Atalhos que facilitam a sua vida no Gmail e Hotmail

Atalhos que podem deixar o seu envio de e-mails ainda mais prático e rápido no dia a dia

Por Equipe SD em 18/10/2011


40 Anos do e-mail

 Praticamente todo usuário que se preze conhece alguns atalhos básicos do universo dos computadores. Muitos já até fazem parte do vocabulário popular, como o Ctrl + Z, o Ctrl + C e Ctrl +V e daí por diante... Mas nem todo mundo sabe que é possível utilizar teclas de atalho também nos principais serviços de e-mail disponíveis na internet. Essa funcionalidade traz mais agilidade e praticidade na hora de utilizar essa importante ferramenta que completa 40 anos em 2011.

Confira neste tutorial como usar os atalhos do teclado para otimizar o uso diários dos e-mails em duas das ferramentas mais conhecidas online: Gmail e Hotmail.

No Gmail

O sempre inovador Gmail oferece teclas de atalhos para seus usuários desde 2008, na época como um projeto experimental da Google Labs. Para ativar, é só clicar no ícone da engrenagem no canto superior direito da tela e clicar em "Configurações do Google Mail". Na aba Geral, encontre a opção "Atalhos do teclado" e ative-a. Em seguida, para confirmar a mudança, clique em "Salvar alterações" no pé da página.

Ative os atalhos na sua conta do Gmail

Ative os atalhos na sua conta do Gmail

Se estiver tudo ok, será possível ver uma pequena seta preta na caixa de entrada. Para movê-la, use as teclas J e K. Aperte "Enter" ou a tecla "O" para abrir a mensagem selecionada. Se o e-mail tiver múltiplas conversas, é possível navegar por eles usando as teclas N (de "next") e P ("previous"). Para deletá-la, digite #. Para desfazer a ação anterior, tecle Z.

Outro recurso interessante é a tecla / (barra comum), que leva o ponteiro ao campo de pesquisa de e-mails. Já para responder a um e-mail, é só usar a tecla R, ou então a tecla A (de "all") para responder para todos. Também é possível encaminhar o e-mail usando a tecla F ("forward"). Para voltar à caixa de entrada, tecle Esc - para retirar a seleção - e depois U.

Os atalhos também são úteis na hora de escrever. Aperte a tecla C para compor uma mensagem. Para enviar, segure Tab + Enter. Há ainda opções para navegar pela sua Caixa de Entrada e outras pastas. Para conhecer todos os atalhos do teclado do Gmail, simplesmente aperte ?. Ou, então, acesse a página de ajuda do Google.

Atalhos deixam o seu Gmail ainda mais eficiente Atalhos deixam o seu Gmail ainda mais eficiente

No Hotmail

Um dos serviços de e-mail mais antigos do mundo, o Hotmail também continua sendo o mais popular. Estima-se que o número atual de usuários ativos seja de 350 milhões, contra 310 milhões do Yahoo! e 260 milhões do Gmail. Parte dessa popularidade, conquistada na época da febre do MSN Messenger (agora Windows Live Messenger (MSN) 2012). Na primeira metade dos anos 2000, se manteve graças às constantes implementações que deixaram o serviço sempre atualizado, como por exemplo as teclas de atalho.

A grande vantagem dos atalhos do Hotmail é que eles são os mesmos do Windows Live Mail 2012 e do Microsoft Outlook 2010. Além disso, ainda há a opção de utilizar os mesmo atalhos do Yahoo! ou do Gmail dentro do Hotmail. Logo, quem já utiliza os atalhos de teclado em outros sistemas não enfrentará grandes problemas de adaptação.

O padrão do Hotmail normalmente já vem habilitado, mas caso o mesmo esteja desabilitado ou o usuário queira trocar de sistema, é só entrar em Opções>Mais Opções. Em seguida, entre em Atalhos de Teclado e escolha o modo que deseja utilizar. Para navegar pelas mensagens, use as teclas Ctrl + , (vírgula) e Ctrl + . (ponto) - que, por acaso, são as mesmas teclas de < e >. Para abrir uma mensagem, aperte Ctrl+Shift+O. Para responder, Ctrl+R, e para responder para todos, Ctrl+Shift+R. Para encaminhar a mensagem, tecle Ctrl+Shift+F.

 Atalhos do Hotmail são os mesmos do Outlook e Windows Live Mail

Atalhos do Hotmail são os mesmos de Outlook e Windows Live Mail

Para deletar uma mensagem é só usar a tecla Del e para criar um nova mensagem, ctrl+n. Para enviar ctrl+enter. E para fechar a mensagem, é só apertar Esc. Um dos diferenciais do Hotmail é a possibilidade de verificar a ortografia da mensagem utilizando a tecla F7 e sinalizar o e-mail utilizando a letra l. Ainda, apertando as teclas Ctrl, F e G é possível enviar a mensagem para o lixo eletrônico. Para ver outros atalhos, acesse a página criada pela Microsoft.

Fim do mouse? Ainda não

Tanto no Gmail quanto no Hotmail os atalhos do teclado são de grande auxílio, mas ainda não tornam o mouse dispensável. No Gmail, por exemplo, ainda não há uma maneira mais eficiente de se acionar o bate-papo do que clicando no nome da pessoa. Enquanto isso, no Hotmail, navegar pelas mensagens usando somente o teclado pode se tornar um trabalho penoso e complicado.

Em todo caso, os atalhos tem grande utilidade para quem precisa de agilidade para ler e responder e-mails, principalmente em tarefas rápidas e mais simples.

Links relacionados

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato