FileZilla 3.16.0

Cliente FTP leve, rápido, prático, com diversos recursos, de código livre e disponível para múltiplas plataformas

249.050 downloads
5,86 MB
Atualizado em
Em português

Download FileZilla

O FileZilla é um ótimo cliente de FTP. Possui todos os recursos desejados que facilitam a vida de quem precisa fazer uso de FTP na transferência de arquivos. No entanto, fica de fora um recurso às vezes importante, que é a sincronização. Fora isso, supre todas as necessidades de trabalho exigidas.

Análise de Ricardo

O protocolo FTP ainda é uma tecnologia que embora antiga, é muito usada. Foi criada como uma forma de acelerar o processo de transferências de arquivos pela rede e pela nuvem da internet. FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e ainda é peça fundamental sobre a estrutura e funcionamento de serviços na web.

Importante para empresas e serviços diversos, é multiplataforma e fácil de lidar. FileZilla é um cliente FTP bem rápido e prático, com diversos recursos e interface intuitiva. Apresenta todas as funções básicas encontradas em programa do gênero. Possui suporte para proxy, SSL, SFTP, SOCKS 4/5, HTTP 1.1, autenticação GSS, entre outras. 

O protocolo FTP e suas variantes

O FTP é uma forma de troca de arquivos entre computadores, independente da localização mas que possuam uma ligação. Podemos dizer que tanto dentro de uma rede ou pela internet (que é uma grande rede). O Protocolo surgiu no início dos anos de 1970, mais precisamente em 1971 no MIT (Massachussetts Institute of Technology).

Sendo ainda muito utilizado nos dias de hoje por empresas para transferências de arquivos, sistemas de sincronização e backup, ou para gestão de páginas web. Até blogueiros fazem muito uso do protocolo para atualização/inserção de conteúdo, backup etc. Apesar de muito usado, flexível e funcionar independente da plataforma, possui uns "poréns".

O FTP não é seguro por si só. Apesar de poder restringir seu acesso através de permissões e usuários autorizados no servidor, o FTP apresentou inúmeras falhas de segurança nos últimos anos, além de sua comunicação passível de interceptação. No entanto, é possível usá-lo juntamente com outras tecnologias para aumentar a segurança, sem perder a extensa e importante função do FTP como solução na transferência de arquivos.

É possível associá-lo ao SSL/TLS Transport Layer Security (Segurança da Camada de Transporte) e o seu antecessor, Secure Sockets Layer (Protocolo de Camada de Sockets Segura), que são protocolos de criptografia. Funcionando sobre esses protocolos, o FTP recebe o nome de FTPS. Isso garante uma camada de segurança nas transações que, mesmo interceptadas, estarão protegidas com criptografia.

Também é possível rodá-lo juntamente com recursos do SSH (Secure Shell ou Shell Seguro). O SSH é tanto um programa de computador quanto um protocolo de rede e permite trocar informações e executar comandos remotamente. Sua grande vantagem reside no uso de forte criptografia na comunicação entre outros recursos. O FTP pode funcionar dentro de um túnel SSH, definido como SFTP.

Posto isso, é possível utilizar o protocolo FTP e todas as suas vantagens ligadas à consistência e à velocidade na transferência de arquivos juntamente com camadas de segurança que impedirão o vazamento de dados. Tudo deve contudo ser definido no servidor FTP, que tem a função de receber os pedidos efetuados por qualquer cliente credenciado.

Um cliente completo

O Filezzila é um cliente para uso com conexões via FTP. Seu uso basicamente é fornecer uma interface gráfica como facilitadora das operações com arquivos remotos e possui diversas características. O programa é compatível com conexões SFTP e FTPS, acima comentadas, permitindo maior segurança na troca de dados entre o servidor e a máquina cliente.

A interface do programa pode assustar a um usuário inexperiente, mas é bem dimensionada e organizada para rápido acesso a qualquer informação ou status das trocas. Dentro da janela principal do programa, você conta com um emulador de terminal e acompanha os comandos sendo enviados em tempo real.

O programa organiza em dois painéis a origem (sua máquina) com o destino (servidor), lado a lado, permitindo navegar nos diretórios locais e remotos, respectivamente. Uma característica positiva do software é o suporte a arrastar-e-soltar, permitindo a você mover arquivos ou diretórios inteiros apenas arrastando o ícone até o outro painel no local que deseja depositar os arquivos.

Todo o processo de troca pode ser acompanhado por abas posicionadas na parte inferior. Você pode verificar a velocidade de transferência, tempo restante e conta até com uma barra visual para acompanhar a porcentagem de cópia concluída. Nas outras abas você obtém o status de operações que resultaram em falha ou foram bem-sucedidas.

Nas operações com falhas, é possíel selecionar rapidamente todas elas e colocá-las novamente em fila para que o FileZilla faça nova tentativa. Isso facilita muito para ligar com grandes quantidades de arquivos. Inclusive, as operações podem ser pausadas e reiniciadas, dando mais liberdade para resolver outras tarefas pendentes, retomando o trabalho quando for conveniente.

O programa também conta com mais recursos facilitadores, como a gerência de listas de sites, cujas configurações são salvas. É possível gravar as informações de usuário e senha de diversos endereços no gerenciador de sites do programa, incluindo opções de login e tipo de conexão. Assim, não perde-se tempo redigitando todas as informações a cada nova conexão.

O programa permite manter sincronizados dois diretórios remotos, o que reduz os passos para uso em situações de backup. O recurso de sincronia evita que você tenha que selecionar, um a um, os arquivos modificados para transferi-los. Basta selecionar o diretório e só os arquivos modificados serão substituídos.

No entanto, as regras você decide, podendo manter arquivos com a data mais recente ou não, o tamanho maior ou menor, a substituição entre outros modos, bem como manter o processo em lote, ou seja, sem perguntas e executar tudo de acordo com a regra escolhida. Possui três modos de transferência: ASCII, binário ou automático - o software identifica o melhor modo para a sua máquina.

Também conta com um assistente de rede para guiá-lo na configuração do cliente em um ambiente que utilize firewall ou proxy, realizando os testes necessários e indicando se a conexão poderá ou não ser estabelecida, e propondo soluções. Ainda na questão rede, o FileZilla permite limitar a largura de banda dispensada para as transações, evitando impactar a rede e outros usuários da rede.

Você também pode exportar e importar dados de configuração que incluem seus sites, para usá-los em outras máquinas com o mínimo esforço. Não vai ser necessário redigitar senhas, logins e endereços. Basta restaurar as configurações e usá-las. Dado que o FileZilla é um cliente multiplataforma, isso permite manter seus registros em qualquer que seja a plataforma de uso.

O programa é bastante flexível, permitindo você ajustar a interface e o posicionamento das opções, suporta sete temas de ícones para funções principais em 3 diferentes tamanhos. Possui filtragem de conteúdo, comparação de pastas, permite forçar a mostragem de arquivos ocultos, múltiplas conexões  entre vários outros recursos de customização nas configurações do software.

Recursos

  • Suporta FTP, FTP sob SSL/TLS (FTPS) e SSH FTP (SFTP);
  • Possui cliente para múltiplas plataformas;
  • Possui suporte a IPv6;
  • Suporta a transferência de arquivos grandes, maiores de 4 GB;
  • Interface com abas e reorganizáveis;
  • Suporta múltiplas operações simultâneas;
  • Permite definir limites de velocidade;
  • Gestão de fila de transferência e gerenciador de sites;
  • É possível definir "favoritos";
  • Suporta arrastar-e-soltar (drag & drop);
  • Filtros de nome de arquivos;
  • Busca local e remota;
  • Comparação de diretórios;
  • Guia de configuração de rede;
  • Edição de arquivos remotos;
  • Suporta HTTP/1.1, SOCKS5 e FTP-Proxy;
  • Permite manter um registro (log) em arquivo para posterior consulta a resolução de problemas;
  • Possui sincronização de diretórios;
married men affairs click wife cheaters
married looking to cheat thesailersweb.com why do women cheat with married men

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

Download FileZilla
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Interface leve e fácil
  • Compatibilidade com transferências seguras via SSL/TLS ou SSH
  • Interface reorganizável e em abas
  • Permite múltiplas conexões simultâneas
  • Permite exportar suas configurações para usar em outro PC

Contras

  • Não possui agendador

Relacionados

LeechFTP 1.3 Build 207

Gratuito

LeechFTP é um programa simples e muito prático para FTP, gratuito e com diversas opções de configurações

FTP Commander 9.01

Grátis para testar

Cliente FTP com múltiplos recursos objetivos e avançados para facilitar o gerenciamento de seu domínio

WS FTP Home 12.2

Grátis para testar

Variante de um dos mais clássicos clientes FTP do mundo Possui uma interface prática

CuteFTP Home 9.0.5

Grátis para testar

Um dos melhores clientes FTP da atualidade laborado para a transferência segura de arquivos através de protocolos FTP e HTTP

CuteFTP Pro 8.3.4

Grátis para testar

Versão profissional do CuteFTP, com diversos recursos extras e avançados


}