Pinguy OS 14.04 LTS

Pinguy OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e remasterizada com muitos aplicativos úteis instalados por padrão

925 downloads
2,48 GB
Atualizado em
Em português

Download Pinguy OS Clique para fazer o Download

O Pinguy OS é uma bela distribuição na aparência e bastante completa para vários perfis de uso. Vem com muitos recursos já pré-instalados e configurados, facilitando muito para usuários iniciantes, além de trazer as versões mais recentes de diversos softwares. Contudo, justamente por conter versões mais recentes de programas ainda não totalmente estáveis, pode eventualmente apresentar erros.

Análise de Ricardo

Que tal ter em mãos uma distribuição que possui toda a facilidade de Ubuntu, mas com vários programas atualizados e programas-padrão verdadeiramente úteis para você? Pois nesse maravilhoso universo do pinguim, você não precisa ter muito trabalho para customizar sua distro, basta procurar uma que se encaixe no seu perfil.

Pinguy OS é uma dessas distros que escuta seus usuários e coloca somente aquilo que importa. São muitos programas úteis para diversos perfis de usuário e para diferentes usos. Além disso, o sistema conta com alguns softwares em versões mais atualizadas que não estão disponíveis no repositório-padrão do Ubuntu, como o Gnome.

Características

O Pinguy OS se concentra em apresentar um sistema com uma interface moderna e aplicativos realmente úteis para vários tipos de usuários. Se você gosta de músicas e vídeos, por exemplo, o sistema vem com ferramentas que irão satisfazê-lo, como o VLC, Clementine, a central multimídia XBMC e Spotify, todos em suas últimas versões.

Ainda sobre aplicativos, outros tipos de usuários não são negligenciados e alguns outros programas-padrão dessa distro são: Firefox como navegador principal; o poderoso cliente de email Thunderbird; a suíte de trabalho LibreOffice; Callibre, usado para a criação de ebooks a partir de vários arquivos, entre outros.

Para comunicação temos o Skype que já vem instalado com todas as dependências e totalmente funcional, bem como o Empathy, um cliente que funciona com protocolos de diversos serviços, como GTalk, AOL Messenger, XMPP etc. O sistema já traz consigo o Java (icedtea e OpenJRE), G-talk plugin e codecs multimídia.

Se você gosta de jogar e tem conta no Steam, o aplicativo da Valve também acompanha a distro, junto a versão mais recente do Kernel Linux, servidor gráfico Xorg e Mesa, que provêm juntas uma melhor expêriencia no uso de jogos.

Mas é a interface Gnome que chama a atenção. Nessa versão, várias novidades foram incluídas nesse poderoso gerenciador de desktop, como paginação no menu de programas, adição do Gnome Documents, uma central de controle reformada e muitas opções de customizações e extensões gerenciadas pelo GNOME Tweak Tool.

Uma característica dessa distribuição em relação a outras baseadas no Ubuntu é o uso do Nemo em substituição ao Nautilus como gerenciador de arquivos-padrão. O Nemo foi escolhido por oferecer recursos ainda não presentes no Nautilus, que por ter um desenvolvimento independente evoluiu mais rápido que esse último.

Dois plugins muito agradáveis já acompanham o Nemo: o IMDB Thumbnailer, que gera miniaturas com informações colhidas na internet para sua biblioteca de filmes, e o Cover Thumbnailer, que exibe miniaturas das imagens que possui em uma pasta e também mostra capas dos álbuns de música da sua biblioteca.

A interface inclui um dock para facilitar o acesso a determinados programas mais rapidamente, e o menu de aplicações está em um formato clássico, como o encontrado nas versões antigas do Gnome, mas com um visual mais moderno e muito equilibrado. Ele ainda acompanha extensões que facilitam as alterações de itens do funcionamento do Gnome ou para deixá-lo mais prático.

O Pinguy OS introduziu uma nova categoria "Variedades" no menu de programas, que inclui um aplicativo que troca o papel de parede automaticamente após realizar download em sites como Wallbase, Flickr, Wallpapers.net entre outros.

Existem também programas destinados a extrair uma melhor performance do sistema, como o zram-config, que permite criar uma imagem swap compactada diretamente na memória RAM, permitindo obter um ganho na velocidade do sistema, visto que esta é mais rápida que o HD para leitura e escrita. Isso sacrifica um pouco a CPU, portanto, use se você tiver um bom processador.

O preload vem instalado e pronto para uso. Esse programa funciona registrando os softwares mais utilizados tanto por você quanto pelo sistema e antecipa o carregamento em memória RAM para acelerar a abertura. Conta também com o Profile Sync Daemon, que copia o perfil do navegador web para a memória RAM, reduzindo a taxa de escrita em disco e aumentando a performance.

Outra ferramenta interessante que faz parte do pacote de softwares úteis é o TLP, que aplica vários ajustes no sistema quando ele é instalado em notebooks, laptops ou netbooks, reduzindo o gasto de bateria nesses tipos de computadores. Com suporte a codecs diversos já instalados, incluindo Java totalmente funcional e o GTalk plugin para comunicações usando o Hangouts da Google.

Instalado também por padrão está o pipelight, um programa que permite rodar no navegador nativo do Linux plugins como o Silverlight da Microsoft (que não existe para a plataforma do Pinguim) e acessar sites como Netflix, por exemplo. Ele também permite rodar o Flash para Windows, que possui performance alta devido às melhorias aplicadas pela Adobe em contraste com a versão para Linux.

Roda em X11/Gnome

Download Pinguy OS Clique para fazer o Download
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Distro bastante otimizada para diferentes ambientes
  • Muitos programas pré-instalados e em versões mais recentes
  • Vários adicionais acompanham o sistema, como codecs, Java, Flash, entre outros

Contras

  • Ainda em estado Beta e eventualmente pode apresentar bugs

Relacionados

Ubuntu 14.04.1 LTS

Gratuito

Sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores

Kurumin 7.0r3

Gratuito

Distribuição desenvolvida pelo guia do Hardware com base no Knoppix

Debian 7.1.0

Gratuito

O Linux mais estável, completo e customizável de todos, que é base de inúmeras outras distribuições populares

BRLix 2.0

Gratuito

Distribuição amigável semelhante ao Windows XP

Fedora 20

Gratuito

Fedora 20 é a distribuição da RedHat mantida pela comunidade e se destaca por incluir o que há de mais novo em recursos


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato