Xposed Framework

Faça customizações em seu Android, adicione novos módulos e deixe o sistema do jeito que gosta

4.358 downloads
624 KB
Atualizado em

Download Xposed Framework
QR Code

Use o QR code e faça o download direto do seu aparelho Android

Acesse a página pelo Google Play

Como utilizar o QR Code

O Xposed é mais uma forma de estender o controle sobre o sistema Android, além das inúmeras opções de aplicativos que funcionam em modo root. Com ele, você pode realizar mudanças seguras por que nada será modificado no sistema, podendo desfazê-las sempre que necessário. Inserir novas funções e modificar padrões e comportamentos de elementos do sistema nunca foi tão fácil com esse novo recurso.

Análise de Magno Junior Silva Mesquita

O Android é famoso por seu extensível potencial de customização. Mas ao menos que você tenha um dispositivo rooteado, só poderá modifica-lo usando widgets e lançadores de apps diferentes. Ao Rootear o dispositivo o potencial de modificação é expandido, possibilitando executar aplicativos que rodam no núcleo do Android e fazer coisas que antes eram impossíveis nele.

Entretanto, ao utilizar ROMS ou mods, você abre mão da estabilidade, simplicidade e confiabilidade de um sistema Android puro. Não seria interessante poder apenas rootear o sistema e desfrutar das mesmas opções dos mods e custom ROMS? Xposed Framework é um sistema que oferece justamente isso. Ele é fácil de instalar e configurar, além de possuir uma vasta gama de módulos disponíveis.

Como funciona?

O Xposed framework utiliza o acesso root do sistema para adentrar diretamente o núcleo dos recursos do Android e os utiliza para rodar diferentes módulos, os quais adicionam novas funções ao SO.  O potencial de modificação é quase ilimitado, e uma série de desenvolvedores já está trabalhando em mods feitos especialmente para ele.

Atenção

Antes de prosseguir saiba que o aplicativo pode danificar seu Android, então siga os procedimentos por sua conta e risco. Também é recomendável fazer um backup antes de começar a instalação do Framework. É importante que seu aparelho esteja rodando pelo menos a versão Android 4.0 Ice Cream Sandwich ou superior (para a versão Gingerbread, clique aqui), caso contrário o Exposed não vai funcionar corretamente.

Por último, como já mencionamos, seu aparelho deve estar rooteado para que a ferramenta funcione.  Aqui mesmo no Superdownloads você encontra dicas de como rootear e as vantagens de um dispositivo modificado.

Instalando o Xposed Framework

Clique no botão de download incluso nesta página e escolha uma pasta para salvar o arquivo. Carregue o APK baixado em seu dispositivo para incluí-la no Android. Terminada a instalação, inicie o aplicativo do Xposed Installer.

Vá em Framework toque em “Install/Update”. Não se preocupe se o aplicativo “engasgar” um pouco durante o processo. Aguarde um pouco e ele irá eventualmente solicitar permissões de Superusuário, assegure-se em fornecê-las.

Feito isso, o framework irá instalar sozinho e lhe avisará quando o processo for finalizado. Agora será necessário reiniciar o aparelho antes de poder usar o Framework. Quando o dispositivo rebootar, o Xposed framework estará completamente instalado e você poderá incluir os módulos necessários para customizar o Android.

Em si o software não traz nenhuma nova funcionalidade para o dispositivo, a qual pode ser utilizada diretamente. Por ser um framework, ele apenas serve como base para instalar novos módulos e são esses os responsáveis pelas mudanças no Android.

Instalando um modulo com o Xposed Framework

Os módulos do Xposed nada mais são do que arquivos APK, que podem ser instalados como qualquer outro arquivo do tipo. A própria ferramenta já possui uma seção de “Downloads” a qual contém diversos módulos pré-configurados. 

Para instalar um dos módulos disponíveis, abra o app e vá em “Downloads”. Será mostrada uma vasta lista de módulos disponíveis, cada um com sua devida explicação sobre o que faz.  Selecione o módulo que deseja tocando nele e serão exibidos maiores detalhes. Escolhendo, por exemplo, o modulo “Advanced Power Menu” será adicionada opções avançadas o menu Power quando mantê-lo por um longo período de tempo pressionado.

Deslize pela página de detalhes e verá um botão de "Download". Toque nele e o processo inicializará. Quando terminar de baixar, uma nova tela perguntará se deseja instalar o aplicativo, confirme a operação. Caso queira instalar um modulo a partir de seu próprio APK, basta carrega-lo como qualquer outro aplicativo no Android.

Habilitando e utilizando um modulo no Xposed Framework

Ainda que a instalação do módulo seja feita facilmente, só isso não o habilitará; ele apenas estará disponível no Xposed. Independente se você instalou um módulo a partir do próprio Xposed ou o fez diretamente pelo APK, será exibida uma janela de notificação avisando que o módulo está inativo.

Toque nessa notificação e você será redirecionado para a seção de Instalação de apps do software. Obs.: Também é possível ir até essa seção diretamente tocando em no botão “Modules”. Nela, é possível habilitar ou desabilitar qualquer modulo disponível, basta tocar na caixa de seleção próxima a eles.

Ao tocar em qualquer entrada de módulos o levará para sua página de configuração, na qual você pode mudar as propriedades e deixa-lo como deseja. Talvez seja necessário rebootar o sistema para que as mudanças surtam efeito. Se esse for o caso, faça isso.

Assim que um módulo for instalado, habilitado e configurado, será possível usufruir das novas funções. No exemplo, o complemento mudou a menu Power e adicionou opções para rebotar o sistema e tirar screenshots. O menu de Reboot adicionado por esse modulo também possibilita o reboot para recuperação de dados e reboot em modo suave.

Mais que um simples Android

A maneira como o Xposed funciona e as possibilidades que ele oferece expandem o mundo das customizações do Android. Com a seleção correta de módulos, você pode ter as principais funções disponíveis nas ROMs mais populares da internet, sem precisar alterar os arquivos de sistema.

facts about hiv and aids hiv and aids treatment early signs of hiv in women
I cheated on my wife how many women cheat on husbands all wife cheat

Roda em 4.0 ou superior

Download Xposed Framework
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Aplicativo pequeno que não consome recursos demasiados do sistema
  • Fácil de usar e instalar novos módulos
  • Mantém a integridade do sistema intacta, pois não mofica arquivos do SO
  • Em casos de problemas, a desinstalação pode ser efetuada via Recovery

Relacionados

Steam

Gratuito

Compre seus games preferidos, organize sua biblioteca e conheça mais pessoas com esse serviço completo para gamers

Windows 8 Enterprise

Grátis para testar

Versão demo do Windows 8 com ferramentas de desenvolvimento para usuários fãs do sistema operacional

Windows 7 SP1

Grátis para testar

O Windows 7 para download Use o serial de testes da versão full para usá-lo por 30 dias e ver o que ele tem de bom

VNC Source Win32 4.0

Gratuito

Código fonte do VNC

Kingo Root 1.4.4

Gratuito

Programa para o Windows que permite ao usuário fazer Root no seu Android com apenas um clique


}