Cinnamon 2

Agora você pode ter o ambiente Cinnamon criado unicamente para o Linux Mint no seu Ubuntu ou outra distro baseada

190 downloads
48,83 MB
Atualizado em
Em português

Download Cinnamon

O Cinnamon é uma proposta inovadora, porém com aspectos retrô. Destinada a ser fácil de usar por qualquer usuário, principalmente iniciantes, ele traz recursos únicos que o destaca, como a facilidade de personalização, widgets diversos, suporte a trsnparências reais, add-ons para o sistema, customização da organização dos elementos, só para citar alguhns dos pontos positivos.

Análise de Ricardo

O Cin­namon (pa­lavra in­glesa para Ca­nela), é o ambiente gráfico utilizado na famosa distribuição Linux Mint (se você quiser conhecê-la, clique aqui) e tem como ins­pi­ração o Gnome-Shell. Trata-se na verdade por  fork do projeto do Gnome 3. Uma das características principais dessa interface gráfica é a tentativa dos desenvolvedores de manter alguns elementos da aparência parecidas com a versão anterior do Gnome, tanto para agradar aqueles que foram contra o Gnome 3 quanto poir ser fácil de usar por iniciantes.

O ambiente gráfico foi criado e de­sen­vol­vido por Cle­ment Le­febvre, também co­nhe­cido por “Clem”, que é o prin­cipal de­sen­vol­vedor e cri­ador do Cin­namon e do Linux Mint. Está também en­vol­vido no pro­jecto MATE, o que explica como o Cinnamon se tornou um projeto bastante promissor e muito querido pelos usuários do Linux Mint.

A princípio, os desenvolvedores do Cinnamon disponibilizavam um repositório para que qualquer usuário de outras distribuições baseadas no Ubuntu, ou o próprio Ubuntu, pudessem instalar e usar sem problemas. Contudo, por motivos obscuros, o repositório está aparentemente abandonado. Basicamente, para usar o Cinnamon, você pode optar por três opções: construir os pacotes a partir dos fontes, utilize o Cinnamon Nightly PPA (versões de desenvolvimento) ou mudar para o Linux Mint.

Porém, dois usuários tiveram o trabalho de compilar e disponibilizar o Cinnamon para que qualquer um possa instalar facilmente, bastando apenas adicionar um dos repositórios disponíveis. De acordo com  o site Webupd8, eles acompanham os repositórios há algum tempo e parecem bem estáveis.

Alguns cuidados antes de adicionar os repositórios

  • Se você está usando atualmente o navegador Nemo com patches que o modificam, desinstale e desative qualquer repositório referente a ele;
  • Não utilizar qualquer desses repositórios se você já estiver usando o Linux Mint.

Instalando o Cinnamon no Ubuntu ou outra distro baseada nele

Há dois repositórios funcionais disponíveis. Você deve escolher apenas UM deles de acordo com a versão do Ubuntu (Aviso: não adicione os dois repositórios!). Para adicionar o repositório e receber atualizações automaticamente do programa, basta você abrir um terminal de comando. Adicione uma linha por vez, pressionando a tecla "Enter" após cada linha. Digite a senha quando for requerido.

Repositório funcional para o Ubuntu 14.04, com a versão do Cinnamon 2.2.13. Possui os pacotes cinnamon, cinnamon-screensaver, nemo, várias extenções etc. Repositório Lester Carballo Pérez`s.

sudo add-apt-repository ppa:lestcape/cinnamon

sudo apt-get update

sudo apt-get install cinnamon

Repositório funcional para o Ubuntu 14.04 (Cinnamon 2.2.13) e 12.04 (Cinnamon 2.0.14). Repositório Tsvetko`s.

sudo add-apt-repository ppa:tsvetko.tsvetkov/cinnamon

sudo apt-get update

sudo apt-get install cinnamon

Como remover o Cinnamon do Ubuntu

Para remover, caso tenha encontrado algum problema, basta efetuar os seguintes comendos no terminal.

Se você optou pelo repositório Lester Carballo Pérez`s, realize os comandos:

sudo apt-get install ppa-purge

sudo ppa-purge ppa:lestcape/cinnamon

Se você optou pelo repositório Tsvetko`s, realize os comandos:

sudo apt-get install ppa-purge

sudo ppa-purge ppa:tsvetko.tsvetkov/cinnamon

Depois, independentemente do qual repositório você usou, remova completamente o Cinnamon e todas as suas dependências (Nemo, etc) usando os seguintes comandos:

sudo apt-get purge cinnamon* nemo nemo-data cjs muffin* python-nemo

food sex stories ohiovalleyrestoration.com erotic sex adult stories fiction free

Roda em X11/KDE/Gnome

Download Cinnamon
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Profundamente customizável
  • Reproduz aspectos da interface do Gnome 2
  • É uma das interfaces gráficas mais leves

Relacionados

Longhorn Transformation Pack 10.5

Gratuito

Mude a aparência dos Windows XP ou 2003, transformando-os no Longhorn (Vista)

KDE 4 4.8.2

Gratuito

Nova versão do ambiente gráfico com modificações na área de biblicotecas, desktop e aplicações e com um modelo mais robusto

GNOME 3.6

Gratuito

Nova versão de um dos ambientes gráficos mais usados do mundo em Linux, com novos desenhos, esquemas de cores e mais moderna

Madotate 2.02.02

Gratuito

Deixe seu computador com uma cara nova ao instalar o Modotate Crie efeitos tridimensionais às suas janelas

WinFlip 0.50

Gratuito

Deixe seu XP igual ao Vista quando utlizar o atalho ALT + TAB


}