MediaInfo 0.7.68

Obtenha informações técnicas e sobre as TAGS dos seus arquivos, compatível com diversos formatos de áudio e vídeo

466 downloads
149 KB
Atualizado em
Em português

Download MediaInfo

O programa é realmente útil e competente para o que se propõe. Contudo, suas informações só tem valor se o usuário tiver um mínimo conhecimento sobre formatos e conversão de vídeo/áudio. No entanto, por permitir um relatórios detalhado do arquivo, uma pesquisa rápida sobre o assunto irá trazer bastante informação.

Análise de Bruno da Silva Lima

Para quem costuma editar seus próprios vídeos, é muito importante ter as informações referentes ao arquivo. A extensão de um arquivo é só a informação mais básica, Coisas como o codec usado para codificá-lo dentro do contêiner, framerate, fps, proporção são necessários conhecer para uma melhor escolha de conversores, redimensionamento para outros tamanhos de tela, etc.

MediaInfo é um programa desenvolvido justamente para esse fim. Esse programa consegue extrair informações de TAG de qualquer arquivo áudio ou vídeo compatível. E é compatível com uma grande quantidade de formatos de arquivos, tanto os mais usados e conhecidos quanto os mais obscuros. MediaInfo se integra bem a qualquer gerenciador de janelas no menu de contexto, bastando clicar com o botão direito em cima do arquivo ou selecionar a opção "Abrir com", selecionando o MediaInfo na sequencia.

Características

MediaInfo é um pequeno programa para auxiliar o reconhecimento das propriedades de diversos arquivos de áudio e vídeo disponíveis hoje. Um arquivo de áudio ou vídeo pode ser formado por diferentes tecnologias, cada qual com suas características de qualidade X tamanho, e impactam o resultado final.

Por exemplo, arquivos destinados a transmissão via stream devem ser pequenos, para se adaptar a internet lenta de algumas regiões, permitindo que você os veja em variadas situações e largura de banda disponível. Há arquivos que tentam entregar uma boa relação tamanho versus qualidade, etc.

Devido a variedade de condições existentes, inclusive algumas criadas para proteger conteúdo com direitos autorais, como a compatibilidade com o polêmico DRM, e os variados tamanho de tela existentes, inclusive para conseguir arquivos com boa qualidade e tamanho reduzido, foram sendo criados diferentes tecnologias para suprir toda essa carência.

Há também o fator referente a patentes e posterior cobrança de royalties, fator determinande para a manutenção e criação de diferentes tecnologias e evolução dessas mesmas ao longo do tempo. Isso é um entrave sobretudo porque não havendo um padrão específico, trabalhar com esses arquivos necessita-se de um conhecimento maior e ferramentas apropriadas.

O MediaInfo ao menos auxilia a quem gostaria de editar seus vídeos criados em determinados dispositivos e transformá-los para outros formatos, para exibição em outros meios. Talvez o seu DVD player não seja compatível com o formato da sua câmera digital, daí a necessidade de conversão.

Ao detalhar as ionformações dos arquivos como extrutura de codecs utilizado, taxa de quadros por segundo (FPS), proporção do vídeo, ou canais de áudio e tipo a frequencia utilizada, é possível fazer uma escolha mais sensata para que o resultado da conversão não apresente perdas e consequentemente, qualidade ao reproduzir.

Relatórios simples ou detalhados

O programa por padrão te mostra um relatório bastante simplificado, mas é possível expandir esse relatório para algo mais completo, com mais informações. Os relatórios podem ser vistos em texto simples, estilo árvore (hierárquico), HTML, ou planilha.

Você também pode salvar os relatórios e deixá-los junto aos arquivos para quando precisar novamente consultar as infromações, e o programa permite exportar esses relatórios em texto simples, HTML, XML, CVS entre outros, apropriado para gerar uma base de dados, por exemplo.

Além da exportação e apresentação de relatórios completos, o programa ainda facilita a obtenção de codecs para determinado tipo de vídeo ao qual o sistema não consiga executá-lo, normalmente por falta desses mesmos codecs.

Alguns, obviamente, necessitam do pagamento das devidas licenças, ou seja, a compra desses codecs para reprodução de vídeos ou áudio criados com essa tecnologia. Nesse caso inclusive, você poderia usar o MediaInfo para obter as infromações necessárias e codificá-los em formatos livres.

Os formatos livres de pagamentos e disponíveis gratuitamente são o conhecido OGG, OGV e OGM para áudio e vídeo respectivamente, que garante boa qualidade. Há também os formatos disponibilizados pelo Google, como o Webm e Webp, VP9 e são livres de taxas, podendo ser usados livremente.

Os formatos suportados

MediaInfo consegue obter informações sobre vários tipos de arquivos, senão por TAGs, o faz pelos metadados, algo comum em Linux que não depende de uma extensão para o reconhecimento de um determinado arquivo. Também suporta arquivos de legenda embutidos, infromações sobre captulos entre outros.

Os formatos mais comuns suportados são:

  • Matroska (mkv/mka/mks)
    Ogg (ogg/ogm)
    Riff (avi/wav)
    Mpeg 1&2 contêiner (mpeg/mpg/vob)
    Mpeg 4 contêiner (mp4)
    Mpeg video (mpgv/mpv/m1v/m2v)
    Mpeg audio (mp2/mp3)
    Windows Media (asf/wma/wmv)
    Quicktime (qt/mov)
    Real (rm/rmvb/ra)
    DVD-Video (ifo)
    AC3 (ac3)
    DTS (dts)
    AAC (aac)
    Monkey`s Audio (ape/mac)
    Flac (flac)
    CDXA, like Video-CD (dat)
    Apple/SGI (aiff/aifc)
    Sun/NeXT (au)
    Amiga IFF/SVX8/SV16 (iff)
    Ensoniq PARIS (paf)
    Sound Designer 2 (sd2)
    Berkeley/IRCAM/CARL (irca)
    SoundFoundry WAVE 64 (w64)
    Matlab (mat)
    Portable Voice format (pvf)
    FastTracker2 Extanded (xi)
    Midi Sample dump Format (sds)
    Audio Visual Research (avr)
married cheaters women affairs dating a married man
symptom of aids early hiv symptoms in women aids information and facts
wives who cheat on husbands riaservicesblog.net i cheated on my husband
abortion clinics in baltimore md how soon can you get an abortion medication pregnancy
my husband is a cheat link how to tell my husband i cheated
how do you get a girlfriend my girlfriend wants me to cheat on her my girlfriend cheated on me what do i do

Roda em X11/KDE/Gnome/Console

Download MediaInfo
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

O desenvolvedor aceita doações via PayPal

Telas

Prós

  • Relatórios simples ou detalhados, com possibilidade de exportação.
  • Interface simples e direta, com botões de atalho.
  • Para obter informações rapidamente, basta abrir o arquivo com o MediaInfo.

Contras

  • Integração ao menu de contexto requer a instalação de scripts.
  • Alguns codecs oferecidos são comerciais, quando há opções grátis.
  • Apesar de ser executado no Linux, ele linka para arquivios de codecs .EXE

Relacionados

TagScanner 6.0.5

Gratuito

Ferramenta multifunção para renomear arquivos MP3, OGG e MP+ utilizando as informações das TAGS ou vice-versa

Mp3tag 2.82

Gratuito

Mp3tag é um renomeador de arquivos baseados em informações de tag com suporte a banco de dados online

ID3 Intelligent Tagger 2.3

Gratuito

Edite ID3 Tags de arquivos MP3 Você poderá renomear arquivos de uma só vez escolhendo um diretório com seus MP3

Alter Tag 1.0

Gratuito

Visualizador e editor de tags ID3 de arquivos MP3, fácil de usar Altere e adicione dados como nome da música, artista e álbum

Audio MP3 ID3 Tag Editor 1.0

Grátis para testar

Editor de tags ID3 de arquivos MP3 bem completo que suporta as versões 1 e 2 da especificação ID3


}