Brackets 1.5

Desenvolva projetos web com uma ferramenta especializada, com suporte a JavaScript, HTML e CSS

299 downloads
37,70 MB
Atualizado em

Download Brackets

Uma ferramenta especializada para edição e criação de códigos em JavaScript, CSS e HTML. Como o próprio software foi desenvolvido nessas linguagens, tudo fica mais rápido, leve e estável. Contando com auxiliar de edição, extensões e documentação rápida, ainda assim é necessário atenção, pois ela está em fase de desenvolvimento.

Análise de Magno Junior Silva Mesquita

A codificação web requer ferramentas leves e eficientes. O Brackets é um software que visa suprir as necessidades de programação para internet. Com ele, é possível desenvolver aplicativos utilizando tecnologias topo de linha em HTML, CSS e JavaScript. Inclusive o próprio software foi inteiramente construído nessas linguagens.

Enquanto a maioria dos editores de códigos possuem raízes no desenvolvimento desktop, a criação de projetos web consiste na relação de múltiplos arquivos. Geralmente, o desenvolvedor web tem que trabalhar com abas separadas (quem sabe até ferramentas individuais) para programar em HTML, CSS e JavaScript. Assim, por exemplo, se ele quiser mudar o estilo de um elemento HTML, será necessário trocar para um ou mais arquivos CSS, localizar as propriedades, editá-las, salvá-las e retornar para o HTML.

Desenvolvimento inteligente

O que torna o Brackets diferente das demais ferramentas é a opção de Edição Rápida (Quick Edit). Destaque uma tag HTML e pressione “Ctrl” para que o HTML seja dividido em dois e os estilos associados possam ser editados de acordo com os elementos.

Além disso, a ferramenta possui um sistema que atualiza automaticamente o navegador em tempo real conforme o usuário faz mudanças no arquivo HTML ou CSS. Dessa forma, dá para conferir instantaneamente como determinado código afeta a página criada.

Visualmente o aplicativo também foi pensado para a praticidade. Em vez de amontoar ferramentas, painéis e ícones no ambiente de desenvolvimento, a ferramenta acopla cada elemento em um contexto específico, subdividindo em linhas e menus bem organizados.

Uso básico

Você pode abrir um arquivo navegando em “File/Open" e abrir uma pasta à esquerda do software indo em “File/Open Folder". É uma boa ideia abrir o root de qualquer projeto que esteja trabalhando na árvore de arquivos, visto que outras funções do Brackets buscam informações nessa árvore. Você pode voltar facilmente para os projetos anteriores que já tenha desenvolvido, para isso basta clicar no nome da pasta root do projeto escolhido. Também é possível arrastar uma pasta a partir do sistema operacional e abri-la na árvore de arquivos do software, ou arrastar o arquivo para a janela do Brackets para abri-los.

Diferente de alguns editores que mostram arquivos abertos em abas individuais, esse software possui noção de “Arquivos trabalhados no momento” criando assim uma lista, a qual é mostrada acima da árvore de arquivos. Apenas clicar nos arquivos na árvore não os adiciona automaticamente na lista de “Arquivos trabalhados no momento”. Assim, é possível navegar rapidamente por diversos projetos sem abri-los e interferir no projeto. Para adicionar um documento na listagem, basta fazer uma edição nele ou dar um duplo clique na árvore de arquivo.

Caso queira alterar a interface do programa, utilize os controles no canto inferior direito da barra de status do aplicativo. Clique na palavra “Spaces” ou “Tab Sizes” para trocar os valores caso esteja usando um ou o outro, mude a endentação clicando no número à direita.

Modo Quick Edit (Edição rápida)

Uma das metas do Brackets é facilitar a edição rápida de diferentes bits de código, sem precisar pular entre os arquivos. Atualmente, a ferramenta possui uma implementação disso. Se estiver em um arquivo HTML e colocar o cursor do mouse sobre uma classe ou id de atributo/nome da tag, você pode pressionar "Ctrl" (para “edição”). A ferramenta irá procurar os arquivos CSS na árvore em busca de regras relevantes, para depois abri-las em um editor de linha embutido no documento HTML que lhe permite fazer alterações rápidas nas regras.

No lado direito do editor de linha, o Brackets mostra a lista com todas as regras que podem ser relevantes para a tag/classe/id selecionada. Para alternar entre as entradas, basta clicar sobre elas na lista ou utilizar as teclas "Alt+ seta para cima/Alt + seta para baixo".

É possível fazer alterações no editor de linha e salvá-las, depois basta fechar o editor novamente. As edições feitas serão propriamente aplicadas no modo de desenvolvimento em tempo real (Live Development mode).

A ferramenta também possui sistema implementado para JavaScript. Assim, caso esteja trabalhando em um código dessa linguagem, coloque o cursor sobre uma chamada de função e pressione "Ctrl". Desta maneira, o Brackets buscará no arquivo JS, localizado na árvore, as funções que combinam e as abrirá em um editor de linha embutido no documento HTML. Deste modo, é possível fazer edições rápidas a uma das funções.

Desenvolvimento em tempo real

O software também visa diminuir o espaço entre a edição de código e a apresentação no navegador. Atualmente, os desenvolvedores utilizam ferramentas especializadas em inspecionamento de código, tais como Firebug ou WebKit Web Inspector, para debugar problemas, testar propriedades CSS e consertar erros de layout. Quando terminam, eles devem lembrar o que fizeram e retornar ao editor para consertar as falhas encontradas no código fonte.

A ideia do sistema de Live Development do Brackets é aproximar a ferramenta de edição ao navegador. Assim, é possível fazer as mudanças e debugar o projeto pelo próprio aplicativo e visualizar os resultados instantaneamente no navegador. Inicialmente essa função já está implementada para edição de CSS.

Caso abra um arquivo HTML e clique no ícone de raio (localizado no lado direito da barra de ferramentas), o Brackets irá abrir o documentos no Chrome. Se fizer edições no arquivo CSS usado pelo HTML (tanto faz se no editor de linha ou abrindo o arquivo CSS), as edições serão automaticamente refletidas no Chrome conforme digita. Se o programador salvar um HTML ou arquivo JS, ele irá carregar automaticamente a pré-visualização no navegador.

Visualização e documentação rápidas

O sistema de Visualização Rápida (Quick View) facilita o ajuste e integração de cores no código. Passe o mouse sobre uma cor, gradiente ou referência de imagem e um pop-up será mostrado com a pré-visualização. É possível desabilitar essa função no menu de Visualização (View).

Já com a Documentação Rápida (Quick Docs) traz a documentação do site webplatform.org direto para a janela de edição, de uma maneira semelhante ao Quick Edit. A ferramenta mostra a documentação junto com as propriedades de nomes e valores do CSS. Para utilizar a função, coloque o cursor em uma propriedade de nome ou valor em arquivo CSS e pressione "Ctrl". Para fechar o doc, pressione “Escape”.

Dicas de codificação

Se você ainda está aprendendo a codificar, a ferramenta o ajuda a descobrir a melhor maneira para desenvolver seu projeto. Inicialmente o software acompanha dicas de HTML, CSS e JavaScript. Geralmente, as dicas de código são mostradas automaticamente, mas é possível acioná-las manualmente com o atalho “Ctrl+Space”.

  • Em HTML, as dicas de código são fornecidas na forma de tags, nomes de atributo e valores;

  • Em CSS, as dicas de código são exibidas na forma de propriedades valores e propriedades enumeradas.

  • Em JS, as dicas são fornecidas na forma de variáveis e funções, utilizando a Tern engine (ferramenta de análise de código para JavaScript).

Extensões

Existe uma vasta gama de extensões disponíveis para o Brackets, muitas das quais foram escritas por membros da comunidade desenvolvedora. Elas adicionam todo o tipo de funcionalidade na ferramenta. É possível instalar uma extensão navegando em “File/Extension Manager...” ou clicando no ícone de “ladrilho” na barra de ferramenta do software e clicar no botão “Install from URL...” localizado na parte inferior.

Atalhos do teclado

Segue uma pequena lista de atalhos que podem ser úteis na hora de programar com o Brackets:

  • Ctrl: Abre e fecha o editor de linha;

  • Alt-Up: Alterna entre as regras no editor de linha;

  • Ctrl: Abre o Quick Docs;

  • Ctrl-Space: Caso aplicável, exibe dicas de código;

  • Ctrl: Exibe o prompt de edição rápida;

  • Ctrl: Vai para uma linha no arquivo aberto;

  • Ctrl: Vai para um método no arquivo aberto;

  • Ctrl: Mostra ou esconde a barra lateral;

  • Ctrl: Pré-visualização em tempo real.

Ainda em desenvolvimento

Apesar de contar com uma série de complementos e funções especializadas para programação web, a ferramenta ainda está em fase de desenvolvimento, logo alguns erros e falhas podem ser percebidas durante a programação. Entretanto, ainda assim vale a pena testar o editor pela grande variedade de funções oferecidas.

married cheaters how to spot a cheater dating a married man
symptom of aids pictures of aids aids information and facts
married men affairs click wife cheaters
i cheat on my boyfriend should i cheat on my boyfriend quiz my boyfriend cheats

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

Download Brackets
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Sistema de edição rápida
  • Dicas de código
  • Pré-visualização rápida
  • Ferramenta de desenvolvimento em tempo real
  • Documentação apoiada pelo webplatform.org
  • Suporte a extensões

Contras

  • Pode apresentar falhas, pois ainda está em desenvolvimento
  • Algumas funções não estão completamente implementadas
  • Sistema de pré-visualização só funciona com o Chrome
  • Somente um arquivo HTML por vez pode ser visualizado em tempo real

Relacionados

Resource Hacker 4.2.5

Gratuito

Veja, modifique, extraia e insira resources em executáveis 32-bits com essa ferramenta chamada resource Hacker

PE Explorer 1.99 R6

Grátis para testar

Disassembler e analizador de código-fonte de arquivos binários chamados PE (portable executable)

Peter's XML editor 2.0

Gratuito

Editor de XML com um visual muito legal que facilita bastante a hierarquização

MySQL Workbench 6.3.5.0 Build 201

Gratuito

Ambiente de trabalho oficial do MySQL que permite criar diagramas de entidade de relacionamento e realizar engenharia reversa

App Inventor Beta

Gratuito

Kit de ferramentas para que você possa desenvolver diversos tipos de aplicativos para o sistema operacional Android


}