LinkedIn

Procure novos trabalhos e faça conexões com seus amigos nesse site de relacionamentos voltado para empregos

1.167 downloads
0 KB
Atualizado em
Em português

Download LinkedIn

Um site voltado não somente para quem busca um novo emprego, mas também para quem gosta de manter contatos e ficar sempre por dentro do mercado de trabalho

Análise de Mariana Queiroz Fernandes

Se você quer uma boa vida, precisa de dinheiro. Essa é a regra básica do mundo. A menos, é claro, que você viva na floresta ou em algum país pouco conhecido da Ásia (o que acreditamos não ser o caso). Por isso, ter dinheiro significa ter um emprego. E para ter um emprego é preciso ter contatos, experiência, conhecimentos em um área e um bom currículo. Já pensou o quanto tudo isso é complicado? No fim das contas, pensando assim, parece até difícil arranjar um bom trabalho.

Essa ideia pode ser verdadeira, mas nos últimos anos a Internet incentivou e muito aqueles que querem encontrar um novo trabalho ou querem simplesmente trocar de profissão. Muitos contatos são feitos pela web e existem sites especializados em empregos, o que facilita a vida do empregador e do empregado. Mas de todos eles, nenhum se assemelha ao LinkedIn. Essa ferramenta funciona como uma rede de relacionamentos voltado somente para o trabalho. Você cria seu perfil totalmente gratuito e adiciona seus contatos mais próximos. Com o tempo, conhece amigos de amigos, fica sabendo de vagas que estão abertas no mercado e pode enviar e-mails para os empregadores com maior facilidade.

O site leva em conta toda a ideia do mercado: para ter um bom emprego, é preciso contatos e um perfil que resuma suas qualificações. Já para as empresas, basta criar uma página sobre ela e começar a abrir processos seletivos - ou então buscar candidatos de acordo com filtragens sobre o conhecimento de cada um. E aí, que tal experimentar o LinkedIn? Essa rede social vai com certeza mudar a sua vida para melhor e lhe dar oportunidades de trabalho. Basta se esforçar, mas não muito, porque o próprio site te ajuda a mostrar suas capacidades como um bom funcionário.

Como funciona?

A página inicial do LinkedIn parece muito com a do Facebook, porém mais simples e, obviamente, voltada para a sua área profissional. Logo no topo da página, você poderá ver dois ícones. O primeiro, com o símbolo de um envelope de carta, mostra se você recebeu alguma mensagem que ainda não foi lida. Clicando nesse ícone, você vai para a página de mensagens e pode também enviar mensagens a outras pessoas. Já o segundo ícone, com o símbolo de uma bandeira, mostra suas notificações, ou seja, contatos que aguardam a sua aprovação para se unirem a rede deles e outros avisos do mesmo tipo.

Mais à direita você pode ler o seu nome. Passando o mouse por ele, você encontra três opções: gerenciamento da sua conta, sair da conta e fazer um upgrade da conta, ou seja, pagar uma taxa para que você tenha acesso a diversas novidades e ferramentas do LinkedIn disponíveis somente para quem é usuário premium.

Por fim, é possível utilizar uma barra de buscas, para fazer pesquisas rápidas sobre pessoas, vagas, empresas, grupos etc. Essa barra será muito útil a você quando você se perder na hora de gerenciar alguma ferramenta, pois ela te ajuda a encontrar o que você deseja pulando etapas e indo direto ao resultado.

Barra de ferramentas

Ainda no topo da sua página, é possível ver diversas abas, cada uma com diversas ferramentas. Veja abaixo cada uma das abas e o que elas possuem:

Início

Essa aba tem apenas duas opções: “Página Inicial do LinkedIn” e “Anuncie no LinkedIn”. A primeira leva você a página inicial, com as últimas atualizações de seus contatos, anuncios de empregos voltados para a sua área e comentários sobre empresas da sua área. Já a segunda é voltada para quem deseja fazer algum anúncio na rede social e aceita pagar por isso.

Perfil

É a área voltada ao gerenciamento da sua conta. Você encontra cinco botões diferentes:

