As novas opções de reparo na inicialização do Windows 8

A versão de testes do Windows mostra que a Microsoft está cada vez mais preocupada em fazer um sistema operacional à prova de erros

Por Felipe Augusto Cavalcante em 05/03/2012


Banner Especial Windows 8

Não deixe de conferir as outras matérias do especial Windows 8!

Quem já utilizou o Windows sabe o quão ruim é ligar o PC e encontrar algum erro. Esse tipo de coisa já aconteceu com bastante frequência nas versões 95, 98 e ME. A partir do XP, a situação melhorou bastante. Tanto é que no Windows 7 dificilmente ocorrem problemas.

Para resguardar os usuários, a equipe de desenvolvimento do Windows 8, como visto na versão Consumer Preview, trabalhou para evitar e eliminar possíveis falhas. Tudo isso antes do sistema iniciar. Mas, como você verá a seguir, a empresa ainda tem que aperfeiçoar o sistema operacional; antes de entregá-lo ao mercado.

Com vários Windows instalados, o menu permite que selecione qual deseja abrir
As novas opções estão em Change defaults or choose other options

 

As novas opções da inicialização

Ao ligar o PC, com o Windows 8 Consumer Preview, percebe-se uma nova imagem de carregamento e um novo menu de inicialização (manipulado por cliques do mouse). O objetivo do menu é mostrar os outros sistemas operacionais instalados. Ele inclui, também, várias novas opções de restauração para o Windows, que são:

  • Refresh Your PC: recupera arquivos do sistema, sem apagar os documentos do usuário (remove programas e configurações);
  • Reset Your PC: deixa o Windows 8 como novo, removendo todos os arquivos do usuário;
  • System Restore: usado para recuperar o sistema a partir de um ponto de restauração (criado na instalação de um programa);
  • System Image Recovery: recupera o sistema a partir de um arquivo de imagem, que traz programas e configurações prontas para usar;
  • Automatic Repair: tenta consertar pequenos defeitos no sistema. É chamado automaticamente quando o Windows detecta problemas na inicialização;
  • Command Prompt: esta opção inicia o sistema na famosa janelinha preta. É uma aliada de quem costuma fazer manutenção com linhas de comandos.
As opções mais simples ficam no primeiro menu Troubleshoot
As opções mais simples de recuperação ficam no menu Troubleshoot 

Testando a recuperação

Para testar os modos de recuperação, a equipe de redação do Superdownloads apagou intencionalmente arquivos do sistema (sim, deletamos a temida pasta System 32!). Porém, infelizmente, nenhuma das opções para recuperar o estrago pôde ser utilizada : todas retornaram erros estranhos.

O Windows até detectou o problema, ativando o reparo automático (Automatic Repair) na inicialização. Mas ele não conseguiu se recuperar, mesmo quando acionadas as novas opções do próprio disco de instalação. A única solução foi reinstalar o sistema, perdendo todos os arquivos do PC.

E na nova inicialização há um processo desagradável: o sistema deve ser reiniciado para cada opção escolhida. Melhor seria simplesmente seguir e iniciar o recurso ou sistema operacional escolhido, como ocorria nos Windows anteriores.

Estas opções ajudarão bastante os técnicos responsáveis pela manutenção do PC
 Estas opções ajudarão bastante os técnicos de manutenção

Recursos promissores

Claro que os recursos são muito bem-vindos. Mas os testes mostraram que a Microsoft ainda tem que trabalhar neles, para que realmente ajudem os usuários nas piores situações. Ou seja, aquelas que costumam acontecer quando mais precisamos do PC. Espera-se que tais ajustes sejam feitos para a versão final, finalmente blindando o Windows contra as piores falhas.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato