Download de plugins

Aqui você podererá baixar plugins famosos, como o Flash Player e conhecer várias outras opções para programas e navegadores

Por Bruno da Silva Lima em 08/06/2011


Nesta sessão, você encontra os plugins essenciais para evitar dores de cabeça e navegar tranquilo. Indicamos dar um pulo nesta página quando formatar o PC ou comprar um novo.

Além dos essenciais, você também encontrará algumas sugestões de plugins de letras de música para players, para o Photoshop e outros vários outros programas.

Navegadores 

ícone Flash

Item essencial para quem acessa o Youtube, usa o MSN e joga games de navegador. Conta com duas versões: uma especialmente para o [sd|softid="1103"] - portanto só serve para Windows - e outra para todos os outros navegadores que rodam em Windows, Linux e Mac.

ícone Shockwave

A Macromedia desenvolvia esta tecnologia que funcionava de forma semelhante ao Flash, tanto para banners como para games. Então, em 2005 a Adobe a adquiriu e criou o Flash a partir de seus códigos, mas atualmente ainda continua dando suporte a esta tecnologia, apesar da semelhança. O game [sd|softid="64581"] é um exemplo de game que ainda requer o Shockwave.

Só é disponibilizado para Windows e Mac, atualmente.

ícone Silverlight

A Microsoft tentou lançar um concorrente à altura do Flash, mas foi em vão. Apesar de oferecer várias opções de desenvolvimento tão interessantes quanto às da Adobe, a popularidade e predominância do líder do segmento pesaram tanto que nem a própria MS conseguiu deixar de usar o Flash em seu site. Para ter suporte a esta tecnologia no Windows e Mac, basta instalar o Silverlight, e no Linux há o projeto Moonlight.

ícone Windows Media

Ainda há sites que usam este formato de arquivo para reproduzir áudio e vídeo, principalmente no Brasil. Para quem usa o Internet Explorer, não é preciso se preocupar, pois ele se integra com o Windows Media Player. No Firefox é necessário instalar o [sd|softid="55112"], e para os outros navegadores, o Silverlight dará este suporte (no caso do Linux é o Moonlight).

ícone QuickTime

Assim como a Microsoft, a Apple também tem formatos proprietários de áudio, o AAC, e de vídeo, o MOV. Poucos sites usam este padrão. Entretanto, o formato de áudio é bem popular devido à alta qualidade. O Mac conta com suporte nativo, o Windows pela instalação do [sd|softid="2011"] e as distros mais populares de Linux também contam com suporte nativo.

ícone RealMedia

Outro formato proprietário foi desenvolvido pelos criadores do RealPlayer. Também contava com suporte a stream em páginas da web, mas devido ao desuso, caiu em esquecimento (continua popular em alguns países, a China por exemplo). Para ter suporte a este formato, basta ter o RealPlayer instalado no sistema.

ícone PDF

Recomendado para quem deseja ler PDFs no navegador sem baixar o arquivo para o computador. Atualmente, dois grandes programas contam com plugin para este formato: o Adobe Reader e o Foxit Reader. Basta instalar um desses softwares no seu sistema para tê-lo aplicado ao browser.

ícone Java

Alguns sites usam as bibliotecas do Java Plugin nos navegadores para executar tarefas como conversão de arquivos, download de vídeos do Youtube, edição de fotos e várias outras tarefas interessantes. Um bom exemplo é o site [sd|softid="55039"].

O Java Runtime Environment, ou somente JRE, é um complemento para Windows e Linux, e parte integrante do Mac OS X (talvez não mais no 10.7 e em diante). A tecnologia de programação aproveita instruções do Java no sistema de forma que, ao criar um software nesta linguagem, é mais fácil torná-lo compatível com as três plataformas.

OJRE permite usar o mesmo arquivo para todas elas (extensões .JAR ou .JNLP), e fazer com que se comporte de forma parecida em diferentes sistemas, pois ele rodará em uma camada Java separada (chamada ambiente) em vez de interagir diretamente com o sistema.

A instalar o Java Runtime o plugin também será aplicado aos navegadores do sistema.

ícone Adobe AIR

Lançada em 2008 para facilitar a instalação de programas em Windows, Linux e Mac, funciona de forma semelhante ao Java, criando um ambiente onde os aplicativos rodam de forma bem similar em Windows, Linux e Mac, pois usam as bibliotecas do AIR, e não as do sistema.

A princípio, foi criada apenas para computadores, mas já conta com suporte a smartphones rodando Android ou iOS.

Programas 

Plugins para letra de música

Acompanhe as letras das músicas que tocam no seu player favorito com plugins que buscarão automaticamente pela letra da canção. São fáceis de instalar e fazem todo o trabalho, basta iniciar um novo som, que a letra será exibida na tela.

ícone Plugins para o MSN
O comunicador também pode ser melhorado com alguns extras. O plugin mais famoso feito para ele é o Messenger Plus, que adiciona inúmeras opções interessantes e permite que o usuário faça ações a mais.

Plugins para suítes de escritório

Para quem é usuário das versões 2003 do Office um plugin indispensável é o que adiciona suporte aos arquivos criados pelo Office 2007 em diante, o DOCX, PPTX e o XLSX. Versões antigas do OpenOffice e BROffice não vinham com este suporte, mas o seu substituto LibreOffice vem com este suporte nativo.

  • Plugin para o Office 2003
  • Versão mais recente do LibreOffice para Windows, Mac e Linux

http://www.superdownloads.com.br/imagens/screenshots/7/3/ico-79833,48.png Plugins para Photoshop

O famoso editor de imagens é um software que conta com suporte nativo para plugins. Há vários disponíveis na internet - desde pagos a gratuitos - a maior parte automatiza alguma tarefa para deixar as edições mais rápidas (ajuste de iluminação, por exemplo) e outros adicionam novas funcionalidades a ele (mais pincéis, por exemplo). Veja algumas sugestões:

Games

ícone [sd|softid="11254"]

Um dos jogos de tiro mais famosos do mundo também tem suporte a extras. Você poderá baixar em vários sites pacotes feitos por fãs que dão fôlego novo ao título, deixam a jogatina mais fácil, adicionam bots para partidas offline e até mudam o visual do game.

  • [sd|softid="91812"]
  • [sd|softid="86932"]
  • [sd|softid="91840"]
| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato