LibreOffice 4.2.3

Suíte completa com programas de edição de texto, planilhas, apresentação de slides etc. compatível com o Microsoft Office

1.629.361 downloads
206,05 MB
Atualizado em
Em português

Download LibreOffice Clique para fazer o Download

Uma das melhores alternativas para quem não deseja pagar por uma licença do Microsoft Office, principalmente com a nova atualização, em que diversos recursos foram aprimorados e a compatibilidade com outras suítes foi remodelada com novos suportes.

Análise de Rafael Godoy de Almeida Pires

LibreOffice é uma suíte completa com programas similares aos do famoso e mundialmente utilizado Microsoft Office, mas com uma grande diferença: ele é totalmente gratuito! Criado a partir de um fork do OpenOffice, o pacote conta com ferramentas para edição de texto, controle de bancos de dados, criação de planilhas, apresentação de slides, edição gráfica e até mesmo um programa voltado para fórmulas matemáticas. 

A cada ano que passa, o número de adeptos do LibreOffice vem crescendo de forma significativa, devido principalmente ao seu constante aprimoramento visual, interno e à compatibilidade com diversos formatos de arquivos usados nos programas do Office da empresa de Bill Gates. 

Novidades

A nova versão da suíte não trouxe grandes mudanças, mas diversos recursos internos de funcionamento foram aprimorados, tornando as aplicações dele mais confiáveis e muito mais compatíveis com as ferramentas do Microsoft Office. 

Agora, as ferramentas Writer, Calc, Draw e Impress suportam fontes embutidas, fazendo com que você utilize novas famílias de fontes nos documentos criados. Além disso, a formatação de arquivos que foram salvos no Office foi melhorada significante, fazendo com que estes documentos não sofram alteração visual ao serem abertos no LibreOffice.

Página inicial da suíte

Outra grande novidade está no suporte para extensões: ao acessar a central de complementos disponíveis para os programas contidos na suíte, você pode usar diversas opções que vão aprimorar algumas características das ferramentas e até mesmo implementar novas funções.

Por fim, ele permite um tamanho de até 4 GB como limite para a criação de documentos de qualquer formato. E, se você utilizar o Publisher — criador de páginas de jornais e revistas da Microsoft —, é possível importar os documentos criados lá sem problema algum, além de o aplicativo suportar a criação e exportação para o formato PDF, assim como a criação de arquivos DOT — sem a necessidade de outros aplicativos voltados para isso.

Writer (Texto)

Esse programa é o correspondente direto ao Microsoft Word e possui diversos recursos para a criação e edição de textos. O visual foi renovado e as ferramentas se tornaram mais eficientes, permitindo a criação e edição de arquivos de texto dos mais variados tipos.

Suporta inserção de tabelas, gráficos, desenhos e até mesmo músicas ou vídeos. Além disso, você pode criar cabeçalhos, notas de rodapé, quadros, campos automáticos, reformular a paginação, elaborar envelopes, etiquetas e muito mais.


Tela principal do Writer

A contagem de palavras — útil para os mais diversos tipos de redação — agora pode ser exibida diretamente na barra de status do programa. Ele também importa desenhos criados com o SmartArt, do Office. Para aqueles que precisam corrigir documentos, uma nova função permite criar comentários em pequenos intervalos de texto, utilizando caixas de diálogos que ficam anexadas em palavras ou frases — voltadas para fazer correções ou indicação de mudanças.

O corretor ortográfico está funcionando muito bem com a língua portuguesa e corrige muitas palavras, porém ainda não é capaz de corrigir frases completas. Portanto, tenha cuidado ao digitar, já que o editor de texto será incapaz de lhe avisar que determinada frase no plural está com um verbo no singular ou algo parecido. Outro problema é a falta de um dicionário de sinônimos, bom para os casos em que uma palavra digitada não é exatamente aquela que você deseja no texto.

Os formatos suportados pelo Writer são: ODT, OTT, SXW, STW, DOC (Word), DOCX (Word 2007), RTF, SDW, VOR, TXT, HTML, PDB, XML, PSW e UOT. 

Planilha (Calc)

É o equivalente ao Microsoft Excel, com a capacidade de criar e inserir tabelas com fórmulas matemáticas (soma, subtração, divisão, multiplicação e outras mais complexas), tudo para facilitar a vida de quem precisa trabalhar com uma série de contas. 

O programa permite formatar cada célula, além de utilizar atalhos — que ficam disponíveis na barra de ferramentas. Se você já utilizou o Excel, vai se sentir em casa. Desde as últimas versões, já era possível mesclar células ao menu de contexto com o botão direito do mouse, além de exibir e esconder planilhas pelo menu — que pode ser acessado pela aba da planilha. Uma novidade é a sugestão de busca (autocompletar) no autofiltro. 


Interface do Calc

Além disso, é possível exportar gráficos em formato de imagem (PNG ou JPG). A importação de arquivos CSV também está aprimorada, fazendo com que você salve as fórmulas das células em vez de salvar apenas os valores calculados. Sendo assim, caso você exporte o arquivo para um computador com outro programa e que não leia as células, poderá ao menos exportar os resultados já obtidos sem nenhuma dificuldade.

Os formatos suportados pelo Calc são: ODS, OTS, SXC, STC, DIF, DBF, XLS (Excel), XLSX (Excel 2007), SLT, SDC, VOR, SLK, CSV, HTML, XML, PXL e UOS.

Apresentação de slides (Impress)

Baseada no Microsoft PowerPoint, esta ferramenta conta com muitos recursos avançados e permite adicionar planos de fundo, animações, imagens e muito mais. Com ela, é possível criar um material dinâmico e de alta qualidade — ótimo para apresentações em empresas, escolas e para dar aulas.

Visual parecido com o Microsoft PowerPoint

O aplicativo apresenta diversos modelos de slides para serem editados e usados a qualquer momento. São diversas ferramentas para adicionar links, cores, alinhamentos etc., mas elas podem ser um pouco mais complicadas para quem não possui conhecimento prévio com esse tipo de programa.

Os formatos suportados pelo Impress são: ODP, OTP, SXI, STI, PPT (PowerPoint), PPTX (PowerPoint 2007), POT, SXD, DAS, SDD, VOR, UOP e ODG.

Desenho (Draw) 

Esse é o programa mais diferente em relação aos demais — nem mesmo o Microsoft Office não tem uma ferramenta desse tipo. O Desenho (ou Draw) não deve ser imaginado como um Paint, mas sim como uma ferramenta para criação e edição de desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos e muito mais, seguindo os conceitos de outro programa bem famoso: o CorelDraw. 


Tela principal do Draw

Além desses recursos, ele também oferece outras incrementações, como sombras, transparências, degradês e outras texturas. A criação final pode ser enviada como um arquivo de imagem ou SWF, um formato de Flash. Sua maior mudança para a nova versão foi o acréscimo de uma ferramenta que cria um acabamento arredondado nas extremidades das imagens, podendo ser acessada a partir do menu de contexto.

Os formatos suportados pelo Draw são: ODG, OTG, SXD, STD, DAS, VOR, SDD e PDF.

 

Banco de dados (Base)

Elaborado para a manipulação de banco de dados, semelhante ao programa Microsoft Access. Com esse aplicativo você consegue editar e alterar dados, visualizar subconjuntos e gerar relatórios de diversos formatos.

Sua maior alteração ficou nos formulários: o autofiltro passou a não tratar os valores como padrão. Sendo assim, um autofiltro em "A" não vai retornar valores que comecem com a letra A, mas que correspondam ao valor "A".

O formato suportado pelo Base é: ODB.

Fórmula (Math)

Equivale ao Microsoft Equation Editor e serve para criar fórmulas matemáticas de uma maneira mais eficaz — a partir de um menu no qual é possível escolher qual equação será criada. Depois, basta digitar o valor desejado para aquele fator. É perfeito para quem deseja elaborar uma prova de matemática, física ou química, já que é um programa completo para isso.


Tela inicial do Math

Precisa da versão portátil?

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

Download LibreOffice Clique para fazer o Download
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Totalmente gratuito
  • Variedade de ferramentas
  • Recursos avançados
  • Compatibilidade com arquivos do Microsoft Office

Contras

  • Nada encontrado

Relacionados

Microsoft Office 2010 14.0.4763.1000

Grátis para testar

Versão 2010 da famosa suíte de aplicativos para escritório Microsoft Office,com Microsoft Word, PowerPoint, Excel e Outlook

Apache OpenOffice 4.0.1

Gratuito

Faça seus textos, apresentações, planilhas e muito mais com esse software totalmente gratuito

OpenOffice.org Portable 3.2.0

Gratuito

Use o OpenOfficeorg em qualquer micro sem necessitar de instalação

Microsoft Office Starter 2010

Gratuito

Com ele, você tem acesso a versões limitadas de Word e o Excel que podem ser utilizadas em qualquer computador

EasyOffice 1.1.1

Gratuito

Alternativa gratuita ao Microsoft Office

© Copyright 1998-2014 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato