Leve o Microsoft Office 2010 versão portable no seu pendrive

Agora você pode ter esta versão reduzida e gratuita do MS Office sempre que precisar! Veja como

Por Aileen Otomi Nakamura em 05/12/2011


Mal sabem os proprietários de máquinas com Windows que, se atualizadas com os service packs mais recentes, possuem em mãos um mini-Office pré-instalado sem precisar da licença da Microsoft para tal. E você usando o Office piratão, né?

Bom, sem entrar nos méritos da questão de licença, o MS Office 2010 Starter pode ser um meio de amenizar essa infeliz realidade dos usuários do sistema operacional mais utilizado no planeta. Dentre as vantagens, você pode abrir seus arquivos em qualquer máquina Windows sem se preocupar com possíveis incompatibilidades de leitura.

Mas melhor ainda é saber que esta solução pode ser levada no pendrive para ser utilizada em qualquer computador! Isso a torna de grande valia para o usuário assíduo do Office que faz questão de usar este utilitário em vez do BrOffice ou do Google Docs caso tenha que abrir um arquivo DOC ou XLS num computador sem o MS Office instalado.

Pré-requisitos

Se você utiliza o Windows XP, será necessário baixar o Service Pack 3 (XP). Para Windows Vista, basta o Service Pack 1 (Vista). Para o 7, também basta o Service Pack 1 (Seven).

Limitações

Obviamente o MS Office 2010 Starter possui algumas limitações se comparado ao pacote Office completo (e pago).

Ele contempla somente o Word e o Excel, ou seja, os processadores mais utilizados dentre todos do pacote, e possui funcionalidades reduzidas e limitadas às mais comuns e básicas. Mas isso se explica pelo caráter portátil do programa, uma vez que a intenção é ser uma espécie de quebra-galho, não é mesmo?

Outro exemplo é o fato de não haver o Power Point, bastante utilizado para apresentações. Bom, já que nosso objetivo é transformar o Office num portable app, antes de qualquer coisa é preciso ativá-lo em seu computador. Vamos lá?

Ativação

Como o MS Office 2010 Starter já vem pré-instalado, basta clicar em Microsoft Office 2010 no menu Iniciar e, na janela que abrir, escolher a opção Usar o Office Starter 2010.

Se não quiser pagar, escolha a terceira opção

Se não quiser pagar, escolha a terceira opção 

Espere a breve instalação e escolha o programa desejado: Word ou Excel. Como ambas as versões possuem limitações de recursos, pode ser uma boa pedida para iniciantes no pacote Office - assim você não corre o risco de se perder em meio às tantas funcionalidades oferecidas.

Criando o dispositivo portátil

Agora sim, vamos ao passo a passo para criar o dispositivo portátil desse mini-Office e salvá-lo em seu pendrive para utilizá-lo em qualquer computador com Windows

  • Primeiro passo: Entre no Microsoft Office Starter pelo menu Iniciar, clique em Ferramentas do Microsoft Office 2010 e escolha Gerenciador de Dispositivos do Microsoft Office Starter Portátil. Dê 'Iniciar'.

Inicie o download dos arquivos necessários

Inicie o download dos arquivos necessários

  • Segundo passo: Ao clicar em 'Iniciar', o gerenciador começará a baixar os arquivos necessários à criação do dispositivo.

Atenção: Quase desnecessário dizer, mas certifique-se de que seu computador está conectado à internet para que o download dos arquivos seja feito.

Concluída a instalação, escolha o dispositivo no qual deseja salvar o arquivo portátil do Office. Disponha de pelo menos 400 MB para que caiba todo o arquivo criado.

Escolha seu pendrive e mande bala na instalação!

Escolha seu pendrive e mande bala na instalação! 

  • Terceiro passo: Pronto! Terminada a instalação, você pode criar outro dispositivo em outra unidade removível ou simplesmente fechar.

Agora, munido do pendrive onde você salvou o Office portátil, conecte-o à porta USB do computador no qual pretende usar e clique em Office Starter. Bom trabalho!

Alternativas: ferramentas semelhantes

A solução portátil pode ser útil para quem não troca o MS Office por nada. No entanto, se não quiser todo esse trabalho ou se quiser poupar seu rico dinheirinho sem passar por cima de nenhuma licença, basta utilizar softwares gratuitos e livres de licença, como o BrOffice ou até mesmo o Google Docs, serviço online em nuvem da gigante Google.

Alternativas ao Office 2010 Portable

Alternativas ao Office 2010 Portable 

Um novidade equivalente para fãs de software livre é o OpenOffice portable, que tem as mesma funcionalidades do Office 2010 portable e até mais recursos, pois não se limita a textos e planilhas.

Links relacionados

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}