com OpenGL e SDL