  • Editar Perfil: Para a edição de seu perfil. Você pode inserir fotos, adicionar novos empregos, a data em que ficou em cada um, seus cargos e conhecimentos. Uma das grandes funções do LinkedIn é justamente nessa área. Ele funciona como um grande currículo e te ajuda na hora de montá-lo. Na área de conhecimentos, por exemplo, ele já oferece diversos conhecimentos muito pedidos no mercado e voltados para a sua área. Você não precisa nem adicioná-los, apenas deletar aqueles que não possui e manter os demais. Depois, basta adicionar conhecimentos extras. O Perfil é sua fonte principal para chamar a atenção de outras empresas, então capriche!
  • Visualizar Perfil: Para você ver como as pessoas estão vendo o seu perfil.
  • Recomendações: Uma área muito interessante, as recomendações são exatamente o que seu nome diz. Nela, você pode recomendar pessoas para diversas empresas ou pedir recomendações de seus empregos anteriores. Para quem não sabe, recomendações são muito bem vistas no mercado de trabalho, pois indicam que a pessoa saiu da empresa, mas sem nenhum tipo de atrito ou por realizar um trabalho malfeito. Se a pessoa já não está na empresa e mesmo assim é recomendada para um trabalho, então tudo indica que ela é apta a realizar aquela tarefa de maneira correta e sem problemas.
  • Organizador de Perfis e Seguindo: São duas opções extras, feitas para quem deseja pagar pelo serviço. Ele te ajuda a organizar melhor o seu perfil-currículo e indica quem seguir para ter um aproveitamento maior na hora de ter as suas chances de entrar no mercado de trabalho ou mudar de emprego.

Contatos

Como o próprio nome diz, é a área de gerenciamento dos seus contatos. Ela é dividida em três partes:

  • Conexões: Exibe um painel com todas as suas conexões para que você possa ver quem está seguindo e se deseja deletar alguém, enviar uma mensagem ou convidar certas pessoas para um grupo.
  • Adicionar Conexões: Você pode procurar por novos contatos para adicioná-los. Depois de encontrados, clique para adicionar e você pode enviar uma mensagem padrão ou criar um texto pedindo para ser adicionado. É importante lembrar que algumas pessoas, em suas opções de contato, pedem para que seus e-mails sejam mencionados. Essa é uma forma de evitar que qualquer pessoa te adicione, mesmo que ela não te conheça. Então não se assuste se um contato não puder ser adicionado a menos que você saiba o e-mail dele.
  • Formações: Nessa área você verá o nome das instituições de ensino que cursou. Dependendo da instituição, é possível entrar em contato e pedir por referências ou algum documento específico. Não confunda essa área com os contatos com empresas. Esse é outro botão que veremos logo mais.

Grupos

Área de gerenciamento de grupos. Grupos são parecidos com os do Facebook. A diferença é que são voltados para a área profissional. Você pode fazer parte de grupos que discutem temas das sua área ou de empresas que criam grupos para conhecer seus candidatos. Você mesmo pode criar seu grupo. No total, são quatro opções:

  • Seus Grupos: Mostra os grupos que você participa, assim você pode entrar em cada um deles e ver se há mensagens novas ou novos debates em pauta.
  • Grupos que podem ser de seu interesse: Uma área extremamente interessante do LinkedIn. Mais uma vez, ele te ajuda na hora de encontrar o que se encaixa no seu perfil e indica grupos frequentados por conexões suas e que trabalham na sua área. Ele não é 100% eficiente e acaba mostrando coisas fora do contexto. Por exemplo, em uma busca por grupos na área de jornalismo, o site indicou um grupo de engenheiros. Esse erro é grande e comum, mas não é nada que não possa ser filtrado pelo usuário. A maior parte dos grupos são realmente de interesse e muito bem filtrados pela rede social.
  • Diretório de Grupos: Se a opção anterior mostrava os grupos de seu interesse, essa mostra dos grupos no geral. Serve para você procurar por grupos aleatóriamente, sem a necessidade de serem da sua área.
  • Criar Grupo: O nome já explica tudo. Você pode montar o seu próprio grupo e convidar seus amigos para participar dele. Mas lembre-se que aqui não é Facebook, então crie grupos que envolvam apenas trabalho ou sobre discussões na sua área.

Empregos

O centro das atenções do site, já que muitas pessoas estão em busca de novas carreiras ou simplesmente um novo local de trabalho. Por isso, ele possui diversas divisões, para que você tenha a melor experiência possível na hora de encontrar o que busca:

  • Localizar Empregos: A área principal dessa aba. Aqui, você pode procurar novos empregos em diversas áreas. Inicialmente ele mostra a você empregos relacionados a área que você marcou como sendo a do seu emprego atual, mas é possível buscar por diversas outras vagas, basta procurar na barra de busca.
  • Premium Job Seeker e Estudantes e recém-formados: São duas opções disponíveis para quem paga pelo serviço. A primeira é para quem já tem experiência e quer encontrar um trabalho. Por exemplo: um dono de empresa cadastrado no LinkedIn só aceita mensagens de quem conhece seu e-mail. Você não conhece, mas, com esse benefício pago, consegue enviar uma mensagem a ele mesmo assim. Você tem um limite de mensagens para enviar, porém, se ela não for respondida dentro de um período de tempo, você recebe a mensagem de volta e pode usá-la novamente com outra pessoa. Já a segunda opção é para quem ainda estuda ou que acabou de se formar e procura o primeiro emprego. Ele auxilia na busca pelo melhor cargo para a pessoa.
  • Anuncie uma vaga: Mais voltado para empresas que desejam anunciar vagas de trabalho.
  • Gerenciar seus empregos: Na verdade, ele gerencia vagas em aberto. Então, caso você esteja participando de diversos processos seletivos, pode ver o andamento de cada um deles e até mesmo escolher o que vai ser melhor para você, caso seja necessário.
  • Localizar talento e Soluções de Talentos: Funções pagas, que permitem ao recrutador ver o nome completo do usuário e diversas outras informações. Assim, ele pode conhecer melhor a pessoa antes de entrar em contato com ela.

