HTML5 Maker

Faça suas próprias animações em HTML5 e exporte para outros formatos de uma maneira simples e muito fácil!

565 downloads
0 KB
Atualizado em

Download HTML5 Maker

É muito interessante quando as pessoas lançam esse tipo de programa, dismitificando áreas bem complicadas para os leigos, mas de uma maneira simples de ser feita. Vale muito a pena montar uma animação e fazer o máximo de testes que for possível!

Análise de Rafael Florindo Weiss

Todo mundo que já navegou pela internet já quis saber como que os deseneolvedores fazem aquelas animações animais e muito legais que vemos por aí. Ainda mais aquelas que são interativas com o usuário e permitem um tipo de experiência diferente quando se está navegando pelos sites. Agora, será que você teria tanta criatividade assim? Claro que as animações mais trabalhosas necessitam de muita experiência e anos e anos na profissão, mas você já pode tirar a dúvidas apenas usando o HTML5 Maker, um serviço online que permite aos usuários a criação de animações na plataforma HTML 5.

Ele possui muitas qualidades que eu pude notar assim que estava testando, fora que, por ser online, você não ocupa nenhum espaço no seu computador, deixando que a internet seja um HD. Podemos já afirmar de antemão que o serviço é extremamente fácil de ser usado e não vai demorar nem uma horinha para você entender como fará suas animações. Claro que, não é porque você vai pegar alguns esquemas prontos que a sua animação vai ser a mais linda do mundo, lembre-se que estudar e treinar são dois passos fundamentais para sempre executar um ótimo trabalho, seja na internet ou não.

Como funciona?

Assim que você for redirecionado para a página do serviço, direto do nosso site, note que na tela principal existem duas opções, a “See Templates” e a “Create Animation”. A primeira serve para que você pegue alguns exemplos prontos da internet e possa ver o que dá para ser criado no programa, quem sabe até mesmo montar animações em cima desses templates. Agora, na segunda opção que o bicho vai pegar e você vai fazer suas criações, então, sem mais delongas clique na segunda e coloque a sua criatividade para funcionar.

Primeiro, vamos definir alguns pontos importantes sobre as animações criadas para que você possa entender o seu funcionamento. Quando falamos desse tipo de animação em HTML 5, não quer dizer que você vai fazer um desenho animado ou algo que faria a Pixar te chamar para trabalhar na hora (ou sim né, vai saber se você não é um gênio). Mas estamos falando de pequenos propagandas, como aquelas que vemos nas bordas dos sites e geralmente levam para Links externos, claro que, essas animações não são apenas propagandas, podem ser usadas da maneira que você quiser, mas estamos destacando o seu maior uso.

Sabendo disso, olhe para a parte esquerda da tela do serviço. Veja que existe uma barra (aliás, o programa é separada por barras de vários tamanhos, notou?) que possui a seguinte mensagem: “Add na Empty Slide” e é nessa barra que a magia acontece. Note, para “Adicionar um slide vazio” você precisa ter completado outro, afinal, esses slides são a construção da sua animação. Um bom exemplo disso é aquele efeito de movimento que você aprende na escola, desenhando um bonequinho de pau em várias folhas brancas, cada uma delas sendo a folha seguinte de um movimento da anterior, do mesmo jeito que os desenhos eram feitos.

Pensando por esse lado, você pode criar muitas coisas aqui nesse aplicativo, claro que, não com o detalhamento que um desenho fica ou a sua numeração de Frames por segundo, até mesmo porque o serviço só permite um frame a cada dois segundos (achei isso um pouco demais, não?). Bom, nos tópicos abaixo nós vamos tratar cada uma das barras de opção, inclusive a citada acima e tentar entender um pouco mais o funcionamento do aplicativo.

Adicionando slides vazio

Como falei, na primeira barra do programa você pode adicionar slides vazios mas precisa ter preenchido os anteriores primeiro para dar a sensação de animação correto? Para preencher um slide você tem várias opções, porém elas se limitam a apenas um gênero: Imagens. Veja na barra principal (a maior) que na sua parte superior existe um botão chamado “Add na Image”, clique nele e veja que uma nova tela aparece na sua frente. Essa tela permite que você coloque imagens novas ou até mesmo use algumas recomendadas pelo programa, caso você não tenha nenhuma ideia.

Depois de escolher a imagem que deseja você é levado para uma nova tela. Nessa tela é permitido a criação de efeitos em cima das imagens, assim como um tratamento básico, como mudança de tamanho, brilho e até mesmo inserção de textos sobre elas. Aqui você deve ficar a vontade para usar a sua criatividade da maneira que quiser, lembre-se sempre que, quanto mais efeitos você colocar na imagem mais pesada ela pode ser para o site que você vai inserir a animação, então exageros não são necessários.

Enfim, com sua imagem tratada, clique em save e seja redirecionado para a página principal do programa, a das barras que comentamos. Agora você pode fazer outro tratamento na imagem, mas agora, usando o frame como um todo. Por exemplo, você pode adicionar várias imagens para um frame em branco e depois trata-las como uma imagem única para entrar na animação. Já as configurações usadas nessa parte são um pouco diferentes, você pode trocar as posições das imagens em relação ao centro da animação ou a rotação das mesmas, mudando a posição em um ângulo de até 360º.

Enfim, você já tem um slide, está na hora de criar algum outro para que sua animação se complete. Lembre-se sempre de usar lógica na movimentação, assim nada vai atrapalhar essa sensação e a sua animação vai ficar show de bola. Claro que, sensação de movimento em animação é só um estilo de criação, fique a vontade para fazer o tipo de animação que você quiser, com montagens dos seus amigos e etc.

E agora?

Bom, agora você já pode ver como a sua imagem vai ficar. Note que, na parte superior da tela existe duas opções importantes, a primeira que é a Preview e a segunda que é a Save. No momento vamos nos ater a Preview. Ao clicar nessa opção uma nova tela aparece na frente do seu computador, essa tela permite que você veja como toda a animação montada até o momento ficou. Não se esqueça de sempre se utilizar dessa opção antes de salvar e usar a sua animação, assim você sempre terá certeza do trabalho que está fazendo e nunca vai colocar na internet nada que tenha ficado feio.

Gostou do que fez? Achou que todo mundo vai aplaudir de pé o seu trabalho? Então vamos salvar o mesmo já exportando ele para algum tipo de programação de internet. Fora o HTML5 você pode exportar a sua animação para “JavaScript” ou “.SFW” que é a extensão do Flash. Para escolher qual opção você deseja, clique no botão “Save” que fica ao lado de “Preview” e mais uma vez outra tela aparece no seu computador. Essa tela permite que você faça a escolha da maneira que quer salvar a sua animação.

Note que na hora dessa escolha você ainda ganha algumas dicas do programa, ele fala sobre os browsers que cada tipo de língua permite a inclusão da animação. O Java é permitido por todos os browsers, já HTML5 só pode ser executado nos novos browsers, que permitam essa tecnologia. Por último, o SFW precisa que extensões de Flash sejam instaladas nos browsers selecionados. Assim que você escolher qual extensão quer que a animação seja salva o programa faz a conversão (que pode demorar alguns minutinhos dependendo da sua conexão) e leva o usuário para a página de Download.

Já na página de download você pode escolher entre as duas opções: baixar como ZIP e ganhar algumas coisas do programa ou criar uma conta nele e ter uma lista bem legal de itens e ações que podem ser feitas. As duas possuem a mensagem de gratuitas mas se você clicar na criação de conta é levado para uma outra página cheia de valores e planos para serem escolhidos. Eles não enganaram, realmente existe um plano gratuito, mas com menos “presentes” do que as contas pagas.

abortion clinics in atlanta abortion clinics in indianapolis side effects of an abortion
facts about hiv and aids pictures of hiv and aids early signs of hiv in women
abortion clinics in baltimore md how soon can you get an abortion medication pregnancy
tween girls tribb sex stories prashanthiblog.com sex education stories
rx coupon f6finserve.com free viagra samples coupon

Roda em Qualquer Navegador

Download HTML5 Maker
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Animações muito fáceis de serem montadas
  • Não trava o computador
  • Mesmo a sua versão "paga" tem coisas gratuitas

Contras

  • Tempo de duração dos frames muito alto

Relacionados

Resource Hacker 4.2.5

Gratuito

Veja, modifique, extraia e insira resources em executáveis 32-bits com essa ferramenta chamada resource Hacker

PE Explorer 1.99 R6

Grátis para testar

Disassembler e analizador de código-fonte de arquivos binários chamados PE (portable executable)

Peter's XML editor 2.0

Gratuito

Editor de XML com um visual muito legal que facilita bastante a hierarquização

MySQL Workbench 6.3.5.0 Build 201

Gratuito

Ambiente de trabalho oficial do MySQL que permite criar diagramas de entidade de relacionamento e realizar engenharia reversa

App Inventor Beta

Gratuito

Kit de ferramentas para que você possa desenvolver diversos tipos de aplicativos para o sistema operacional Android


}