Avant Window Navigator 0.4.1

Avant Window Navigator é uma barra de tarefas similar ao dock do MAC OS totalmente customizável e com suporte a plugins

3.044 downloads
170 KB
Atualizado em
Em português

Download Avant Window Navigator

O Avant Window Navigator une a praticidade e a elegância em um só programa. Embora seja baseado no dock do MAC OS, traz diferenciais, como o suporte a plugins e muitos níveis de personalizações e efeitos visuais agradáveis para você escolher.

Análise de Adriano Imperatore Ribeiro

Cada sistema operacional possui um conjunto de recursos que são bastante úteis e que gostaríamos de tê-los em nossos desktops, sem contudo usar outros SOs que não sejam o nosso escolhido. Usuários de Linux possuem a facilidade de personalizar a aparência da distribuição e contam com inúmeros softwares clones, acrescentando ferramentas na distro que só são encontradas em outros SOs.

O Avant Window Navigator é uma barra de ferramentas muito parecida com o dock do OS X, da Apple. Trata-se de uma barra de tarefas um pouco diferente daquela encontrada em sistemas Windows. Além de mostrar as tarefas em execução para que você possa alternar entre elas com facilidade, serve também como atalho para os programas que você mais usa, simplificando o acesso a esses aplicativos a um clique.

Características

Quem já teve o prazer de usar vários sistemas operacionais sabe que existem recursos em um que não são encontrados em outros. São opções rápidas, práticas e que facilitam muito no dia a dia. O OS X, sistema operacional da Apple, traz vários diferenciais ao seu SO que, depois de acostumar-se com eles, fica difícil não tê-los por perto.

Um desses recursos muito práticos, além de bonitos, é o dock presente no OS X. Ele é basicamente um equivalente à barra de tarefas do Windows na qual você minimiza as janelas e pode alternar também entre elas. Nas interfaces gráficas usadas no Linux, a ideia é bastante parecida com o que encontramos no Windows. No entanto, nada impede de você ter um dock ao estilo MAC OS.

O Avant Window Navigator, ou simplesmente AWN para os mais entrosados, é uma réplica desse dock presente no OS X. Ele fica abaixo das janelas para o usuário poder minimizar, restaurar e maximizar os aplicativos que estão rodando no momento na Área de trabalho e também permite a definição de atalhos dos programas que mais usa para rápido acesso, sem necessidade de percorrer o menu de programas.

 

Ela é uma barra com efeitos visuais diferentes, pois possui suporte a transparência e tem animações especiais quando se passa o mouse sobre os ícones, além de ser muito mais intuitiva que os atalhos de controle comuns do Windows. E, claro, é totalmente personalizável como tudo no Linux deve ser e como todo usuário do sistema do pinguim gosta!

O dock AWN conta com temas diversos para a base e vários efeitos visuais configuráveis dentro da janela de configurações, como customização de cor da barra incluindo os reflexos da bandeja ou nos ícones. Conta também com uma variedade de plugins que adicionam funções extras, como previsão do tempo, calendário, navegador de arquivos, entre outros.

Complementam também essa prática barra de tarefas o suporte a diversos temas, com possibilidade de personalização daqueles já existentes, e efeitos visuais suaves que ocorrem ao passar o mouse em cima dos ícones, ao clicar neles e também durante o intervalo enquanto o programa está abrindo. Tudo muito bem feito de forma a fazer inveja nos usuários do OS X.

Instalando o AWN na sua máquina

O Avant Window Navigator pode ser instalado através do nosso botão de download com pacotes RPM e com arquivos estáveis na versão 0.1.1-2. Você também pode convertê-los para outras distros através do programa "alien", disponível na maioria dos repositórios de outras distribuições.

Se você pretende usá-lo em uma distro Debian ou baseado, como o Ubuntu, infelizmente o AWN necessita da biblioteca valac-0.12, que está obsoleta. Assim, para as versões mais recentes do Debian ou Ubuntu, será necessária a adição dos repositórios "Testing", que disponibilizam a versão mais recente e funcional, juntamente com as dependências para o funcionamento do programa.

Abra o terminal e digite os comandos abaixo, um de cada vez.

sudo add-apt-repository ppa:awn-testing/ppa

sudo apt-get update

sudo apt-get install avant-window-navigator

Depois, basta abrir o menu de aplicativos e procurar como AWN ou Avant Window Navigator. Ao abrir o programa, a barra inferior aparecerá. Daí é só mover os itens, arrastar ícones de programas para a barra para acrescentar atalhos e personalizar o restante ao seu gosto.

Roda em KDE/Gnome

Download Avant Window Navigator
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Prática, bonita e elegante
  • Possui vários efeitos visuais para escolher
  • Suporte a temas e a plugins que modificam e estendem as funções do AWN

Contras

  • Infelizmente requer uma biblioteca já a muito obsoleta

Relacionados

RocketDock 1.3.5

Gratuito

RocketDock é um lançador de aplicativos similar ao ObjectDock, mas que é rápida e ainda possui um visual bonito e é estável

ObjectDock 2.0

Gratuito

Dos mesmos criadores do WindowBlinds, este organizador estilo Mac OS X está na lista dos melhores docks para Windows

Fences 2.13

Gratuito

Menu para você organizar atalhos, programas e ícones com cara de Linux, com visual moderno e fácil de usar

Winstep Extreme 15.7

Grátis para testar

Dê um novo visual para o seu Windows

Vista Sidebar 6.0

Gratuito

Coloque no seu desktop do Windows XP, uma barra lateral com os miniaplicativos originais da Sidebar do Windows Vista


}