SyncWall 1.7.4

Dê mais vida ao seu desktop realizando trocas automáticas de wallpaper e sincronize entre todos os PCs da casa a mudança

121 downloads
19 KB
Atualizado em

Download SyncWall

O SyncWall é uma forma bem mais completa de fazer um show de slides com os papéis de parede do que a ferramenta padrão presente em algumas interfaces gráficas. Possui muitos recursos interessantes, como filtros diversos para as imagens, aplicados em tempo real, agendamento por horários personalizados além dos intervalos habituais e a sincronização das trocas entre múltiplos computadores na rede, mantendo todos com as mesmas imagens.

Análise de Ricardo

O Linux sempre foi um dos sistemas mais personalizáveis que existe. Não tanto pelo Linux em si, mas as interfaces gráficas usadas nesse popular sistema operacional. Quer você esteja usando o Gnome, KDE, ou até interfaces mais simples como LXDE, é possível modificar vários elementos da interface, como ícones, temas de janelas, fontes etc.

E se você gosta de personalizar e manter tudo de um jeitinho bem pessoal, o papel de parede (wallpaper, em inglês) é fundamental ter uma boa coleção de imagens. Infelizmente, é difícil com tantas imagens que consideramos legais, escolher somente uma para enfeitar a área de trabalho. O KDE até possui ferramenta própria para realizar slide show com as imagens, trocando-as periodicamente, mas nem todas interfaces possuem esse recurso.

Se você quer complementar sua experiência de personalização do seu desktop Linux e quer bem mais opções do que só uma troca automatizada de papéis de parede, tem que experimentar o SyncWall! O programa é bem leve, possui vários recursos como filtros e agendamento, é compatível com inúmeros formatos de imagens e permite sincronizar os papéis de parede entre todos os PCs da casa, mantendo tudo igual, até nas trocas.

Show de slides na sua área de trabalho

Use toda a sua coleção de papéis de parede

Todo mundo costuma juntar as imagens que acha pela internet que considera legais. Afinal, ora ou outra as usamos como papéis de parede. Muitas vezes, também para combinar com o tema que estamos usando no momento, ou até em como estamos nos sentindo. Não importa o motivo, juntamos muitas imagens.

Com o SyncWall você pode usar todas essas imagens que você possui guardadas no seu computador de uma vez. Com o programa, você pode exibir um show de slides na sua área de trabalho. Basta selecionar o diretório que contém as imagens para que o programa gerencie e realize as trocas automaticamente.

Muito além da troca de imagens

O programa possui vários recursos úteis além da simples troca de papéis de parede automatizada. Além de intervalos fixos de tempo que você define entre horas, minutos e segundos, você pode agendar mudanças, não necessariamente seguindo um valor único. Por exemplo, você pode agendar para determinados horários do dia uma troca de wallpaper.

Fotos de família também estão dentro. Aquelas fotos em formato retrato, onde a altura excede a largura geralmente não costumam ficar legais no desktop como papel de parede. Mas o SyncWall identifica a posição da imagem armazenada nas informações EXIF, rotacionando automaticamente quando necessário se assim você quiser.

Também é possível escolher o preenchimento de fundo, que pode ser feito com uma cor lisa, mistura de duas cores ou mistura de cores da própria imagem. E aproveitando as fotos do seu computador, é possível aplicar filtros diversos, como sépia (antiga), inversão (negativo), efeito blur (borrar), ou blur somente nas bordas, dando a impressão de foco ou até recriando o efeito Tilt. Há também uma opção de randomizar.

São ao todo 16 efeitos disponíveis, além de alguns permitirem ajuste na intensidade do filtro aplicado. Assim, você pode reduzir a sensação de estar vendo todos os dias as mesmas fotos. Isso também funcionam com papéis de parede comuns, que ficam bem diferentes e ganham outro aspecto, alguns até artísticos.

Suporta a dois monitores

Se você tem dois monitores, SyncWall permite usar uma imagem, com proporções próprias. A imagem é espalhada entre os dois monitores. Mas também é possível duplicar a imagem ou colocar imagens diferentes em ambos os monitores, que estarão sujeitas às mudanças. Você pode configurar também a proporção de distribuição das imagens.

As imagens mudam de acordo com um tempo estabelecido por você, definido em horas, minutos e até segundos para a troca de papel de parede. Mas se não estiver satisfeito com um intervalo fixo, pode agendar horários em que as imagens mudarão. Assim, você poderia selecionar wallpapers conforme os períodos do dia, adequando a imagem ao horário.

O programa também suporta os principais tipos de imagens usados. São eles PNG, BMP, JPG, GIF, JPEG. Para outros formatos de imagens menos comuns, é possível usar plugins do FreeImage ou Devil libraries. O programa possui suporte à geração de preview (miniaturas) das imagens selecionadas e um visualizador de imagens embutido, para você ter uma prévia se a imagem vale a pena figurar entre sua seleção especial.

Mudança em todos os computadores da casa

O recurso que destaca o programa permite que você tenha as mesmas mudanças de wallpapers replicadas em cada desktop que tenha na sua casa. O recurso funciona fazendo do programa um cliente e servidor, onde você configura o nome e a porta de tráfego que será usada. A conexão é estabelecida pelo protocolo UDP.

Essa conexão não é segura, no sentido de que não possui criptografia. Mas você pode manter uma porta alta aberta só para o tráfego desse tipo de conexão. Desnecessário dizer que precisa liberar a porta e o protocolo nos firewalls de cada máquina da rede que vão usar o SyncWall. As imagens também devem estar replicadas nas máquinas, ou seja, cada máquina deve possuir o mesmo conjunto de imagens.

Para facilitar isso, você pode usar o prograga Dropbox para manter as imagens sincronizadas. Assim, ao adicionar algum novo wallpaper no diretório de imagens do seu computador, este é automaticamente replicado para outras máquinas. O SyncWall também reconhece novas imagens sem necessidade de reconfigurá-lo para isso.

Como instalar o SyncWall

Para instalar o SyncWall na sua distribuição, primeiramente procure se o software já existe nos repositórios oficiais. Abra o gerenciador de pacotes e procure por syncwall. Se não obtiver resposta positiva, será necessário compilar o pacote baixado do software.

Após fazer o download, descompacte o pacote do software num diretório e abra o terminal. É necessário a instalação antes de duas dependências, que são libqxt-dev e libqimageblitz-dev e dos2unix. Abra um terminal de comando no diretório do programa que você descompactou e digite um comando após o outro:

dos2unix tounix.sh
sh ./tounix.sh
cd build
qmake-qt4 -recursive SyncWall.pro ou qmake -recursive SyncWall.pro
make
sudo make install

Ou pode ser feito usando o cmake. Acesse o diretório build com o primeiro comando:

cd build
cmake .
make
sudo make install

Se todas as dependências estiverem satisfeitas, o programa será compilado e instalado. Caso necessite de alguma dependência não citada, é só acompanhar as mensagens do terminal para descobrir o que está faltando. Normalmente é acompanhada da mensagem de erro.

Roda em X11/KDE/Gnome

Download SyncWall
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Programa bastante leve e completo
  • Sincroniza o papel de parede entre múltiplos computadores na rede
  • Inclui recurso de filtros para imagens
  • Definição do intervalo fixo e agendamento específico de horário

Contras

  • Não possui pacote precompilado, necessitando ser compilado

Relacionados

WindowBlinds 10.62

Grátis para testar

Mude completamente a cara do Windows com skins, customizando seu desktop e mudando o estilo de barras de título e botões

Vista Inspirat Ultimate BricoPack 2.1.0

Gratuito

Modifique seu Windows XP para ficar com a mesma aparência do Windows Vista

Webshots Desktop 3.1.5.7619

Gratuito

Troque automaticamente os papéis de parede de sua área de trabalho com esta ferramenta que obtém imagens da Internet

MultiDesktop Manager 0.3.8

Gratuito

Crie diversos desktops e mude entre eles rapidamente Elimine a poluição visual e organize melhor sua área de trabalho

WindowFX 6.0

Grátis para testar

Mude completamente a cara do Windows, tendo até janelas transparentes


}