Google+

Compartilhe conteúdo, faça novas amizades e compareça em hangouts, na principal rede social do Google

662 downloads
74 KB
Atualizado em
Em português

Download Google+

A rede social, que na verdade é mais um integrador dos serviços da gigante de buscas, possui muitos recursos interessantes que a destacam. Não deve em nada ao seu concorrente Facebook e, em muitos aspectos, é bastante superior. Com vários efeitos visuais deslizantes, lembrando cartões, torna a experiência de usar a rede bastante agradável. Ainda não possui tantos usuários quanto seu concorrente, mas os números estão subindo aos poucos.

Análise de Ricardo

Uma das coisas mais importantes para o ser humano é o relacionamento que há com o próximo: o relacionamento social. O homem só conseguiu realizar grandes feitos quando se juntou em sociedades cada vez maiores, e dividiu e distribuiu as tarefas. Com a tecnologia e o advento da internet, isso possibilitou expandir a um nível incrivelmente maior nossa capacidade de relacionamento social.

O Google + (o "+" pronuncia-se plus) é a mais nova aposta do Google no importante mercado que se formou em torno de relacionamentos sociais virtuais. O Google + se diferencia por ser fortemente integrado aos serviços bastante usados e famosos da gigante. E a própria empresa não denomina o Google + como uma rede social, embora tenha essa função. O Google + é o centro onde converge todos os produtos da gigante.

A origem

Devido ao grande sucesso de redes como Facebook, o Google desenvolveu um concorrente para o que se tornou um dos maiores mercados hoje. O da informação sobre cada indivíduo para anúncios direcionados.

Embora o Google já possuísse uma rede social chamada Orkut, está foi adquirida pela gigante da tecnologia e foi uma opção interessante para muitas pessoas aqui no Brasil. Mas não alcançou o sucesso do Facebook e não parece ter fornecido alguma coisa muito relevante para a empresa.

Mas o Orkut serviu para que a gigante ganhasse experiência que seria aplicada em seu novo serviço de vital importância estratégica para a companhia. O Google + foi criado na metade do ano de 2011, com recursos únicos que destacaram a rede, e novos recursos continuam sendo adicionados.

Visual clean e linha do tempo personalizável

O Google seguiu a tendência baseada no Facebook na organização do feed de notícias, que são as postagens de seus amigos. Organizado em uma coluna vertical, diferente do concorrente, as postagens são divididas em blocos que lembram muito o Google Now, um serviço para smartphones e tablets que entrega informação em formato de cards (cartões).

Isso confere ao Google + um visual organizado. A princípio houve uma reclamação dos usuários quanto à distribuição dessa linha do tempo, localizada mais à esquerda, o que deixava um enorme buraco na lateral direita não preenchido com nenhum conteúdo. Era um total desperdício de espaço.

Mas o Google mostrou que a "rede social" deles está em constante evolução e em uma atualização, o layout dos feeds foi organizado e centralizado. Para preencher melhor o espaço, é possível ainda organizar os cartões do feed em duas colunas, dividindo os posts entre elas e postagens mais relevantes adquirem um tamanho maior, ocupando as duas colunas.

Para você postar conteúdo novo há duas formas: na rede social, um card com espaço para inserção de texto e ícones referentes para se enviar fotos, vídeos, links de matérias ou blogs ficam visíveis, quase como um convite a postagens, além de um atalho para o Hangouts. A segunda forma é um botão que lembra um balão com um sinal de + ao lado da sua foto (avatar) no canto direito oferecendo as mesmas opções para postagens, bastando clicar nele.

Outras opções da rede social podem ser acessadas pousando o mouse em cima de um ícone de uma casinha, escrito Início. Ao passar o mouse nessa região, uma aba de menu surge com um efeito de deslize suave, mostrando todas as opções que a rede oferece para seu rápido acesso. É um ponto-chave de usabilidade e é fácil achar a opção que deseja.

Notificações

As notificações são outro destaque da rede. Com a proposta de evitar que se perca qualquer menção ou postagem relevante, são mostradas em qualquer página de qualquer serviço do Google. Por exemplo, se estiver logado na sua conta de e-mail, as notificações aparecem em um quadrado vermelho no canto superior direito da página, com a numeração da quantidade de novidades.

Também na própria página do serviço, a cada atualização com novas postagens, você é alertado através de um indicador azul no canto esquerdo que responde a um clique para mostrar as novas notícias de amigos. Tudo é integrado e independente de qualquer serviço que esteja, desde a página principal de buscas da gigante, e-mail, Google Drive, Calendar etc., é possível checar as notificações.

Chat integrado com muitos recursos

O Hangout é o nome do serviço de troca de mensagens rápidas para usuários conectados à rede que, recentemente recebeu uma atualização onde o Google mesclou todos os serviços num só. GTalk deixou de existir e agora tudo se concentra no Hangouts do Google que permite além de mensagens de texto como havia no GTalk, também mensagens de voz e vídeo, com funcionamento semelhante ao Skype.

Diretamente pela rede social, é possível iniciar chamadas em vídeo, ou somente voz caso seu contato ou você não possuam webcam. É necessário a instalação de um plugin, fornecido assim que tenta-se usar o serviço pela primeira vez. Nada muito complicado de instalar já que o Google+ automaticamente reconhece seu sistema operacional e oferece o pacote correto.

O serviço do Hangout é bem completo e integrado a outros produtos da gigante. Além de você poder se comunicar de e para dispositivos móveis, você não precisa estar com a página da rede social aberta. Se estiver checando sua caixa de e-mails por exemplo, é possível iniciar uma videochamada por ali mesmo com seus contatos.

Para os contatos offline, você pode enviar convites que chegarão através de e-mail. As chamadas podem ser efetuadas com mais de uma pessoa simultaneamente, recurso comumente denominado "conferência", que inclusive permite assistir vídeos do YouTube com os membros da conferência! Além das mensagens de voz e vídeo, a habitual mensagem de texto, com direito a emojis e o chat em grupo, podendo realizar conversas com vários amigos.

Também é possível enviar arquivos como fotos através do Hangouts para seus contatos, mesmo em mensagens em grupo. Tudo é bastante organizado e de fácil acesso. Seus contatos ficam organizados na lateral direita da rede social onde você pode inicar uma conversa, ou pode ocultar a lista de contatos clicando em um ícone verde acima da lista para se concentrar nos feeds.

Seu círculo social no plural

O Google + tem uma forma única de gerenciar seus novos contatos de amizades, ou pessoas que apenas quer seguir e que você não possui maior intimidade. Assim como na vida real, você possui seu círculo social. Na rede do Google você também possui um, ou vários. Círculos podem ser criados, mesclados e até compartilhados!

Acessando a opção Pessoas, acessível através do atalho Início (apenas passe o mouse em cima do ícone da casinha), você é jogado em uma tela com sugestões de amigos e a possíbilidade de procurar por pessoas inclusas como contato no serviço de e-mail (integração), por exemplo. Uma barra no topo da página traz algumas opções. Clicando em Seus Círculos, você é levado a uma página onde pode gerenciar tudo.

Contados sugeridos ou simplesmente os contatos organizados dentro de cada círculo. É muito interessante o conjunto de tecnologias usado para criar o ambiente que se comporta como um programa. Você pode arrastar e soltar o avatar das pessoas dentro de círculos, mesclar ou fundir os círculos existentes em um só e até compartilhar um círculo inteiro, que é como recomendar amizades para seus seguidores.

Mais do que armazenamento de imagens

Outro grande recurso da rede social do Google é o álbum de fotos. O serviço mais parece uma evolução do Picasa (inclusive integra sua conta deste serviço), inclui algumas ferramentas úteis para quem gostaria de melhorar as imagens. O Google introduziu uma tecnologia que melhora as fotos automaticamente enviadas para o serviço.

No entanto, é possível personalizar e até inserir filtros nas imagens, tal qual o Instagram, adquirido pelo concorrente Facebook. Ao acessar a opção Fotos, você verá as imagens de destaque, organizadas por data de postagem. Opções no topo servem de atalhos para opções, inclusive para o upload de novas imagens.

Ao clicar em alguma imagem, você é levado para o visualizador, cujo o fundo escuro permite concentrar melhor a imagem, sem poluição visual. No visualizador você pode, como uma apresentação de slides, navegar entre as imagens da pasta, marcar pessoas, rotacionar rapidamente a imagem, deletar e, a novidade de destaque, a opção Editar.

Acessando a opção Editar, a imagem é aberta em um frame. Na lateral esquerda, algumas opções de ferramenta são fornecidas. A cada ferramenta selecionada, opções são oferecidas para configurar a escolha. É possível recortar a imagem, girar, ajustar a exposição, cor, nitidez ou ainda redimensionar a imagem, tudo por essa janela.

No topo do editor, há alguns ícones para outras opções. Clicando em Efeito, aparecem opções de filtros com miniaturas de exemplo para você ter uma noção de como ficará a foto após a aplicação. A lista possui muitos efeitos conhecidos e outros para melhorias de imagens. É realmente muito prático poder editar as fotos diretamente pelo editor da rede social.

Na opção Decorar, você novamente tem uma lista com miniaturas de exemplo para sua escolha. Dessa vez o foco não é melhorar as imagens, mas inserir efeitos e brincadeiras nas fotos para deixá-las mais divertidas. É um pouco infantil, mas dependendo da foto dá para criar uma postagem engraçada. Os elementos podem ser organizados livremente e cada elemento pode ser personalizado. Muito completo.

A última opção, mensagem de texto, apesar de ser óbvio para que serve, não é menos incrível que as outras ferramentas. Você pode adicionar textos nas imagens e o Google oferece uma boa quantidade de fontes diferentes. Além de inserir o texto, você pode escolher a cor, transparência, tamanho e um recurso normalmente encontrado só em programas, a possibilidade de mesclagem avançada!

Herança do Orkut?

Não há o que negar. Para quem era usuário assíduo do Orkut e ia mais além do que postar fotos de gatos ou GIFs animados cheio de brilho, o Orkut era importante para quem queria buscar somente assuntos de seu interesse, e poder discuti-los. As comunidades eram o ponto forte dessa rede social e parecia existir até uma competição para quem criava a comunidade mais inútil possível.

Mas eram importantes. Tanto que o Google, talvez pressionado por inúmeros pedidos de usuários, ou porque estava nos planos iniciais da empresa, demorou mas lançou a possibilidade de criar e participar de comunidades. Com um toque mais simplista, não se compara ao que havia no Orkut, que funcionava semelhante a um fórum simples. No Google +, tem uma "cara" mais social.

Ainda tem mais

Sobretudo porque o Google está constantemente atualizando a rede social e inserindo recursos, uns discretos, outros nem tanto. Mas parece estar tomando a forma e seguindo o caminho correto. É agradável usar a rede, há pouco "lixo" nos feeds. Tudo parece mais organizado, no seu lugar. Um recurso discreto inserido recentemente são as hashtags nas postagens, podendo filtrar postagens do mesmo tipo.

As hashtags (#souumahashtag como esse exemplo) se popularizaram no Twitter e foram criadas pelos próprios usuários da rede quando esta ainda era recém-inaugurada. O Google introduziu esse conceito atualmente e, embora não tenha um propósito claro, é um daqueles recursos "cool" que dão à rede social do Google uma "aparência" jovem.

abortion clinics in baltimore md site medication pregnancy
my husband is a cheat click how to tell my husband i cheated
I cheated on my wife how to spot a cheater all wife cheat
rx coupon open free viagra samples coupon

Roda em Qualquer Navegador

Download Google+
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Para utilizar este serviço você deve ter uma conta Google

Telas

Prós

  • Agradável de usar, com interface simples e intuitiva
  • Editor de imagens bastante completo, sobretudo por funcionar online
  • Hangouts como um ótimo substituto ao Skype, integrado a rede social
  • Integração com os serviços do Google
  • Gerenciar as pessoas através dos círculos é bem pratico e fácil

Contras

  • Não possui tantos usuários quanto seu concorrente

Relacionados

NotFollow.me 1.0

Gratuito

Aplicativo que permite descobrir de maneira rápida quem você segue e não te segue de volta no Twitter

Aslon Social Network

Gratuito

Rede social cujo objetivo é a troca de conhecimento

Orkut Cute 9.4.88

Gratuito

Programa para o monitoramento da sua conta no Orkut e para o envio de scraps para todos os seus amigos de uma só vez

Badoo

Gratuito

Gosta de conhecer pessoas? Conheça o Badoo, uma rede social que funciona como alternativa ao Facebook e Orkut

Orkut Beta

Gratuito

Orkut é a maior rede social do Brasil e agora está com uma cara nova e cheia de novas funcionalidades aos seus usuários


}