Livemocha

Rede social voltada para o aprendizado de idiomas que junta estudantes do mundo todo em lições de texto, áudio e mais

4.263 downloads
0 KB
Atualizado em
Em português

Download Livemocha Clique para fazer o Download

Com uma ótima ideia e um modelo simpático de aprendizado, a rede social Livemocha permite que você aprenda inglês, espanhol, japonês e até russo. Tudo isso entrando em contato com pessoas de vários lugares do mundo e sem gastar nenhum centavo

Análise de Aileen Otomi Nakamura

Que o conhecimento de idiomas é algo fundamental neste acirrado mercado de trabalho, não é novidade para ninguém. Todos sabemos que, além de dinheiro e tempo, o estudo exige dedicação e disciplina. No entanto, o que nem todos sabem é que é possível estudar diversos idiomas sem sair do conforto de seu lar e sem gastar um centavo sequer!

É isso mesmo. A rede social Livemocha é um serviço online que disponibiliza conteúdos em EaD (Ensino a Distância) gratuitamente para interessados no aprendizado de línguas como: inglês, espanhol, francês, português e alemão, japonês, mandarim e indonésio, búlgaro, finlandês e norueguês, turco, russo, tcheco e muitas outras. Ah, e quem diria, tem até urdu!

Para iniciar, você realiza seu cadastro gratuitamente e nele indica sua língua-mãe, escolhe os cursos de idiomas que quer praticar - por exemplo, Alemão iniciante (101) e Coreano intermediário (201) - e começa as lições. O método é todo feito em Flash, contendo imagens com áudio e leitura das expressões, palavras ou frases correspondentes.

Sim, dá para aprender alemão online!

Sim, dá para aprender alemão online!

Após a visualização do conteúdo, você faz exercícios de revisão, de escrita e de leitura oral, os quais podem - e devem! - ser corrigidos por outros usuários nativos na língua em questão. Assim, você garante um feedback e uma maior qualidade de aprendizado.

Aprendizado dinâmico e colaborativo

O Livemocha, assim como os diversos sistemas colaborativos disponíveis na internet, garante um aprendizado muito mais dinâmico e rico no quesito gramatical e cultural, pois há uma constante troca de experiências entre usuários de diversos países que pode ser intensificada com o uso do chat interno, para um contato além-revisão.

Assim, não hesite em adicionar amigos para que eles corrijam suas lições! Sua cara-de-pau vai ter uma justificativa bem plausível para adicionar aquele(a) gatinho(a). Inclusive, na tela de revisão dos exercícios, o usuário dispõe de recursos visuais - como cores, negrito, tachado etc. - e de áudio - ele pode gravar uma mensagem ao estudante -, tudo para deixar a explicação mais didática.

E quanto mais você estuda, envia exercícios e revisa, mais pontos (mochapoints) você ganha e, consequentemente, melhora sua reputação como estudante e professor no site.

Seja simpático e didático nas revisões e aumente sua pontuação/reputação

 

Seja simpático e didático nas revisões e aumente sua pontuação/reputação

Muitos recursos na faixa

Quanto mais você estuda, mais recursos gratuitos você descobre! Nas lições de algumas línguas, você pode baixar o áudio, o vídeo e o PDF da aula, montar conjuntos de flashcards de palavras com suas respectivas traduções e ainda salvá-los em PDF.

E não para por aí. Para dar uma mãozinha aos preguiçosos, o site está disponível em diversas línguas, inclusive em português do Brasil! E como não poderia faltar a uma rede social, ela possui integração com o Facebook e diversas outras redes: assim fica fácil encontrar seus amigos no Livemocha e ainda mostrar que conseguiu terminar o nível básico de Russo!

Epa, nem tudo é na faixa!

Para não dizer que não falei das flores, o site tem sim um serviço pago. Se quiser desembolsar alguns dólares para turbinar seus estudos, você pode pagar por revisões de tutores, jogos, flashcards em PDF, entre outras opções.

Já os avançadinhos podem ir no link Loja e adquirir pacotes de cursos mais elaborados, que vão do iniciante ao avançado. A má notícia é que as únicas línguas com material avançado são inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. A boa notícia é que você pode testar todos eles por 6 dias corridos, tudo de graça!

Pague e estude mais

 Pague e estude mais!

Mas nem tudo são flores...

Usuários iniciantes podem sentir uma certa dificuldade na gramática, afinal, o método do Livemocha é baseado em palavras soltas, expressões livres e frases descontextualizadas, ou seja, o clássico aprenda na decoreba.

Outro ponto negativo - e preocupante - são erros de conteúdo. Apesar da constante atualização, vira e mexe aparecem pérolas, como je ne vais pas bien, traduzido como tudo ok. Por aproximação, dá para perceber que é exatamente o contrário.

Já um ponto controverso é quanto ao conteúdo repetido: todas as lições, independentemente da língua, são iguais. O que modifica é somente a tradução. Assim, se você pratica três ou quatro idiomas diferentes, pode acabar se cansando de ver as mesmas imagens e frases. Mas também pode acontecer o contrário: pela repetição, facilita-se a decoreba. Aí vai do estudante.

Para os estudantes de línguas orientais ou que utilizam caracteres especiais, atenção: não há lições de alfabetização. Se você não conhece o alfabeto japonês, indonésio ou russo, por exemplo, sua única opção de leitura será pela romanização, que pode ser ativada na tela da lição.

Caracteres especiais? Só para quem sabe

Caracteres especiais? Só para quem sabe

E lá vão algumas dicas:

  • Não se prenda somente ao conteúdo do site. Procure por fontes externas, como dicionários, para um estudo mais completo.
  • Se tiver dúvidas, pergunte. Os chats estão aí para isso. Não os use só para paquerar.
  • Adicione usuários nativos com boas reputações. Assim você aumenta suas chances de obter informações relevantes sobre a cultura do idioma estudado e de receber boas revisões.
  • Regule bem seu microfone na hora de gravar os exercícios de áudio. Chiados excessivos atrapalham no entendimento da pronúncia e prejudicam a avaliação.
  • De acordo com o site, algumas atualizações estão por vir: livro de frases para viagem, aplicativos móveis e outras. Fique de olho!

And the winner is...

O serviço online não cobra por grande parte do material disponível, mas não garante uma qualidade 100% de aprendizado, diferentemente de outras redes online que cobram, mas garantem a qualidade de ensino de uma única língua.

Assim, podemos ver que o Livemocha dá alguns escorregões aqui e ali e ainda tem muito o que melhorar, porém, de uma forma geral, é bem organizado ao que se propõe didaticamente. E, sim! Você pode ter um bom aproveitamento de estudos somente com o conteúdo gratuito, sem pagar nada!

Portanto, se a intenção é ter à disposição conteúdos de diversas línguas e adquirir somente uma noção básica delas, tanto por curiosidade quanto por necessidade, o Livemocha cumpre perfeitamente essa função.

Roda em Qualquer Navegador

Download Livemocha Clique para fazer o Download
| URL curta

Comentários ()

Grátis para testar

Você pode utilizar recursos básicos ao realizar um cadastro. Para ter acesso ao serviço completo você deve adquirir créditos a partir de US$5,00

Telas

Prós

  • Grande quantidade de idiomas disponíveis
  • Revisões feitas por usuários nativos
  • Quase todos os serviços são gratuitos
  • Recursos audiovisuais para revisões
  • Chats internos
  • Dicionário interno na lição
  • Interatividade e compartilhamento de experiência entre os usuários
  • Possibilidade de ensinar português para estrangeiros

Contras

  • Não há explicações gramaticais ou de pronúncia
  • Línguas menos conhecidas possuem poucos usuários nativos
  • Lições iguais em todos os idiomas
  • Erros gramaticais e traduções equivocadas constantes nas lições
  • Nem todas as lições possuem opção de download de áudio, vídeo e PDF
  • Aprendizado difícil do alfabeto de línguas com caracteres específicos (japonês, chinês, russo)

Relacionados

Babylon 10.0.1

Grátis para testar

O melhor software tradutor do mercado Faça a tradução de palavras em mais de 40 idiomas e ainda pesquisa a definição para você

Vinilator

Gratuito

Programa que entra na página da Babylon e executa seu dicionário on-line, traduzindo do inglês para o português

Multilingual Translator 1.7

Grátis para testar

Tradutor on-line Traduz palavras e sentenças em 10 línguas diferentes

Dicionário Ultralingua Inglês-Português 6.1

Grátis para testar

Dicionário eletrônico bilíngüe editável e personalizável

Dicionário Queops 1.0

Gratuito

Dicionário completo inglês / português e português / inglês, incluindo dicionário de informática


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato