CCleaner 4.18.4844

Excelente ferramenta para otimização completa do sistema, recuperando espaço em HD e fazendo com que o Windows rode mais rápido

6.118.536 downloads
4,59 MB
Atualizado em
Em português

Download CCleaner Clique para fazer o Download

Ou clique aqui para fazer o download sem o instalador

Em sua nova versão, o CCleaner traz as suas já conhecidas funções de limpeza eficiente, consertos no registro, formatação de dispositivos removíveis e ferramentas eficazes para uma otimização completa em seu PC. Agora também conta opções para limpeza automática após fechar o navegador e remoção de arquivos duplicados, entre outras melhorias.

Análise de Rafael Godoy de Almeida Pires

À medida que você utiliza o computador — instalando e desinstalando jogos, programas e afins —, é comum que os programas deixem muitos registros de arquivos temporários, informações desnecessárias de configuração, rastros de programas anteriormente deletados, cookies de navegação, dados de backup, histórico de mensagens instantâneas, processos inválidos (que iniciam junto com o Windows), entre outros tipos de dados que já não possuem mais utilidade nenhuma, porém continuam tomando espaço no HD.

Com o passar do tempo, é normal que o sistema operacional comece a perder desempenho de forma significativa, levando o disco rígido a ficar lerdo e praticamente sem espaço para instalar quase nada. Além disso, saiba que manter uma série de informações pessoais desnecessárias no PC pode acabar denunciando seus hábitos de uso — tanto na web quanto no seu computador.

Sendo assim, o SO se torna vulnerável e qualquer pessoa que acessar sua máquina vai descobrir quais são os sites, documentos e programas você costuma utilizar ou acessar. Existem muitos programas que prometem acabar com todas estas ameaças de um jeito eficiente, deixando seu PC otimizado e com a mesma velocidade de quando ele foi comprado, e o CCleaner é uma das melhores opções gratuitas do mercado nesse quesito.

Seus problemas acabaram!

Dar um basta na lentidão da máquina, realizar ajustes para melhorar seu desempenho e varrer o disco em busca de diversos tipos de arquivos inúteis é uma tarefa simples com o programa, que possui duas vertentes: uma voltada para fazer uma verdadeira "faxina" nos recursos do Windows e outra para a remoção da sujeira mantida por outros softwares, incluindo os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer e Opera.


Executando a varredura no menu "Limpeza"

Aspecto visual

A interface é organizada e muito simples de ser utilizada, em que a cor cinza e os tons sóbrios prevalecem na tela. No canto esquerdo ficam localizados os botões principais de “Limpeza”, “Registro”, “Ferramentas” e “Opções”. Ao centro é apresentado o log com todos os recursos disponíveis em cada seção, exibindo uma lista com todas as verificações que a ferramenta realiza.

Por fim, através das informações exibidas no topo da tela, você fica sabendo dos principais componentes de hardware que sua máquina possui: processador, memória RAM, placa mãe, sistema operacional usado etc.

Limpeza eficiente

A função que nomeia o software continua tão eficaz quanto às de suas versões anteriores. Ao clicar no botão “Limpeza”, o CCleaner exibe as 2 abas principais relacionadas ao processo: “Windows” e “Programas”.

Na primeira opção, agrupam-se as ferramentas que atuam em locais no sistema que tendem a acumular sujeira e arquivos desnecessários. Os recursos nessa área são separados em quatro blocos:

  • Internet Explorer — resolve os problemas relacionados a arquivos temporários da internet, histórico, cookies, URLs digitadas recentemente, remoção dos arquivos Index.dat, localização do último download, histórico de preenchimento e senhas salvas;
  • Windows Explorer — otimiza o sistema ao que se refere a documentos recentes, função executar no Tela iniciar, MRUs diversos, cache de miniaturas, listas de atalhos e senhas de rede;
  • Sistema — traz opções para a lixeira, arquivos temporários, área de transferência, despejos de memória, fragmentos do verificador de disco, relatórios de erro do Windows, cache diversificados (DNS e fontes) e atalhos do sistema;
  • Avançado — corrige problemas encontrados em registros de eventos do SO, dados do Prefetch antigos, cache da ordem dos menus e da área de notificação, tamanho e localização de janelas, caminho do ambiente, histórico do assistente do usuário, relatórios do IIS, arquivos e pastas personalizadas e, por fim, apagar o espaço livre de um jeito prático.

Traz diversas ferramentas para você deixar seu PC totalmente otimizado!

Na aba “Programas” você encontra uma série de softwares de multimídia (Adobe Flash Player, Real Player, Steam, Windows Media Player), utilitários (Adobe Photoshop, Samsung Kies, antivirus diversos, Daemon Tools, Windows Defender, WinRAR) e Windows (MS Paint, MS Search, RegEdit), em que você marca as opções referentes a cada um deles e executa a limpeza de acordo com sua vontade.

Começar a limpeza é fácil, clicando em “Analisar” para dar início ao processo. Depois de a varredura ter sido realizada completamente, é hora de você eliminar tudo o que o software identificou como erro ou lixo através do botão “Executar limpeza”.

Em geral, a varredura do CCleaner é rápida e mostra os erros em menos de um minuto — lembre-se de fechar o navegador para fazer uma busca completa.  Terminado o processo, o programa exibe um log com todos os dados encontrados, quantidade de espaço em disco e memória liberada.

Consertando o registro

O registro é um dos grandes vilões responsáveis pela lentidão do sistema. Conforme os aplicativos vão sendo instalados e desinstalados, eles deixam entradas desnecessárias no registro do Windows e dificultam no momento de encontrar as entradas necessárias para a execução correta de outros aplicativos e complementos.

Com o limpador de registro do CCleaner, você conserta vários problemas: DLLs compartilhadas não encontradas, extensões de arquivos não usadas, erros de ActiveX e classes, tipos de bibliotecas, programas, fontes, caminhos dos softwares, arquivos de ajuda, instalador, programa obsoleto, executar na inicialização, ordem da Tela iniciar, cache da interface de usuário multilíngue, efeitos sonoros e outros serviços do Windows.


Limpa qualquer erro encontrado no registro do sistema!

Para acioná-lo é simples, bastando clicar em “Procurar erros”. Terminada esse procedimento, a aplicação exibe todos os erros encontrados, assim como opções para que você possa marcar e confirmar os dados que deseja corrigir. Por fim, clique em “Corrigir erro(s) selecionado(s)...” para deixar o registro do sistema livre dos conflitos.

Ferramentas multiuso

Como se não bastasse à limpeza personalizada, o CCleaner também oferece uma série de ferramentas para aperfeiçoar o sistema, entre elas:

  • Desinstalador — lista todos os programas instalados na máquina e permite removê-los com apenas um clique. Além disso, se preferir, você pode renomear a entrada do software ou removê-la definitivamente do sistema (ideal para aqueles programinhas chatos que se recusam a ser desinstalados);
  • Programas iniciados com o sistema — possibilita o gerenciamento de todos os programas que são inicializados juntamente com o sistema. É possível ativar, desativar e remover as entradas no sistema;
  • Buscador de arquivos — essa é uma grande novidade da nova versão do utilitário. Com ela, você encontra documentos duplicados de um jeito bem rápido, atribuindo uma série de fatores de busca. Isso é ideal para remover itens idênticos, os quais ocupam um espaço desnecessário no HD;
  • Restauração do sistema — permite gerenciar todos os pontos de restauração salvos no computador. Sendo assim, você pode voltar alguns pontos atrás no sistema e fazê-lo funcionar corretamente;
  • Limpeza do dispositivo — faz uma limpeza completa em um dispositivo qualquer, seja ele um dispositivo removível ou uma simples partição em disco. É possível escolher se deseja “Limpar apenas espaço livre” ou “remover todos os dados” (formatar). Para garantir a segurança, você pode optar pelo número de passos que a ferramenta vai mostrar para executar a limpeza. Quanto maior o número de passos, maior será o tempo de execução.

Desinstalador de programas embutido!

Novidades

As principais melhorias e novidades que mercem destaque nessa atualização são:

  • Correções de interface e de bugs;
  • Ferramenta para localização e eliminação de arquivos duplicados;
  • Melhorias no algoritmo de detecção de softwares iniciados com o Windows, na arquitetura da função de limpeza do SO e no desempenho tanto de varredura como de exclusão de conteúdos;
  • Suporte para analisar e eliminar arquivos desnecessários gerados pelo Avast! Antivirus, Adobe Photoshop, Samsung Kies e RealPlayer;
  • Agora você pode realizar o monitoramento permanente de dados do PC, de modo que ele o avise quando é preciso fazer as limpezas gerais;

Outras versões

Além dessa versão gratuita — que é a mais utilizada —, você também pode baixar outras duas versões disponíveis do programa: CCleaner Portable e CCleaner Slim.

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

Download CCleaner Clique para fazer o Download

Ou clique aqui para fazer o download sem o instalador

| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Este software é gratuito, mas o suporte técnico é fornecido apenas para usuários que possuem a licença paga, que pode ser adquirida a partir de US$ 29,95

Telas

Prós

  • Fácil de utilizar
  • Só remove os arquivos que o usuário autoriza
  • Encontra arquivos duplicados com base no tipo de seu conteúdo
  • Ótimo desempenho de limpeza e otimização
  • Enorme variedade de recursos
  • Monitoramento permanente de dados do PC
  • Interface bonita e organizada
  • Suporte para português
  • Mecanismos que garantem a integridade do computador

Contras

  • Mesmo sendo prática e organizada, faz tempo que a interface não traz novidades

Relacionados

Advanced SystemCare Free 7.3.0.456

Gratuito

Proteja e melhore o desempenho do seu computador com esse programa que oferece ferramentas avançadas de reparo

SpeedFan 4.50

Gratuito

Monitora velocidades, temperaturas e voltagens em computadores que possuem chips de monitoração de hardware

Hiren`s BootCD 15.2

Gratuito

Pacote de ferramentas que ajuda você a inicializar e recuperar computadores com o setor de boot danificado ou corrompido

Disco de Boot do Windows 98 SE OEM

Gratuito

Arquivo para a criação de um disco de inicialização com todos os dados e drivers necessários para Windows 98 Second Edition

System Mechanic 11.5.3

Grátis para testar

Coleção de ferramentas para dar uma garibada no seu micro, utilizando várias ferramentas para turbiná-lo por completo


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato