Sistemas de 32 ou 64 bits, qual é a melhor opção?

Entenda as diferenças entre os dois sistemas e conheça suas vantagens

Por Equipe SD em 16/12/2011


Mesmo com a popularização do Windows 7 e consequentemente dos computadores com sistema 64 bits, a maioria dos PCs domésticos ainda operam em 32 bits. É claro que surgirá uma série de dúvidas por parte do usuário: qual é a diferença afinal? Qual Windows é melhor para o meu computador? Quais as vantagens de cada versão? Calma, não precisa se preocupar, pois aqui no Superdownloads você vai encontrar as respostas que procura.

Meu Windows é 32 ou 64 Bit?

Se você tem 4 GB de memória, ou mais, no PC é muito provável que o Windows instalado em seu computador seja 64 Bit. Mesmo assim, existe uma forma bem mais prática e direta de eliminar esta dúvida. Basta baixar e executar o programa 64bit Checker, para ver em letras enormes a versão de seu sistema operacional. Abaixo, duas telas capturadas da ferramenta.

Na imagem à esquerda está o Windows XP 32 Bit, na direita o Windows 7 64 Bit

Os diferenciais

Para começar, saiba que bit (Binary digiT) é a menor unidade de informação que pode ser transmitida. Ou seja, é através dessa unidade que o processador do seu computador "entende" as informações. Isso quer dizer que quanto mais bits mais informações ele pode processar ao mesmo tempo.

Geralmente, o primeiro contato que um usuário tem com esses sistemas é no momento de baixar um software. Diversas vezes você já deve ter reparado que um programa tem versão 32 e 64 bits. Nesse momento é crucial que você saiba qual é o sistema do seu computador para não causar nenhum tipo de conflito no momento da instalação e uso do programa. Acessar essa informação é bastante simples. Clique no botão Iniciar, em Painel de Controle e, depois, em Sistema. Dessa forma você saberá qual é a versão do seu Windows.

 É seguro conferir o seu tipo de sistema antes de instalar softwares

É seguro conferir o seu tipo de sistema antes de instalar softwares

Vale dizer que esses valores não querem dizer velocidade e sim capacidade de processamento. Para entender melhor, saiba que os sistemas 32 bits só conseguem gerenciar o máximo de 3,2 GB de memória RAM. Caso você tenha mais memória que isso em sua máquina, o sistema só vai reconhecer 3,2 GB. Já os sistema de 64 bits podem ir muito além dos 4 GB de RAM. Também é bom dizer que não só o seu sistema tem essa variação de bits, os processadores funcionam com a mesma nomenclatura. Hoje a maioria dos processadores possui arquitetura baseada em 64 bits, obviamente superior aos de 32. Porém, nada adianta sua máquina ter um processador de alto desempenho se seu sistema não o acompanhar.

64 bits = desempenho?

Dependendo do caso, não necessariamente. Como dissemos anteriormente, não adianta uma máquina ter um tipo de sistema e outro tipo de processador. Além disso, é importante observar qual o uso prático que você dará a seu computador. Se você tem um computador que atende os requisitos e precisa de desempenho, então mude imediatamente para o sistema 64 bits.

Mas antes de trocar de sistema, conheça bem as configurações do seu PC. Além de saber qual é a arquitetura do seu processador, é necessário ter uma boa quantidade de memória RAM. Digamos que 4 GB é o mínimo recomendável. Tenha em mente o uso que você dará ao seu PC. Se você é daqueles que utiliza uma série de aplicativos ao mesmo tempo, perceberá uma diferença clara ao utilizar os 64 bits.

 Uma boa notícia é que os principais programas atualmente oferecem versões para 64 bits. Muitos são destinados à computação gráfica - como editores de imagens, animação ou jogos -, edição de áudio, entre outros. Por outro lado, existem outros softwares que não oferecem suporte a 64 bits, mas nem por isso você precisa deixar de usá-los. Isso porque, dependendo do seu objetivo com o programa (um editor de texto, por exemplo), a diferença de desempenho seria mínima e quase imperceptível, já que um programa desse tipo não exige muito do processador. Já programas que exigem processamento ganharão muito mais poder quando utilizados em sua respetiva arquitetura.

Os 64 bits são uma boa pedida para rodar programas relacionados a gráficos, como o Photoshop

Os 64 bits são uma boa pedida para rodar programas relacionados a gráficos, como o Photoshop

Como alterar os sistemas?

Alterar as versões do Windows não é exatamente simples. Muita gente pode pensar que basta fazer uma atualização e está tudo pronto. Enganam-se. Se seu computador executa a versão 32 bits do Windows, só poderá executar atualizações para essa plataforma. Do mesmo modo funciona o sistema de 64 bits. Para alterar a sua versão de 32 para a de 64, certifique-se de fazer backup de todos os seus arquivos importantes e execute uma "instalação limpa" do novo sistema operacional Windows 64.

Vantagens do 64 bits

  • Você obterá maior desempenho em diversas tarefas que executar, contanto que sua máquina ofereça suporte como um todo;
  • Possibilidade de utilizar uma maior quantidade de memória RAM, obtendo ainda mais qualidade de processamento de dados. No caso do Windows 7 Home a quantidade de memória limita-se a 16 GB, já nas versões Professional ou Ultimate pode-se alcançar a incrível marca de 192 GB de memória;
  • Utilizar aplicativos de 32 bits sem ter que encarar grandes problemas de compatibilidade;
  • Pode-se desfrutar de recursos avançados de segurança. Windows 64 bits com um processador de 64 bits goza de proteções adicionais não disponíveis aos usuários 32 bits.

Dica: se você não tem interesse real em alto desempenho e deseja apenas rodar aplicativos leves em um computador com configuração mais simples, recomenda-se o uso do sistema de 32 bits. Aqui entram os usuários de editores de texto, internet, jogos leves e programas simples.

Caso você já tenha em seu computador um processador de 64 bits, dê preferência a um sistema do mesmo porte. Se você gosta de jogos de última geração, lida com o Photoshop e outros programas gráficos, vai notar uma sensível diferença de desempenho quando utilizados em um computador que possuí um processador de 64 bits e um sistema equivalente.

Links relacionados

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato