Fing 2.2

Estude cada detalhe das propriedades de sua rede, teste as configurações de IP e DNS e encontre WiFi próximas a você

661 downloads
5,90 MB
Atualizado em

Download Fing

Esse é um bom aplicativo para analisar detalhadamente as configurações de rede. Com ele, você dispõe de comandos avançados para gerenciamento de rede e descobrimento de WiFi. Entretanto, ele não é visualmente muito amigável.

Análise de Magno Junior Silva Mesquita

Uma vez que mais dispositivos compartilharem a mesma conexão, menor será a velocidade de internet. Além disso, quanto mais softwares estiverem utilizando a rede, menor será a velocidade de download e upload. Mesmo que você tenha uma boa conexão, provavelmente já deve ter passado por algum momento de fúria com um arquivo que demora muito tempo para baixar, não é mesmo?

O Fing é uma ferramenta especializada para gerenciamento de rede. Com ela, você consegue identificar todos os dispositivos que estão conectados na mesma conexão que a sua. Dessa forma, é possível identificar se algum vizinho intrometido está roubando sua rede ou algum software mal-intencionado está usufruindo de sua conexão sem que você saiba.

Instalação

Não há segredo para incluir o software em seu computador. Primeiramente, clique no botão de download incluso nesta página e escolha um local para salvar o arquivo. Após terminar de baixar, dê um duplo clique no executável do software e siga o procedimento de instalação normalmente.

Terminal de acesso

Diferente da maioria dos aplicativos, o Fing não utiliza uma interface gráfica aprimorada ou atraente. Ele utiliza apenas o Terminal do Mac (semelhante ao Prompt de Comando do DOS), e é por meio dele que você aciona as linhas de execução.

Para utilizar o software, é necessário acioná-lo com permissões de administrador e ter acesso às configurações de rede que você pretende analisar. Agora, quando quiser executar o software, basta abrir um Terminal do sistema operacional e digitar o termo sudo fing. Entretanto, nesse método você terá que navegar até a pasta em que o aplicativo está instalado (/etc/fing) para executá-lo.

Ultrapassando barreiras e firewalls

Os dados descobertos pela ferramenta podem ser analisados e customizados do jeito que você quiser.  Dessa maneira, é possível reconfigurar a internet e descobrir caso algum computador ou aparelho esteja usufruindo de sua internet sem que você saiba.

Vale destacar que o software funciona melhor em redes WiFi e Ethernet, pois elas trabalham com um motor de busca específico ao software. A ferramenta é tão poderosa que é capaz de ultrapassar qualquer firewall ou bloqueios de sinal que estejam atrapalhando a análise dos computadores em questão.

Além disso, você pode utilizar o aplicativo para descobrir redes abertas próximas a sua localização, visto que o software utiliza o sistema de geolocalização aproximada. Se você utiliza um notebook, esse programa é uma boa alternativa, pois oferece ferramentas mais avançadas do que aquelas presentes no Sistema Operacional.

Pouco amigável, mas eficiente

Apesar de utilizar comandos de linha, a ferramenta ajuda você durante todo o processo de análise e avaliação da rede.  Entretanto, ao optar por esse método, o software afasta o usuário-padrão, sendo mais indicado para administradores de rede.

Ainda assim, se você tiver um pouco de paciência e conhecimentos de inglês, poderá utilizá-lo sem maiores problemas. O primeiro passo é decidir se você deseja descobrir dispositivos conectados à rede, realizar um escaneamento, testar o Ping ou utilizar o “FingBox”.

Conforme você preenche as informações, o software apresenta novas questões que devem ser respondidas para dar continuidade ao processo de descobrimento de rede.

A ferramenta não se limita ao escaneamento de uma rede privada. Você também pode conferir dados do DNS (reverso ou direto) em um host interno, externo ou em um endereço IP. Além disso, desde que você tenha uma conexão com a internet, também poderá escanear redes externas.

Utilizando o programa, além de descobrir detalhes sobre o seu endereço IP e mostrar o tipo de conexão, você também pode conferir uma listagem automática contendo todos os dispositivos conectados e que compartilham o mesmo sinal que você.  Dessa forma, você descobre endereços de rede, Mac, nome do dispositivo e quem os fabricou.

wives who cheat on husbands go i cheated on my husband

Roda em X11/KDE/Gnome/Console

Download Fing
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Proporciona o estudo avançado de rede
  • Mostra todos os aparelhos conectados à rede
  • Extremamente leve
  • Funções de ping, DNS e endereço IP
  • Interação via perguntas

Contras

  • Não possui interface gráfica
  • Não é indicado para usuários leigos

Relacionados

BluetoothView 1.66

Gratuito

Ferramenta que nos permite configurar ações automáticas no computador para cada novo dispositivo Bluetooth encontrado

Wi-Fi Password Revealer 1.0.0.4

Gratuito

Acesse um relatório completo com todas as redes sem fio e senhas que tenham sido usadas pelo seu computador

Speedtest

Gratuito

Speedtest é um teste de velocidade da conexão com a Internet, realizado com servidores espalhados por todo o planeta

Quebra Link 3.1.5

Gratuito

Aplicativo desenvolvido para acabar de vez com os protetores de links Faça seus downloads sem maiores dores de cabeça

SDR Free Virtual WiFi Router

Gratuito

Ferramenta que permite transformar o seu computador pessoal em um verdadeiro roteador WiFi para compartilhar uma nova rede


}