IObit Protected Folder 1.3

Utilize esse pequeno aplicativo para esconder arquivos e diretórios salvos em seu computador e evite bisbilhoteiros

2.809 downloads
3,06 MB
Atualizado em

Com essa ferramenta, você consegue proteger conteúdos salvos em sua máquina evitando que outras pessoas alterem suas pastas e arquivos pessoais. Entretanto, ela  não funciona em Modo de segurança, logo qualquer um que inicie  a máquina dessa maneira  pode acessar os dados protegidos com facilidade.

Análise de Magno Junior Silva Mesquita

Quando o assunto é proteção de arquivos importantes, há dois métodos muito confiáveis: encriptação e esteganografia. O primeiro consiste em esconder o conteúdo real e transformá-lo em dados ilegíveis, já o segundo possibilita camuflar informações dentro de outras. Entretanto, se você não quiser utilizar nenhuma das duas maneiras, há outro  método para proteger seus dados: o bloqueamento de pastas e arquivos.

Agora, se você for um usuário extremamente precavido e nenhum dos métodos citados acima lhe agrada, então o IObit Protected Folder pode ajudar. A ferramenta permite que você esconda arquivos e pastas e negue o acesso de leitura e escrita a elas. Uma vez que o conteúdo esteja protegido pelo aplicativo, uma senha – a qual você deve configurar na primeira vez que executar o programa – é requerida para desprotegê-lo.

Quando você criar a senha, assegure-se de nunca esquecê-la, pois ela é irrecuperável.

Instalação

Não há muito segredo para instalar o software na máquina, embora o processo necessite de um pouco de cuidado. Clique no botão de download incluso nesta página e escolha um local para salvar o arquivo. Durante a instalação, o software oferece a inclusão de diversos complementos. Você não é obrigado à aceitá-los  e isso não afeta o desempenho do software.

A versão de teste do programa pode ser usada durante 20 dias e, se você aprovou suas funcionalidades, pode comprar uma licença e continuar usufruindo dele.

Como funciona?

A ferramenta funciona como um cofre de segurança. Com ele, você pode armazenar arquivos e pastas que deseja esconder e não permitir que nenhum bisbilhoteiro acesse, leia ou modifique o conteúdo original.

Como foi dito anteriormente, logo que o aplicativo for iniciado pela primeira vez, ele pedirá que você cadastre uma senha. Caso queira, é possível utilizar uma dica para facilitar a memorização ou lembrança da palavra-chave. É possível trocar a senha cadastrada navegando até as opções do aplicativo.

É muito importante que você se lembre da senha, pois sem ela não é possível desbloquear os arquivos. Além disso, não é possível recuperá-la, apenas cadastrar uma nova.

Para proteger arquivos e pastas não é nada difícil, basta puxar e soltar o conteúdo desejado na interface do aplicativo. Feito isso, o software automaticamente vai esconder e bloquear a pasta. Você pode acessar o conteúdo do diretório a partir do próprio programa,  para isso dê um duplo clique nele.

Caso você queira agilizar as coisas, clique no botão “Add” e crie uma lista com arquivos e diretórios que deseja esconder. Clique nos botões “Add>>” e “Remove<<” para gerenciar o conteúdo da listagem e por fim pressione “Ok”.

Para desbloquear arquivos através do software, basta que você selecione um determinado conteúdo e clique no botão “Unlock”.

Configurações

Clique no botão “Options” para acessar as configurações do software. Em “Lock Options”, é possível definir se os arquivos/diretórios devem ser escondidos (invisível no Explorer), bloqueados para leitura (não é possível executá-los, copiá-los ou lê-los) ou bloqueados para escrita (não é possível movê-los, deletá-los ou modificá-los).

Alguns arquivos de sistema não devem ser protegidos, uma vez que eles podem causar erros caso o Windows não possa acessá-los. Para evitar isso, há uma lista de arquivos e pastas inclusos na “Exclude List” (Lista de exclusão). Você pode adicionar outros diretórios nessa lista, assim como editar seu conteúdo. Para voltar às configurações originais, basta clicar no botão “Recommended”.

Em “User interface”, você pode alterar os efeitos do programa e trocar a língua-padrão, sendo que o português brasileiro também está disponível.

O que os olhos não veem...

Apesar de cumprir o que promete, a ferramenta possui uma falha grave, pois basta que qualquer pessoa faça o boot no  sistema em Modo de Segurança para visualizar o conteúdo protegido. Logo, o sistema é pouco eficaz.

Além disso, não  há um método para proteção ou desbloqueio temporário, você só pode bloquear ou desproteger um item definitivamente. Também não há um modo rápido para protegê-los ; caso você desbloqueie um documento,  terá que incluí-lo no programa para escondê-lo novamente.

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

| URL curta

Comentários ()

Grátis para testar

A versão de teste do programa pode ser usada durante 20 dias, se você aprovou suas funcionalidades pode comprar uma licença e continuar usufruindo dele.

Telas

Prós

  • Permite que você esconda arquivos e pastas
  • Nega o acesso de escrita e leitura de arquivos
  • Três aspectos de proteção
  • Utiliza dica de senha para ajudar você a recordá-la
  • Suporte ao sistema de puxar e soltar

Contras

  • Sem função para desbloqueio temporário
  • Possui muitos bloatwares
  • Não funciona no Modo de Segurança

Relacionados

Vidalia 0.2.2.35

Gratuito

Navegue pela internet sem que detectem qual é o seu número de IP através do sistema de navegação Tor

GetPrivate 1.0.0.1

Gratuito

Garanta mais privacidade e segurança no acesso à internet e acesse sites que bloqueiam certas regiões com GetPrivate

Clean Disk Security 8.04

Grátis para testar

Tenha a certeza de que seus dados confidenciais foram apagados para sempre

Hide My Ass! Free Proxy

Gratuito

Navegação com privacidade, que não deixa rastros nem permite que sites ou administradores de rede detectem o seu IP

Invisible Browsing 7.5

Grátis para testar

Invisible Browsing mascara e esconde seu endereço IP, impedindo que qualquer computador possa te rastrear