SELinux Mode Changer

Controle a implementação do SELinux na ROM do seu smartphone com esse aplicativo que vai direto ao ponto, sem dificuldade

275 downloads
282 KB
Atualizado em

Download SELinux Mode Changer
QR Code

Use o QR code e faça o download direto do seu aparelho Android

Acesse a página pelo Google Play

Como utilizar o QR Code

O aplicativo é uma ótima ferramenta para desenvolvedores na realização de testes de depuração, por exemplo, nos quaisl o SELinux em modo "enforcing" não permite fazer; e para usuários que estão encontrando dificuldade em fazer alguns aplicativos funcionarem corretamente mesmo com a devida permissão root concedida. Com o SELinux Mode Changer, você pode ter o melhor dos dois mundos – total controle sobre seu dispositivo e máxima segurança.

Análise de Ricardo

A primeira versão do Android Jelly Bean trouxe muitas melhorias na questão segurança, na qual a Google se esforçou para introduzir um novo método de checagem de apps, que verifica através de sua base de dados se o programa possui vírus. Outro método é a inserção de uma tecnologia há muito tempo presente em todas as principais distribuições Linux para desktop existentes.

O SELinux é uma implementação para controle de acesso, uma camada de segurança para somar-se às permissões, e foi introduzido ao sistema aos poucos para que os desenvolvedores tivessem tempo de adaptar seus aplicativos para garantir total compatibilidade. Quando finalmente foi integrado ao SO na versão 4.3, o SELinux trabalhava no modo "permissive" ou permissivo. Mas, no Kit Kat, contudo, o modo está em "enforcing", ou forçado.

Isso aumenta bastante a segurança do Android, visto que mesmo um malware que rompa as permissões será barrado pelo SELinux, ao passo que o preço por essa maior segurança limitou a atuação de diversos aplicativos que trabalham com poderes de superusuário (root). O SELinux Mode Changer permite alternar entre um ou outro modo conforme for conveniente com um simples toque num botão.

Visão geral

O SELinux (Security–Enhanced Linux ou Segurança aprimorada no Linux) é uma implementação de uma flexível e refinada arquitetura MAC (Mandatory Access Control ou Controle de Acesso Mandatório). Ele foi originalmente projetado pela NSA (National Security Agency), a Agência de Segurança Nacional norte-americana, com o intuito de proteger sua infraestrutura interna.

O recurso foi disponibilizado sob licença open source e hoje é mantido como trabalho conjunto tanto pela NSA como pela Red Hat e IBM, além da comunidade de desenvolvedores que é o pilar do software de código aberto. A Google terminou a introdução do SELinux no Android 4.3, contudo esse mecanismo trabalhava num modo "aberto", em que os aplicativos root funcionavam sem impedimentos.

Há dois modos principais de funcionamento do SELinux no Android: “permissive”, no qual o sistema carrega as políticas de segurança, mas não as aplica, apenas registrando em logs as modificações e acessos; e “enforcing”, na qual as políticas são aplicadas. Alguns fabricantes já ativaram o recurso de segurança desde a versão 4.3 do Android, impedindo o uso de algumas funções de aplicativos que funcionam em root.

O SELinux Mode Changer, como bem diz o nome, serve para trocar o modo em que trabalha o SELinux, garantindo com isso que aplicações desenvolvidas para funcionar com permissão root não tenham suas funções prejudicadas, além de aplicar a mudança na inicialização do SO, ou seja, mantendo a opção escolhida.

Sua utilidade consiste em realizar esse processo, normalmente trabalhoso e que exige algum conhecimento técnico, reduzindo-o a um simples toque em um botão. A interface do aplicativo é bem “limpa” e direta. Basta selecionar o modo disponível (entre permissive e enforcing) para alternar entre eles.

Assim é possível usar um aplicativo que funcione com permissões root e necessite realizar alterações no sistema normalmente, e depois usar o SELinux Mode Changer para retornar ao modo seguro, protegendo o Android de possíveis acessos de outros programas não autorizados. O software ainda conta com um sistema de notificação ao alternar entre os estados.

Infelizmente, o aplicativo possui algumas limitações, sobretudo em aparelhos Samsung com implementação do Knox, e não há uma forma fácil de corrigir isso. Para os demais aparelhos, é provável que funcione, tanto stock ROMs (ROMs originais) quanto Custom ROMs (ROMs customizadas). Para verificar se a mudança surtiu efeito, verifique em “Configurações”, e “Sobre o dispositivo, em "SELinux Status". Veja as imagens do software em ação logo abaixo.

why do men cheat on their girlfriends prashanthiblog.com find me a girlfriend
i have cheated on my husband i cheated on my husband with my ex my husband thinks i cheated
i cheat on my husband how do i tell my husband i cheated i want my husband to cheat

Roda em 4.2 ou superior

Download SELinux Mode Changer
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Pequeno e leve
  • Interface direta, com apenas dois botões para alternar os modos SELinux
  • POssui indicador na área de notificações para as mudanças entre os modos

Contras

  • Pode não funcionar com todos os dispositivos por alterações dos fabricantes
  • Em dispositivos Samsung, com implementação Knox não funciona

Relacionados

Vidalia 0.2.2.35

Gratuito

Navegue pela internet sem que detectem qual é o seu número de IP através do sistema de navegação Tor

Clean Disk Security 8.04

Grátis para testar

Tenha a certeza de que seus dados confidenciais foram apagados para sempre

Hide My Ass! Free Proxy

Gratuito

Navegação com privacidade, que não deixa rastros nem permite que sites ou administradores de rede detectem o seu IP

Invisible Browsing 7.5

Grátis para testar

Invisible Browsing mascara e esconde seu endereço IP, impedindo que qualquer computador possa te rastrear

GetPrivate 1.0.0.1

Gratuito

Garanta mais privacidade e segurança no acesso à internet e acesse sites que bloqueiam certas regiões com GetPrivate


}