O que são os plugins?

Plugins são muito importante para navegação, mas quais deles devemos ter no computador? Saiba um pouco mais sobre isso e atualize seu sistema!

Por Bruno da Silva Lima em 08/06/2011


Os plugins (também pode grafar-se plug-ins) são componentes que adicionam mais opções aos sistemas operacionais, navegadores, programas, games, etc. Muito usados pelos desenvolvedores com interesse em popularizar tecnologias próprias, costumam divulgar aprimoramentos de áudio, vídeo e até ambientes onde códigos são executados.

São uma boa alternativa para quem não quer depender só das opções oferecidas pelo sistema ou software. Muito úteis, mas em alguns casos podem deixar o computador lento, pois costumam ser carregados automaticamente, mesmo quando não serão usados, e podem consumir recursos exagerados além de deixá-lo vulnerável a ataques e vírus.


Logos de plugins famosos

Além da propagação de tecnologia, alguns adicionam novas funcionalidades e aprimoram ferramentas em softwares. Um bom exemplo são os plugins para Photoshop. Veja: o Icon Plugin for PhotoShop adicionará um menu simplificado para criação de ícones a partir de qualquer imagem usando ajustes diversos do editor de imagens da Adobe.

O sistema de instalação costuma ser simples. Quando o usuário acessa um site que requer tal plugin, logo vê uma mensagem dizendo o que é preciso fazer e o link para download no site do desenvolvedor. Entretanto, para não perder tempo, é recomendado baixar e instalar os componentes essenciais nos computadores novos e recém-formatados.

Grandes softwares vêm com suporte a ferramentas de terceiros, como o Winamp Full, por exemplo, publicam documentação para facilitar o trabalho, criar instaladores, divulgar opções, SDKs e outras facilidades. Pena que nem sempre é assim, pois vários pacotes são feitos do zero e sem referência para aplicativos com ou sem este suporte.

Links relacionados

ícone .NET Framework

Vários programas pedem este complemento do Windows, mas por qual motivo? Esta e outras respostas você encontrará na matéria especial sobre o .NET Framework da Microsoft.
Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}