Caixa de entrada

É uma maneira diferente de acessar a sua caixa de mensagens. Ele possui três botões:

  • Aceitar Convites: Caso haja um convite pendente, você pode aceitar nessa opção.
  • Visualizar mensagens: Para ver as mensagens que já foram enviadas a você.
  • Redigir mensagem: Feito para você escrever mensagens e enviar a seus contatos do LinkedIn.

Empresas

Nessa área você pode procurar por empresas que estão conectadas a rede social para aumentar seus contatos e busca por vagas de emprego. Você pode fazer isso ao clicar na opção “Pesquisar empresas”. Você também terá um link direto para a sua atual empresa onde trabalha, caso ela tenha uma página no LinkedIn.

Mais

Esse botão conta com algumas funcionalidades extras, como por exemplo o upgrade de conta (pago) e alguns textos que explicam melhor sobre o funcionamento dessa rede social.

Vantagens

O LinkedIn poderia ser melhor, como qualquer outra ferramenta. Ele poderia ter um design mais limpo, moderno e elegante. Poderia ter um sistema de filtragens melhor, que sugerisse vagas não somente em cima do que você trabalha, mas também com o que você garante ter experiências. Poderia evitar erros básicos, como sugerir uma vaga que não tem nenhuma ligação com a que você procura. Poderia sim, muita coisa. Mas o mais importante ele tem: a capacidade de facilitar a sua vida na hora de encontrar um emprego.

São diversas ferramentas existentes no site, das mais variadas formas. Você pode procurar empregos, empresas, pessoas etc. Se quiser, pode pagar para conseguir entrar em contato com pessoas chave em empresas importantes mesmo sem saber o e-mail dessas pessoas. Essa função pode ser polêmica, já que permite que qualquer um entre em contato com você, mas, se você pensar bem, é uma função justa: você só recebe a mensagem se a pessoa pagar por isso. Ela não fica sabendo seu contato, apenas envia a mensagem. Assim, você só receberá mensagens de quem realmente tem interesse em uma vaga. E se você quiser, basta não responder e deletar a mensagem que a pessoa receberá o direito de enviar outra mensagem para outra pessoa mais interessada. É justo para quem procura emprego, para o site que precisa receber para se sustentar e para você, que utiliza o site gratuitamente e que não te custa nada ler uma ou duas mensagens enviadas ao seu endereço.

É claro que não é tudo perfeito. O maior defeito do LinkedIn provavelmente é a área do mural. Ele mostra as últimas coisas feitas pelos seus contatos. Isso significa apenas que foram adicionadas amizades ou mudanças no perfil. Quem sabe, com o tempo, não se torna possível enviar pequenos textos ou anexos sobre seus trabalhos, mesmo que com uma limitação diária de envios. Isso é algo que pode acontecer, afinal, o LinkedIn está sempre se adaptando e melhorando seu site. Seus poucos defeitos não escurecem seu grande potencial. Se eu precisar de um novo emprego um dia, com certeza esse será o meu primeiro caminho.

why do men cheat on their girlfriends prashanthiblog.com find me a girlfriend
did my boyfriend cheated on me maryaltmansblog.com.nobullsoftware.com should i cheat on my boyfriend
how do you get a girlfriend blog.perecruit.com my girlfriend cheated on me what do i do

Roda em Qualquer Navegador

Download LinkedIn
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Esse programa é gratuito, mas conta com algumas funcionalidades pagas.

Telas

Prós

  • Facilidade na hora de criar o perfil
  • O próprio site auxilia o usuário a realizar buscas e inserir informações

Contras

  • Design ruim
  • Algumas filtragens de emprego podem não bater com o objetivo esperado

Relacionados

NotFollow.me 1.0

Gratuito

Aplicativo que permite descobrir de maneira rápida quem você segue e não te segue de volta no Twitter

Aslon Social Network

Gratuito

Rede social cujo objetivo é a troca de conhecimento

Orkut Cute 9.4.88

Gratuito

Programa para o monitoramento da sua conta no Orkut e para o envio de scraps para todos os seus amigos de uma só vez

Badoo

Gratuito

Gosta de conhecer pessoas? Conheça o Badoo, uma rede social que funciona como alternativa ao Facebook e Orkut

Orkut Beta

Gratuito

Orkut é a maior rede social do Brasil e agora está com uma cara nova e cheia de novas funcionalidades aos seus usuários


}