Graphviz

Monte seus próprios fluxogramas e gráficos a partir de uma nova linguagem de programação

104 downloads
8,97 MB
Atualizado em

Download Graphviz

O programa pode ser um pouco complicado para as pessoas que não possuem muito conhecimento de informática. Mas não se assuste, por mais que seja necessário encher telas brancas com linhas e códigos de programação, a desenvolvedora não deixou ninguém na mão e apresenta documentos para que você possa entender como criar seus gráficos. Ele se mostrou interessante pelo fato de ser Open Source, permitindo que você faça todas as modificações que desejar. Agora, se você já possui conhecimento com algumas linguas de programação, fique feliz, eles parece se basear e muito no HTML, permitindo até mesmo que algumas linhas sejam escritas nessa linguagem. 

Análise de Rafael Florindo Weiss

Quando se está apresentando algum trabalho para o seu emprego — ou na sua escola — é muito importante que você deixe claro todas as informações que está tentando passar. Existem inúmeros modelos de estudo e também maneira de como você pode fazer isso, mas, com certeza, o mais importante e que é usado até mesmo por programadores é o fluxograma. Com ele, você pode criar uma sequência de ações e respostas para que todas as pessoas que estejam lendo consigam entender o que vai acontecer ou o que precisa ser ensinado.

Esse tipo de trabalho pode ser feito manualmente, claro, mas a melhor maneira de fazer uma bela apresentação é usar a tecnologia. Graphviz é um software que vai te dar de mão cheia todos os itens e opções para que você possa criar o seu próprio fluxograma, muito simples, bonito e também interessante. O software parte da premissa de códigos, na qual você deve digitar alguns códigos que vamos informar mais abaixo para começar as suas criações. Os resultados finais apresentados no site da desenvolvedora possuem uma grande excelência visual.

Também é muito interessante avisar que o software é open source, ou seja, se você conhecer sobre códigos e criação de programas poderá alterar o Graphviz da maneira que quiser. Essa é uma grande qualidade para qualquer aplicativo no mundo, pois quem dá liberdade para o usuário fazer o que quiser, com certeza não tem medo da qualidade do seu produto. A instalação foi bem simples e também rápida. O programa em geral também não mostrou nenhum travamento em nossos computadores.

Como funciona?

Pois bem, o primeiro passo, claramente, é a instalação. Depois que você baixou e instalou o programa em seu computador, note que na sua tela existe três partes: a barra de ferramentas na área superior, uma grade tela de edição no centro e na canto inferior existe as linhas de código. Para que você possa indicar para o programa qual o tipo de fluxograma que deseja, note que é possível criar uma nova tela de edição.

Clique na opção “File” que fica na parte superior da tela e depois escolha a opção “New”. Assim, um quadrado em branco será centralizado na caixa do programa e você pode começar a escrever dentro dele. Agora que vem a parte mais complicada do software. Pelo que pesquisamos e conseguimos entender, ele consegue ler linhas de código em HTML e também em JAVA, porém, para usufruir o melhor de suas funções você terá que aprender uma nova linguagem de programação.

O bom disso é que a desenvolvedora, obviamente, disponibilizou um documento completo sobre todos os códigos e ensinando como você pode usar essa nova linguagem. Você pode ver essa documentação nesse link aqui. Ao menos, no que nós olhamos, os códigos não parecem ser muito difíceis não, e realmente se parecem muito com o HTML, melhorando a vida daqueles que já conhecem um pouco sobre este tipo de programação.

De qualquer maneira, nós podemos falar um pouco sobre alguns detalhes interessantes nessa nova linguagem — chamada DOT. Primeiro que, se você conhece um pouquinho de C++ também vai sair no lucro. O sistema de comentários do programa se parece muito com o que vimos no C++ e isso facilita a adição de detalhes na hora de criar os seus gráficos.

Outro detalhe é que, pelo programa estar totalmente aberto para edições, você pode mudar totalmente a linguagem de programação que é aceita, ou seja, fazer com que as linhas de códigos fiquem mais fáceis para o trabalho que você está acostumado. Claro que isso não é nem um pouco fácil e vai tomar um pouco do seu tempo, mas, se você achar que o seu trabalho ficou bom, poderá dividir com outras pessoas no fórum oficial do Software.

Modelos de trabalho

Se você não é grande entendedor dessa loucura toda de números, comandos e códigos, não se preocupe, os desenvolvedores também foram bem generosos em disponibilizar exemplos para que você possa dar apenas uma leve editada e já usar no lugar que você quiser. Essas imagens podem ser vistas nesta galeria aqui. Note que, de acordo com o fluxograma que você escolher a linguagem de programa vai alterar.

Use esses exemplos para que você consiga montar o seu próprio trabalho da próxima vez que tentar utilizar o software. Assim como você pode postar os seus trabalhos no fórum da desenvolvedora, não existe em tirar as suas dúvidas. Será necessário um breve cadastro no site e pronto, você pode perguntar o que você quiser que sempre terá alguém para lhe ajudar nas horas mais escuras.

Um novo mundo

Se você acha que o DOT foi criado apenas para esse programa, você está muito enganado. Os desenvolvedores deixaram bem exposto que o maior interesse deles é criar um novo tipo de linguagem para ser aceita por um número bem grande de extensões. Como se um novo sistema operacional fosse ser criado em cima do DOT. No próprio site principal do programa você pode ver todos.

facts about hiv and aids pictures of hiv and aids early signs of hiv in women
symptom of aids pictures of aids aids information and facts
i have cheated on my husband click my husband thinks i cheated

Roda em OSX

Download Graphviz
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Cria uma nova linguagem de programação
  • Código aberto para modificações

Contras

  • Requer muita pesquisa do usuário

Relacionados

Resource Hacker 4.2.5

Gratuito

Veja, modifique, extraia e insira resources em executáveis 32-bits com essa ferramenta chamada resource Hacker

PE Explorer 1.99 R6

Grátis para testar

Disassembler e analizador de código-fonte de arquivos binários chamados PE (portable executable)

Peter's XML editor 2.0

Gratuito

Editor de XML com um visual muito legal que facilita bastante a hierarquização

MySQL Workbench 6.3.5.0 Build 201

Gratuito

Ambiente de trabalho oficial do MySQL que permite criar diagramas de entidade de relacionamento e realizar engenharia reversa

App Inventor Beta

Gratuito

Kit de ferramentas para que você possa desenvolver diversos tipos de aplicativos para o sistema operacional Android


}