Gnome Cupertino 2.1.5

Popular tema para Gnome que modifica a aparência de janelas e estilo de cores dando um visual elegante ao sistema

286 downloads
778 KB
Atualizado em

Download Gnome Cupertino

O Gnome Cupertino é tão bom quanto o Adwaita Cupertino para as versões anteriores do Gnome. O tema é bem completo, mudando vários detalhes da interface deixando o sistema com uma aparência moderna. Mesmo estando completo, você pode criar variações com outras bordas de janela, por exemplo.

Análise de Ricardo

Uma das características mais marcantes de sistemas Linux talvez seja sua capacidade de personalização, inerente desde a raiz [ou kernel] do sistema. A possibilidade de fazer inúmeras mudanças na interface foi um dos grandes argumentos para quem defendia e ainda defende o sistema do pinguim. No entanto, com a entrada do Unity no Ubuntu, e as mudanças do Gnome 3, essa capacidade se perdeu um pouco.

Gnome Cupertino foi criado para suprir em parte essa pequena deficiência das distros modernas, que é a maior dificuldade da personalização. Ele fornece as mudanças de janela, esquemas de cores e botões, além das bordas das janelas. Usuários novos também não estão acostumados e não sabem como podem modificar a aparência do sistema, aceitando o tema padrão da distro da forma como veio "de fábrica".

O tema se integra bem ao sistema possuindo engine própria e dá ao sistema uma aparência que lembra o Mac OS X, com cores "herdadas" do Snow Leopard e Lion. Os botões nas bordas da janela (botões de ação para fechar, minimizar e maximizar) são semelhantes aos botões do sistema da Apple. Ele é gratuito e licenciado sob a GPL.

Adwaita Cupertino renovado!

Para quem já tem algum tempo de estrada em distros com Gnome desde a versão 2, já deve ter em algum momento feito uso do tema Adwaita, que ainda é bastante popular devido a mudanças visuais bem acabadas denotando um cuidado do desenvolvedor.

Além de deixar o visual de muita distro Linux mais moderna, era adotado devido a sua facilidade e por ser um tema bastante completo, substituindo muito dos pormenores customizáveis da interface gráfica. O próprio Ubuntu utiliza uma variante do tema instalado por padrão.

No entanto, a Adwaita só é compatível até o Gnome 3.4, não funcionando mais na versão 3.6. O desenvolvedor do tema então, criou a versão para Gnome 3.6 e, também focando as distros atuais, suportando também o Unity do Ubuntu ou o Cinnamon do Linux Mint.

O nome dessa herança é o Gnome Cupertino, criado para funcionar nas versões mais atuais do Gnome e também possui uma engine própria e diferente da usada na Adwaita. E claro, você ainda pode fazer combinações do tema com outros da sua escolha.

Basta ter instalado a ferramenta Gnome-Tweak-Tool, presente nas distros com Gnome (basta procurar nos repositórios de sua distro), ou no caso do Ubuntu ou Linux Mint o Ubuntu-tweak e soltar a imaginação. Apesar de mais trabalhoso o processo, ainda é possível personalizar as distros modernas.

Como instalar o tema?

Há duas formas de instalar o tema, que permite instalar para todos os usuários do PC ou somente para você. Para instalar para todos os usuários será necessário usar poderes de superusuário (root). Vamos explicar as duas formas.

O pacote contém o mesmo tema, apenas com a variação de cor para o verde em um deles, compatível com o Unity do Ubuntu, com o Cinnamon do Linux Mint e com o Gnome-Shell do Gnome 3.6 puro. Escolha apenas o pacote que você precisa usar para cada uma das interfaces que você usa.

Sem root e somente para você

Abra o Nautilus, que é o gerenciador de arquivos padrão. No seu diretório pessoal, pressione CTRL+H para mostrar os arquivos ocultos (são arquivos com um ponto "." antes do nome).

Procure o diretório .themes ou, se não houver um, crie, não esquecendo o ponto "." antes do nome.

Descompacte o pacote do Gnome Cupertino e mova os arquivos/pastas para esse diretório. Pronto, já estará disponível para você selecionar nos programas citados mais acima para gerenciar temas.

Disponibilizando o tema para todos os usuários

Para realizar essa tarefa, será necessário o uso do root. Pressione as teclas ALT+F2, e digite gksu nautilus para abrir o gerenciador de arquivos em modo root. Digite sua senha na tela que aparecer. Importante: Para que isso funcione, você tem que estar no grupo `sudo`, ou seja, ser um administrador e não um usuário comum.

Após abrir o gerenciador em modo root, você poderá copiar os arquivos/pastas de tema para o diretório de temas do sistema. Navegue até a pasta usr/share/theme e copie os arquivos descompactados do pacote Gnome Cupertino que você baixou. O sistema já irá reconhecer os temas e você poderá fazer a escolha por qualquer um dos programas sugeridos mais acima.

 

Adwaita
Adwaita
Além de deixar muita distribuição Linux
abortion clinics in baltimore md site medication pregnancy

Roda em X11/Gnome

Download Gnome Cupertino
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Cores bem equilibradas em tons de cinza
  • Possui versão para Linux Mint e Unity do Ubuntu

Contras

  • Traz botões do Mac OS nas janelas, o que quebra um pouco a harmonia do tema

Relacionados

Windows 7 for XP

Gratuito

Deixe o seu Windows XP com o visual inovador das versões de desenvolvimento do Windows 7, a próxima versão do sistema

UXTheme Multi-Patcher 14.2

Gratuito

Permita que os cansados Windows XP e 2003 ganhem uma cara nova com este pacote de compatibilidade

Magentic 1.31 Build 955

Gratuito

Mais de 1000 wallpapers e screensavers gratuitos em apenas um arquivo

Radium Vista Pack

Gratuito

Deixe seu Windows parecido com o Vista

Brasillinux Eye (GDM Theme) 1

Gratuito

Tema GDM feito para diferenciar o login no gnome dos demais usuários Tenha na hora do login uma imagem forte


}