BackBox Linux 4.2

BackBox Linux é uma distro com foco em testes de penetração que conta com diversas ferramentas para facilitar o diagnóstico

1.753 downloads
146,48 MB
Atualizado em
Em português

Download BackBox Linux

A distro é voltada para uso mais profissional, dado que as ferramentas inclusas são confusas para um usuário até mesmo intermediário. Sua utilidade não tem como ser questionada, muito embora possa ser usada para fins opostos ao que se propõe.

Análise de Ricardo

Segurança de TI é peça fundamental de qualquer empresa nos dias atuais e que requer grande responsabilidade para manter um ambiente seguro e livre de falhas. No entanto, por mais que existam soluções "encaixotadas" de proteções diversas, inclusive em camadas, todas elas possuem deficiências às vezes simples, que é o profissional responsável por gerenciar e configurar essa estrutura.

Senhas deixadas no padrão, falta de atualizações, configurações falhas que deixam brechas não percebidas. Para auxiliar esses profissionais a manter um ambiente seguro, existe uma miríade de ferramentas para testar a segurança da infraestrutura de TI, tão importante principalmente por estar conectada com a nuvem da internet.

BackBox Linux é uma distro baseada em Ubuntu que conta com uma enorme coleção dessas ferramentas e cujo foco é o hacking de estruturas de rede, testando suas vulnerabilidades para que o profissional de TI possa corrigir a brecha de segurança antes de expô-la ao mundo virtual. Essa é a parte fundamental do processo, chamado auditoria e normalmente denominado hacking ético.

Faca de dois gumes

A internet é tudo

Os sistemas estão cada vez mais interligados com a nuvem. Esse movimento já vem ocorrendo desde a última década. Mas a internet, tanto quanto seu lado prático que facilita as nossas vidas e nos possibilita explorar uma infinidade de informação gratuita e consumir e usar outros tantos serviços de importância pessoal e social, tem o seu lado ruim.

Tal qual as ruas de uma cidade cheia de pessoas decentes que trafegam durante o dia, mas a noite é tomada pelos piores elementos da sociedade, a internet também possui seus delinquentes, ladrões e, mais atualmente, é o ambiente de espionagens promovidas por governos contra governos ou empresas, e já um quase palco para uma guerra virtual sem precedentes.

Uma empresa precisa manter seus documentos acessíveis às suas filiais, ter um site institucional ou de serviço, servidores provendo serviços em nuvem privada para funcionários externos, banco de dados de clientes etc., são só alguns dos muitos cenários do sistema econômico atual, com a tecnologia servindo a novos mercados e comércio.

O mundo virtual é tão vulnerável quanto o mundo real, senão mais!

Antigamente, usava-se muros altos e portões, com profissionais controlando o acesso de quem entrava e saia de uma fábrica, por exemplo. Hoje em dia, a segurança virtual é tão importante quanto antes. Os dados de uma empresa podem ser mais valiosos do que mercadorias ou dinheiro real. É o caso da espionagem industrial que visa o roubo de dados de tecnologias que custaram muito dinheiro em pesquisa.

Também não podemos esquecer os ativistas de causas sociais, que apesar de possuírem boas intenções, seus ataques podem custar muito dinheiro a uma empresa cujo negócio está estruturado na web. Além dos ativistas, há os crackers que visam o roubo e até garotos munidos de scripts automatizadores que querem apenas ganhar fama por uma invasão.

Virtual e vital

É necessário garantir a completa segurança desses dados que são patrimônios de uma empresa, evitando inclusive processos por má segurança, no caso de dados de clientes/usuários vazados que incluam senhas de cartão ou qualquer coisa que poderia ser mal utilizado para fins ilícitos, causando prejuízo.

BackBox Linux reúne as ferramentas necessárias para fazer testes e varreduras na estrutura de rede e ataques controlados para encontrar os pontos vulneráveis de configuração ou mesmo de soluções que por vezes prometem, mas não entregam a segurança desejada. Esse conjunto de ferramentas irá testar configurações e sistemas servidores que acondicionam essas tecnologias.

Essas ferramentas foram criadas justamente para esse fim. São muito úteis para qualquer profissional de TI. Mas como estão disponíveis para qualquer um, podem ser usadas para o mal, pelos criminosos citados acima. Isso é mais um motivo para o profissional de TI realizar periodicamente essas auditorias, sobretudo porque um ataque pode começar justamente com o uso criminoso dessas ferramentas.

Características

Baseado no Ubuntu com internet Xfce, faz dessa distro útil e leve. O objetivo é disponibilizar um conjunto de ferramentas de pentest, como os testes de penetração de rede, vulnerabilidades em banco de dados, servidores web e sistemas operacionais servidores.

A distro conta com menus e submenus separados em categorias para facilitar encontrar a opção desejada. Importante para o profissional que deseja obter melhor tempo para responder a incidentes conhecendo sua infraestrutura.

Com o BackBox também é possível examinar máquinas exploradas na rede para espalhar um ataque via malware, através das ferramentas de análise forense. Os utilitários de teste são atualizados nas últimas versões, incluindo os exploits (exploradores de vulnerabilidades automáticos).

Conta com programas bastante conhecidos por quem administra parques de TI, como o arping, ar-scan, knock e Zenmap, este último uma versão gráfica do nmap, em que é possível acompanhar até a topologia de rede feita pelo software.

Possui editor hexadecimal, disassembler e assembler para engenharia reversa, compiladores, ferramentas para cracking, spoofing e sniffing. Também contém utilitários para teste de segurança em rede wireless, como aircrack e kismet.

 

facts about hiv and aids hiv and aids treatment early signs of hiv in women
i cheat on my husband women wanting to cheat i want my husband to cheat
food sex stories site erotic sex adult stories fiction free

Roda em X11

Download BackBox Linux
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Leve, com interface Xfce.
  • Menus organizados em categorias.

Contras

  • Não é uma distro para uso por pessoas sem conhecimento avançado de informática.

Relacionados

Ubuntu 15.04

Gratuito

Sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores

Kurumin 7.0r3

Gratuito

Distribuição desenvolvida pelo guia do Hardware com base no Knoppix

Pear OS 9.3

Gratuito

Pear OS é uma distro que possui características visuais que lembram o MAC OSX e traz alguns componentes únicos

BRLix 2.0

Gratuito

Distribuição amigável semelhante ao Windows XP

Debian 7.1.0

Gratuito

O Linux mais estável, completo e customizável de todos, que é base de inúmeras outras distribuições populares


}