Detecte e remova vírus do seu computador com uma ferramenta grátis do antivírus Kaspersky

Se você suspeita que seu computador possui algum vírus instalado e o antivírus instalado não o detecta, aproveite esta ferramenta gratuita dos fabricantes do Kaspersky Anti-Virus para limpar sua máquina

Por Rubens Haruo Eishima em 19/Mai/2009


Não é incomum que um programa antivírus não detecte um arquivo infectado, especialmente se o usuário utiliza um programa desatualizado ou um computador já infectado por malwares é possível que os softwares instalados fiquem incapacitados de detectar novas ameaças de segurança. Para evitar isso sempre recomendamos que o usuário mantenha sua proteção antivírus atualizada.

Para combater esse tipo de situação, alguns produtores de softwares antivírus disponibilizam gratuitamente versões simplificadas de seus programas para download. Em geral não possuem proteção em tempo real contra ameaças, também chamada de residente, só realizam uma varredura no computador e, em alguns casos, oferecem a opção de remover os vírus encontrados. Um bom exemplo disponível no Superdownloads é o Kaspersky Virus Removal Tool dos mesmos desenvolvedores dos elogiados Kaspersky Anti-Vírus 2013 Em português Ouro e Kaspersky Internet Security 2013 Em português Ouro.

O Kaspersky Virus Removal Tool é um programa que utiliza os mesmos mecanismos de detecção do Kaspersky Anti-Virus 7 e é capaz de remover vírus, cavalos-de-tróia, worms, spywares, adwares e rootkits. Ele é atualizado várias vezes ao dia e possui as mesmas definições de vírus do irmão maior (o link para download aqui no Superdownloads aponta para sempre para a versão mais nova), só não oferece proteção em tempo-real como já dito. Se não serve para substituir o antivírus pode servir como uma demonstração do KAV.

No final do texto, confira outras ferramentas de remoção de malwares disponíveis no Superdownloads.

Usando o Virus Removal Tool

Após copiar o programa execute o arquivo copiado, o que fará aparecer uma tela semelhante a mostrada logo abaixo à esquerda. A versão mostrada vai ser diferente, já que novas versões são lançadas a todo instante.

 

Pressione Next nesta janela, na tela seguinte indique o local de instalação e clique em Next novamente. Depois de instalado o Virus Removal Tool é executado automaticamente e surge no computador uma tela semelhante a essa:

Selecione os locais onde você deseja que a ferramenta procure e clique em Scan - recomendamos que mantenha marcadas as três primeiras opções.

O programa abre uma tela de verificação semelhante à utilizada no Kaspersky Anti-Virus 7 com informações do arquivo em verificação (1), seu local (2), quantos arquivos foram verificados (3), quantos estão infectados (4), quantos não puderam ser limpados (5), o horário de início do teste (6), o tempo decorrido (7) e o horário estimado para conclusão (8).

Se tudo deu certo o programa mostra a imagem acima. Caso tenha encontrado algo no computador, a tela final da verificação será semelhante à seguinte, clique em Disinfect para tentar limpar o arquivo, caso não dê certo, clique em Delete para apagá-lo.

 

Se o programa conseguir remover o vírus ou apagar o arquivo infectado surgirá a seguinte tela:

Caso contrário o programa mostra esta tela:

Se isso ocorrer procure a ajuda de algum especialista para ajudá-lo a remover a infecção.

Resumo

Após copiado e aberto o instalador do programa, bastam três cliques para verificar as principais regiões vulneráveis do computador:
  • Botão Next na primeira tela do instalador;
  • Botão Next na tela seguinte;
  • Botão Scan na janela do programa;
Se encontrado algum vírus, bastam mais dois cliques:
  • Opção Apply to all;
  • Botão Disinfect

Desinstalação

Por não oferecer uma proteção contra vírus em tempo-real, ao fechar o programa, o Virus Removal Tool oferece a opção de desinstalação. O ideal é aceitar a opção e copiar o programa novamente mais tarde caso necessário (já que o programa não atualiza a proteção de vírus pela Internet). Clique em Yes nas duas primeiras janelas, feche todos os programas abertos e clique em Sim na terceira janela.
 
 
 

Outras ferramentas para remoção de malwares

Em caso de dúvidas, o Superdownloads dispõe de outros programas para remoção de malwares em geral, a maioria das ferramentas é específica para algumas infecções, já a primeira opção listada permite remover diversos tipos de pragas eletrônicas. É importante lembrar que esses programas não substituem um bom antivírus.

| | URL curta

Faça seu comentário

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato