Texmaker 4.4.1

Poderoso programa para escrita em linguagem Latex que conta com diversos recursos para estender ao máximo a produtividade

109 downloads
10,94 MB
Atualizado em

Download Texmaker

É um equívoco comum achar que LaTeX é útil apenas para as pessoas que escrevem documentos com extensas fórmulas matemáticas, só porque ficam com aparência profissional. O uso dessa linguagem se extende além disso. O Texmaker ajuda você a se concentrar no conteúdo, sem distraí-lo com a tipografia, é algo que cada redator vai se beneficiar, especialmente quando se trabalha com documentos longos, altamente estruturados, tais como artigos, relatórios e livros.

Análise de Ricardo

O Texmaker é um editor de texto que escreve e edita códigos utilizados na linguagem de programação LaTeX. Frequentemente utilizado para fins acadêmicos (tradução de XML para PDF), trata-se de uma linguagem de marcação e um sistema de preparação de documentos para o Tex. O termo refere-se somente à linguagem na qual os arquivos são escritos, e não ao editor utilizado para a sua montagem.

O editor inclui suporte completo unicode, verificação ortográfica em tempo real (enquanto o código é digitado), autocompletar, código folding (estrutura em blocos interligados) e seleção em bloco retangular. As expressões regulares também são suportados pelas ações de localizar e substituir.

A interface Texmaker consiste em uma janela do editor, uma árvore de estrutura para a esquerda, e uma área de mensagem abaixo que exibe informações relacionadas à elaboração do documento, juntamente com um menu e barras de ferramentas.

A árvore de estrutura dá uma visão geral das seções e subseções do documento. Ao clicar em uma seção na árvore, você pode mover o cursor para a posição correspondente na janela do editor. Toda vez que você salvar o documento, a árvore de estrutura é atualizado.

Usando o editor

Para começar a trabalhar em um novo documento, escolha "Arquivo", "Novo" a partir do menu. Você pode então começar a escrever imediatamente ou você pode usar o "Menu" "Início Rápido" para o  Texmaker inserir o código de uma carta, um artigo, um livro, ou o que quer que você goste. É como usar  uma espécie de template em um processador de texto, exceto que você vê a marcação LaTeX, em vez de WYSIWYG.

Ele organiza as informações com marcas que descrevem a estrutura do documento em termos de seções, parágrafos, listas, citações, e assim por diante. Você pode inserir notas de rodapé e citações geradas automaticamente ou um índice com uma única tag. Quando você compilar o seu documento, LaTeX formata ele de acordo com o modelo que você escolheu e o código de layout que você escreveu.

Você pode inserir tags de marcação de diferentes maneiras. Você pode escrevê-los, inseri-los à partir do menu ou barra de ferramentas ou usar um atalho de teclado, que você pode configurar de acordo com suas preferências. Por alguma razão, as tags mais usadas não possuem um atalho atribuído por padrão. Portanto, esta é uma das primeiras coisas que você deve fazer depois de instalar o Texmaker. Para fazer isso, vá em "Opções", "Configurar Texmaker" e depois em "Menu Editor". As tags são de coloridas para que você as identifique facilmente dentro do texto.

Antes que você possa ver o aspecto final do documento, você precisa antes salvar e compilar. Após a compilação, você pode escolher o formato, como PDF, DVI ou PostScript. Quando Texmaker é configurado para rápida construção ("Opções", "Configurar Texmaker" e "Construção Rápida"), é possível resumir o processo ao pressionar de duas teclas.Quando o documento estiver pronto, o programa abre o visualizador correspoindente ao formato final.

Se houver erros em seu código, Texmaker irá lhe mostrar na janela de mensagem/log. Se você clicar no ícone de "Erro de LaTeX" na barra de ferramentas, o cursor move-se para onde está o erro, e haverá uma explicação na mensagem (área de registro). Depois de corrigir todos os erros que você pode visualizar o documento.

Novos usuários provavelmente irão compilar e visualizar os seus documentos muitas vezes – um hábito que brota do uso de processadores de texto WYSIWYG. Aos poucos, é natual compilar e visualizar os  documentos com menos frequência, tornando-se mais produtivo.

abortion clinics in atlanta family guy abortion episode side effects of an abortion
facts about hiv and aids early symptoms of hiv in men early signs of hiv in women
symptom of aids cure of hiv aids information and facts
I cheated on my wife how many women cheat on husbands all wife cheat
how to cheat on wife click cheater
free manufacturer coupons vueminder.com walgreens prints coupon codes

Roda em X11/KDE/Gnome

Download Texmaker
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Fácil de instalar
  • Verificação gramatical
  • Identificação automática de termos

Relacionados

Resource Hacker 4.2.5

Gratuito

Veja, modifique, extraia e insira resources em executáveis 32-bits com essa ferramenta chamada resource Hacker

PE Explorer 1.99 R6

Grátis para testar

Disassembler e analizador de código-fonte de arquivos binários chamados PE (portable executable)

Peter's XML editor 2.0

Gratuito

Editor de XML com um visual muito legal que facilita bastante a hierarquização

MySQL Workbench 6.3.5.0 Build 201

Gratuito

Ambiente de trabalho oficial do MySQL que permite criar diagramas de entidade de relacionamento e realizar engenharia reversa

App Inventor Beta

Gratuito

Kit de ferramentas para que você possa desenvolver diversos tipos de aplicativos para o sistema operacional Android


}