Como impedir a inicialização automática de programas com o Windows

Ao ligar o computador, vários programas são abertos durante o carregamento do Windows, quanto mais programas abrirem, mais tempo o sistema demora para ficar pronto. Aprenda como desativá-los neste tutorial rápido

Por Rubens Haruo Eishima em 27/Fev/2009


Durante a inicialização do Windows, o sistema abre diversos programas e os deixam prontos para uso, muitos deles são úteis - caso dos aplicativos para a impressora, placa de som, rede sem fio e outros - mas boa parte deles podem ser desativadas sem prejudicar sua utilização, com a vantagem de fazer o computador ligar mais rápido, por exemplo, mensageiros instantâneos como o Windows Live Messenger (MSN) 2009 Em português Prata No ranking semanal e o Google Talk (GTalk) Em português, além de ferramentas como o DAEMON Tools Lite Em português Ouro No ranking semanal e o atualizador do Java SE Runtime Environment (JRE) No ranking semanal. Neste tutorial você vai aprender como desativá-los usando o CCleaner Em português Ouro No ranking semanal.

O CCleaner permite interromper tanto a inicialização de programas com links no menu Inicializar do Windows quanto os configurados no registro do sistema.

Ao abrir o CCleaner, selecione a opção Ferramentas na coluna da esquerda, em seguida clique na opção Programas iniciados com o (sistema), a janela deverá ficar semelhante a essa:

 

Nesta tela estão disponíveis os botões Desabilitar e Remover entrada. O primeiro mantém a opção de reativar o programa, o segundo remove o atalho ou referência permanentemente. Basta selecionar a opção desejada e clicar no botão apropriado.

 

No exemplo da foto desativamos o Messenger, o Google Talk, o serviço de atualização automática do Java e um link genérico do Superdownloads. Essas chaves, também conhecidas como entradas, podem ser habilitadas mais tarde e são exibidas com uma cor mais clara.

Lembre-se que a desativação de alguns programas podem comprometer o funcionamento do sistema, ainda no exemplo da foto alguns programas exibidos estão relacionados com o antivírus, a placa de vídeo, rede sem fio e som. Em caso de dúvida consulte um usuário mais experiente ou consulte em sites especializados na Internet. 

Alternativa 

O programa MSConfig instalado com o Windows também permite remover itens da inicialização, porém, não oferece a opção de desabilitá-los temporariamente como o CCleaner Em português Ouro No ranking semanal. Além disso, no Windows XP, exibe menos informações a respeito dos programas.

 

| | URL curta

Faça seu comentário

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato