Aplicativo te ajuda a localizar seu notebook perdido

Com ajuda do gratuito Prey você pode rastrear seu portátil e até mesmo captar imagens do gatuno

Por Equipe SD em 05/09/2011


Ter o notebook roubado é uma sensação nada boa. Não só pelo seu valor material, mas também pelos dados que estão dentro dele. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, há uma solução gratuita e bastante fácil de configurar chamada Prey, disponível para Windows, Linux, Android e Mac.

Seu funcionamento é simples: ao instalá-lo, o software fica "adormecido" no sistema do computador, ocupando pouquíssimo espaço na memória. Então, caso ele seja roubado, o usuário pode fazer o login no site do programa e em questão de minutos receberá relatórios com informações, como a localização aproximada do computador, screenshots da tela e até fotos do larápio se o laptop tiver webcam integrada. De posse dessas informações, o usuário pode fazer o que quiser, desde chamar a polícia ou tentar uma solução mais amigável para tentar reaver seu notebook.

Como configurar

Configuração do Prey

Uma das vantagens do Prey é que ele é extremamente fácil de configurar - e isso vale para qualquer sistema operacional. Após a instalação, o programa abrirá uma tela de configuração (caso não abra, é só procurar um atalho do programa no menu Iniciar do Windows). Nele é possível ver três opções: Setup Reporting Method, Manage Prey Settings e Options for Execution.

A primeira opção serve para criar um login com o qual o programa se comunicará em caso de roubo. Nesta tela, o usuário pode escolher entre ler os relatórios pela interface do site ou receber direto no e-mail.

Receba informações direto na sua caixa de e-mail
 
Receba informações direto na sua caixa de e-mail

Aqui, é preciso dizer se o usuário é novo ou se já tem cadastro no preyproject.com (a versão free permite monitorar até três computadores por login). Caso ainda não tenha, é só preencher as informações na segunda tela. Se tudo estiver certo, uma mensagem de confirmação aparecerá.

A opção Manage Prey Settings configura algumas ações do programa durante o monitoramento. Em WiFi Autoconnect, o Prey procurará sozinho e escondido redes wi-fi disponíveis para enviar os relatórios para o servidor do site. Em Enable Guest Account o computador ativará o logon de contas convidadas para iniciar o computador. Isso é bastante útil caso o verdadeiro dono utilize contas com senhas de acesso. E na opção Extended Headers, o programa enviará também informações sobre a conexão do notebook roubado.

Prey é simples de configurar e muito útil
 
Prey é simples de configurar e muito útil

A última opção é Options for Execution, em que é possível escolher entre iniciar o programa junto com o boot (Windows Service) ou quando for feito o logon do SO (User-level). Também pode-se definir o tempo de envio dos relatórios quando o monitoramento for ativado. Não se esqueça de liberar o programa no firewall e testar para ver se está funcionando.

Olhando por ti

Depois de configurado o programa, esqueça que ele existe e continue usando o notebook normalmente. Quando chegar o fatídico dia em que ele for roubado, fique calmo e relaxe.

Entre no site preyproject.com e faça o login. Clique na imagem do computador para abrir a tela de opções. Nesta tela, a primeira coisa a se fazer é mudar o status de Missing (perdido) para iniciar o monitoramento. Depois é só configurar o que será monitorado, que varia desde a localização geográfica por meio do IP, arquivos modificados, programas em execução e imagens da tela e da webcam. É possível ainda enviar avisos remotamente para seu notebook ou travar aplicativos que possam ser confidenciais.

Usando a ferramenta você poderá encontrar seu note

Prey: localização e até screenshots do seu note roubado!

Os primeiros relatórios podem demorar cerca de trinta minutos para aparecer, dependendo se o ladrão está ou não conectado na internet ou se há algum proxy ou firewall impedindo a conexão. Um e-mail será enviado ao usuário assim que as informações forem rastreadas.

Os relatórios chegarão conforme o tempo que foi previamente configurado. Mas lembre-se que a versão gratuita do programa armazena até nove relatórios por vez, então é importante imprimir ou copiar informações que aparecerem.

Links relacionados

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato