Trinity Rescue Kit 3.4-372

Distribuição focada na recuperação de instalações danificadas do Windows permitindo a recuperação dos dados

4.973 downloads
147,46 MB
Atualizado em

Download Trinity Rescue Kit

Trinity Rescue Kit é o salvador para muitos transtornos causados por vírus ou falhas que corrompem o sistema operacional. Possui quantidadade suficiente de ferramentas para lidar com diferentes tipos de problemas, sendo de vital importância tê-la por perto. O usuário comum poderá ter um pouco de dificuldade, pois além do idioma inglês, vários termos não são tão comuns para os menos experientes. Mas é um canivete suíço muito útil.

Análise de Willian Konnai

Erros em qualquer sistemas ocorrem com frequência. Alguns, você consegue resolver usando programas como o Advanced System Care ou CCleaner. Ambos os exemplos são ferramentas consagradas, mas que possuem uma limitação óbvia. Só funcionam se o sistema estiver "subindo". Quando o problema possui uma gravidade maior, como um ataque de vírus, falha no sistema de arquivo ou em um driver, a temida tela azul pode dar as caras, e fazê-lo pensar que tudo está perdido!

Nessas horas é útil ter uma ferramenta que não dependa do sistema operacional que está danificado. Para isso, existe o Trinity Rescue Kit. Uma ferramenta que roda a partir de um CD ou de um pendrive sem necessitar do sistema operacional Windows. Basta iniciar o computador dando o boot por meio do CD previamente preparado ou um pendrive também preparado para ter acesso às ferramentas de manutenção presentes nessa distro Linux.

Várias formas de recuperação

Para todo tipo de máquina

Após inicialização da ferramenta, um menu extenso será mostrado com várias opções. Basta escolher uma delas para dar início ao carregamento. Esse é só o primeiro menu. Basicamente, executa-se diretamente uma das ferramentas, sem passar por outros menus, como é o caso de iniciar servidores presentes no Trinity Rescue Kit.

A primeira opção padrão irá carregar o Linux, parando numa lista de opções que podem ser usadas. Para quem possui conhecimento em Linux, é possível habilitar o shell e trabalhar diretamente com os comandos. Isso dá maior liberdade de ação. As demais opções contam com descrições que, mesmo estando no idioma inglês, não deve dificultar para quem não domina o idioma, justamente por conter frases curtas.

Apesar da ferramenta vir com a versão do Linux 2.6.35 que oferece suporte a uma ampla gama de hardware diferentes, é possível que por alguma incompatibilidade, geralmente ocasionada por um device acoplado num slot ou ACPI, no menu existem opções para esse tipo de caso. Portanto, se a primeira opção no menu falhar, tente "in failsafe mode" ou um tipo de modo de segurança, bastante compatível.

Também é possível executar o Trinity Rescue Kit diretamente pela memória RAM. Para isso, recomenda-se 512 MB, e mínimo de 256 MB. Assim, todo o conteúdo da ferramenta é copiado para a RAM, possibilitando uma maior velocidade de execução, dado que a ferramenta não precisa ler o CD ou pendrive para isso. É uma ótima opção, principalmente hoje em dia que é comum ter mais de 512MB.

Ferramentas para salvar o dia

O sistema conta com ferramentas para resetar senhas de sistemas Windows provido pelo winpass, bastante competente na tarefa. Útil para casos em que a senha de adminsitrador é esquecida, ou para técnicos que pegaram uma máquina para fazer manutenção, onde a senha não tenha sido informada. Importante frisar que é importante ter a senha em mãos para caso o usuário tenha criptografado dados por meio do BitLocker, tecnologia para criptografia de diretórios.

Outras opções presentes no primeiro menu conduzem a ferramentas diretamente. Mas é possível acessá-las novamente, escolhendo uma das três primeiras opções do menu principal. O Trinity Rescue Kit acompanha um Help (Ajuda) em inglês, disponível offline também, em interface HTML com direito a uso do mouse. É importante dar uma olhada rápida para saber do que a ferramenta é capaz.

No menu você pode escolher o esquema de teclado, caso a autodetecção não o tenha feito. Outras ferramentas incluem a montagem de sistemas de arquivos, para tornar possível acessar os dados presentes no HD, muito importante para verificar e realizar backups para outras mídias. Também é possível transferir os arquivos em rede para outro PC ou compartilhar na rede o conteúdo do disco rígido para acesso de qualquer máquina presente na rede. Uma forma fácil de fazer backup.

Se o problema do PC for vírus, o sistema conta com cinco antivírus para fazer scans no Windows, permitindo remover softwares maliciosos que porventura estejam impedindo a correta inicialização do sistema, mas é importante também em caso de suspeita de o antivírus presente no Windows esteja comprometido. Usar uma ferramenta externa para fazer essa checagem torna o resultado mais confiável.

Entre os antivírus presentes são o Avast, Clam AV, F-Prot, Bit Defender e Vexira. Você pode escolher qualquer um dos antivírus para realizar o scan, ou usar a primeira opção do menu de antivírus que irá realizar o escaneamento instantaneamente. Antes de realizar o scan, é necessário primeiro montar as partições presente no HD, que significa fazer o Trinity Rescue Kit tenha acesso ao disco.

Outro problema que causa a parada do sistema ou mesmo a contaminação por vírus são os arquivos temporários que permanecem em disco. Alguns vírus ficam armazenados nesse local, normalmente malwares de baixo impacto, mas que podem permitir a entrada de vírus piores no sistema. Sem acesso ao Windows não há como apagar esse lixo todo. Mas o Trinity Rescue Kit possui uma ferramenta para realizar a limpeza, o Windows junkfile cleaning.

Preparado para resgatar seus arquivos

Como ferramentas de backup, estão disponíveis o mcclone, um programa que realiza uma cópia completa do disco, em formato de imagem, mantendo todos os dados integrais. Útil para computação forense ou em caso de corrompimento do sistema de arquivos, realizando uma posterior tentativa de recuperação dos dados no arquivo de imagem. O mcclone pode mover o arquivo pela rede para outro computador.

Outra ferramenta que marca presença é o Pi, utilitário de backup bastante competente; tem também o Mondo Backup. Ambas são ferramentas profissionais muito completas. Com suporte também a ferramentas de rede, você terá à disposição um servidor para acesso remoto, SSH, suporte a conexão PXE (para uso do Trinity Rescue Kit via rede, em máquinas sem acesso ou suporte a entradas USB ou leitores de CD).

Essas são algumas das ferramentas disponíveis no kit para restauração e manutenção de sistemas Windows que estejam comprometidos de alguma forma, quer seja por vírus ou desligamentos incorretos que podem corromper a partição ou sistema de arquivos. Mesmo não podendo salvar ou recuperar o sistema operacional, ao menos os arquivos do usuário não correrão o risco de serem perdidos. Inclusive arquivos já deletados, são passíveis de recuperação com a ferramenta UndeletNTFS.

facts about hiv and aids hiv and aids treatment early signs of hiv in women

Roda em KDE/Gnome/Console

Download Trinity Rescue Kit
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Contém arquivos de ajuda com acesso offline.
  • Um verdadeiro canivete suíço para manutenção e recuperação.

Contras

  • Em inglês, o que pode dificultar o uso por alguns

Relacionados

Ubuntu 15.04

Gratuito

Sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores

Kurumin 7.0r3

Gratuito

Distribuição desenvolvida pelo guia do Hardware com base no Knoppix

Pear OS 9.3

Gratuito

Pear OS é uma distro que possui características visuais que lembram o MAC OSX e traz alguns componentes únicos

BRLix 2.0

Gratuito

Distribuição amigável semelhante ao Windows XP

Debian 7.1.0

Gratuito

O Linux mais estável, completo e customizável de todos, que é base de inúmeras outras distribuições populares


}